4/10/2021
Google Ads para Imobiliárias

Existem duas opções para você aparecer nas primeiras posições das pesquisas no Google: de maneira orgânica, quando o próprio Google te coloca lá, por meio de técnicas de SEO com produção de conteúdos, e por meio do Google Ads, que é a melhor opção para imobiliárias que estão começando suas estratégias de marketing imobiliário e não podem perder muito tempo nesse processo.

Google Ads para Imobiliárias

Você já sabe da importância do Google Ads para imobiliárias? Pois é, muitas imobiliárias e consultores sonham em aparecer rapidamente na primeira página do Google e para isso precisam utilizar o Google Ads.

Existem duas opções para você aparecer nas primeiras posições das pesquisas no Google: de maneira orgânica, quando o próprio Google te coloca lá, por meio de técnicas de SEO aplicadas nos seus conteúdos, e por meio do Google Ads, que é a melhor opção para imobiliárias que estão começando suas estratégias de marketing imobiliário e não podem perder muito tempo nesse processo.

Temos um artigo muito bom sobre Tráfego Pago para Imobiliárias em nosso blog. Confira!

O primeiro ponto que, como especialistas de marketing digital para imobiliárias, sempre gostamos de reforçar é que 90% dos seus visitantes na internet não estão prontos ali para fechar negócio.

Mas o que isso quer dizer?

Essa informação é relevante porque esquecemos que nossas pesquisas nem sempre indicam que procuramos um consultor imobiliário.

Uma pessoa que procura o termo "comprar t1 em saldanha", provavelmente está em um momento de compra, uma vez que essa palavra mostra um certo nível de urgência. Isso representa no máximo 10% das pesquisas realizadas. Os outros 90% estão apenas procurando informação e navegando nos portais imobiliários, e é aí que está a grande fonte de oportunidades do marketing digital para imobiliárias.

Se você é um consultor imobiliário e deseja ser encontrado por essas pessoas, nada melhor do que aparecer em destaque nas pesquisas do Google.

E você só consegue isso rapidamente através do Google Ads, que é a plataforma de publicidade do Google.

Trabalhamos com empresas do mercado imobiliária há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a contratação de uma imobiliária ou a compra de um imóvel e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing imobiliário focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.

Como usar o Google Ads

Todos os usuários que fazem buscas na internet deixam rastros e esses rastros dizem muito sobre estarem próximos ou distante do processo de fecho ou se tem ou não o perfil de sua imobiliária.

Isso é fundamental para entender como se posicionar no Google porque a concorrência é muito grande e as pessoas geralmente só clicam nos links da primeira página do resultado de pesquisas, que por sua vez, mostra menos de 10 opções de sites.

Sendo assim a disputa é cada vez mais complexa e mesmo se você tiver muito conteúdo relevante, ainda assim vai ser muito difícil alcançar este objetivo de maneira orgânica.

Temos clientes que já conseguiram isso, mas sabemos que dá muito trabalho e pode levar muito tempo e deve ficar cada vez mais difícil, porque o conteúdo já é visto como uma forma "gratuita" de publicidade.

Por isso foque então nos rastros. Você vai poder entregar a informação a partir dos rastros que o potencial cliente deixou. Para isso mapeie as principais dúvidas dos visitantes que você quer converter em clientes.

Se você tem uma imobiliária especializada em vender imóveis para franceses, quais são as dúvidas mais comuns a partir disso?

Faça uma relação de todas os problemas que esse potencial cliente pode ter ou já teve.

Nesse mapeamento você vai entender quais as palavras chaves que você deve comprar relacionadas a essa questão.

Essa informação que você identificou vai gerar uma analogia com outras dores, gerando outros conteúdos relacionados e nesse momento o usuário que acessar seu site vai entender que você é uma autoridade no assunto e que consumir o seu conteúdo é relevante.

É nesse ponto que você deve provocar uma ação e pedir o contato deste visitante e incluí-lo em uma lista, tudo com base na sua estratégia.

A partir dessas informações e com outros conteúdos relacionados com o tema, crie um fluxo de conteúdos relacionados para comprovar sua autoridade e iniciar um relacionamento.

Lembre-se de que este é o tradicional processo de Inbound Marketing e dependerá da sua decisão seguir por este caminho ou adotar outra metodologia.

O ponto chave nessa relação é que quando você pega os email dos potenciais interessados, você precisa alimentar esse provável cliente e falar daquilo que ele demonstrou interesse.

Uma vez por semana, crie uma rotina de enviar conteúdos relevantes de acordo com a procura.

Lembre-se que ele pode não querer fechar com a sua imobiliária agora, ele pode querer apenas uma informação e com isso você vai aguardar o momento certo para iniciar uma