Mais de 100 mil brasileiros estão vivendo em Portugal, considerado o “país da moda” nos últimos anos para quem deseja morar fora do país. Entretanto, o primeiro desafio após a burocracia do visto é alugar apartamento em Portugal.
Mais de 100 mil brasileiros estão vivendo em Portugal, considerado o “país da moda” nos últimos anos para quem deseja morar fora do país. Entretanto, o primeiro desafio após a burocracia do visto é alugar apartamento em Portugal.
Tanto para quem procura quartos para estudantes em Portugal quanto para quem busca uma casa para a família, é preciso entender como funciona o processo.
É claro que procurar um lugar para morar em Portugal pode ser mais caro em Lisboa e no Porto. Entretanto, há outras zonas do país, especialmente nas cidades pequenas, onde esse valor diminui consideravelmente. Assim como em qualquer outro lugar do mundo, você precisa ter alguns cuidados na hora de alugar apartamento em Portugal.
Em primeiro lugar, lembre-se de que Portugal é um país antigo. Isso quer dizer que embora muitos imóveis tenham a aparência descuidada por fora, podem ser completamente reformados por dentro. Por isso é importante você pesquisar muito bem!
É comum que a oferta de apartamentos para alugar em Portugal seja de imóveis mobiliados. Nem sempre isso quer dizer que o apartamento terá tudo o que você precisa, mas é possível encontrar várias opções com pelo menos o básico. Caso você seja um estudante, isso é um facilitador.
Em Portugal os “senhorios” são os proprietários dos apartamentos ou quem os administra. Por isso, provavelmente tudo o que você precisar será tratado com ele. Caso alugue direto por uma imobiliária, essa relação pode ser diferente.
Ainda, antes de fazer a sua pesquisa fique atento às denominações dos imóveis em Portugal:
Você prefere comprar um imóvel? Então acesse nossos imóveis.
Quando você for alugar apartamento em Portugal, poderá optar por um imóvel com mobília (mobilado, como se diz em Portugal) ou vazio (geralmente os apartamentos contam com os móveis da cozinha), mas será que vale a pena?
A melhor coisa a se fazer é analisar o seu caso e a sua situação em particular.
Alugar um apartamento mobilhado pode ser a melhor opção caso você ainda esteja no processo de decisão e adaptação. Caso você ainda não tenha certeza se morar em Portugal será provisório ou permanente ou não tenha capacidade financeira para desembolsar um bom valor em móveis logo de chegada, opte por um apartamento já mobilhado.
Tenha especial cuidado ao conferir a lista dos itens que estão disponíveis no apartamento e o estado de conservação e funcionamento. Isso porque um relatório (vistoria), assinado por você e pelo proprietário do imóvel, pode fazer a diferença no final do contrato.
Caso a sua disponibilidade financeira seja boa e mobiliar uma casa não faça diferença no seu orçamento, comprar os móveis que você mais gosta pode ser mesmo o que precisa para trazer as energias da sua terra natal ao seu novo lar.
Portanto, se você já estiver com a decisão tomada de que Portugal será o seu novo país, alugar um apartamento sem mobília poderá ser a melhor escolha a longo prazo. Ainda que o gasto inicial seja alto, você vai deixar a sua nova casa do seu jeito e com a sua cara. Ah, e o valor do aluguel sem mobília costuma ser mais baixo.
Depende de como a negociação foi realizada. Acontece que o mercado imobiliário está aquecido por conta da alta demanda e, dessa forma, se tornou um bom lugar para aplicar golpes.
Obviamente que alugar diretamente com o proprietário poderá facilitar a vida de ambas as partes, porém tudo dependerá da honestidade do dono do imóvel e de sua seriedade.
Entre as vantagens em se alugar apartamento em Portugal diretamente com o proprietário estão a diminuição nos custos, a não necessidade de pagamento da comissão da imobiliária, menor burocracia e etc.
Porém, a imobiliária serve como uma mediadora e pode trazer garantias no negócio, algo que pode não ocorrer quando o aluguel é feito diretamente com o proprietário do imóvel.
Os documentos necessários para alugar um apartamento em Portugal podem variar. Se você alugar diretamente com o senhorio, ele pode exigir pouca documentação. Já diretamente com a imobiliária pode haver uma exigência mais rígida.
Confira os principais documentos solicitados:
Apesar de o senhorio muitas vezes dispensar o contrato, o que exige menos documentação, fique atento aos riscos. Pode parecer um bom negócio por ser mais barato, mas pode trazer muita dor de cabeça e você acaba perdendo seus direitos como inquilino.
Brasileiros podem sim alugar apartamento em Portugal. Os documentos principais são basicamente os citados acima, com atenção principalmente para os meios de subsistência.
Atualmente, muitas imobiliárias vêm exigindo esse documento como uma substituição ao fiador na negociação. Como muitos brasileiros chegam ao país sem ter como apresentar um fiador, comprovar que possui um emprego ou outras fontes de rendas é uma forma de apresentar essa garantia à imobiliária.
O principal documento para alugar um imóvel em Portugal será o NIF. É ele que permitirá que você possa associar o seu nome às contas de energia elétrica, água ou internet, por exemplo. Ainda, em muitos casos essas contas podem já estar inclusas no aluguel, principalmente se você alugar direto com o proprietário.
Geralmente as imobiliárias e os proprietários pedem fiador (às vezes até mais de um) para alugar apartamento em Portugal. Caso você não tenha essa possibilidade, poderá optar por adiantar meses de aluguéis.
A empatia fará toda a diferença no negócio. Lembre-se que há muitos inquilinos disputando os imóveis, portanto a simpatia e a flexibilidade podem ajudar na hora de alugar.
A quantidade de aluguéis adiantados dependerá da imobiliária e do proprietário do imóvel, mas em média serão pedidos entre um e seis aluguéis adiantados. Porém, já existem relatos de imobiliárias pedindo um ano de aluguel adiantado.
Tenha cuidado com isso e procure garantias. Uma das garantias passa por registrar o contrato do aluguel no Portal das Finanças o que, de certa maneira, ajuda ambas as partes no caso de algum possível “golpe”.
Lembre-se sempre de que você estará em um país estrangeiro. Por isso, todo cuidado é importante na hora de alugar um apartamento em Portugal.
Separamos uma lista de precauções que podem ajudar você:
Se você está procurando alugar um apartamento em Portugal, algumas dicas podem ser importantes. Além de toda a burocracia, ajuda se você ficar atento conforme a experiência de quem já passou pela situação.
Por isso, confira as dicas que separamos a seguir:
Sim! Há muitos brasileiros alugando apartamento, alugando quartos e comprando imóveis em Portugal.
De acordo com o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) publicado em 2019, mas que é referente a 2018, atualmente 480 mil estrangeiros que residem em Portugal contam com uma autorização de residência.
Ainda de acordo com o relatório, na lista das 10 principais nacionalidades residentes no país constam o Brasil (105.423), Cabo Verde (34.663), a Romênia (30.908), Ucrânia (29.218), Reino Unido (26.445), China (25.357), França (19.771), Itália (18.862), Angola (18.382) e Guiné-Bissau (16.186).
Ou seja, com tanta demanda e uma oferta “normal”, alugar um apartamento em Portugal se tornou uma missão muito complicado.Mas, com essas dicas é provável que a sua experiência ao alugar um imóvel em Portugal seja muito mais fácil. Ainda, mantenha sempre os documentos do contrato bem guardados e leia com atenção antes de assinar qualquer papel.
Se possível, peça orientação para algum advogado que entende do assunto para se certificar de que está conforme o combinado.
Ary Ribeiro
Branding Imobiliário
Como Atrair Visitantes para o Website de sua Imobiliária
Como Otimizar Vendas Através de um Website Imobiliário
Consultoria de SEO para Empresas Imobiliárias
Como Usar o Marketing de Conteúdo no Imobiliário
Automação e Marketing Digital para Imobiliárias e Promotores
Custo de vida em Portugal
Lei de arrendamento em Portugal
Por que comprar imóveis em Portugal?
Como é morar em Cascais?
Como é morar em Lisboa?
Como alugar apartamento em Portugal?
Aposentadoria em Portugal
Visto de estudante para Portugal
Mudando para Portugal com a família
Como morar em Cascais e trabalhar em Lisboa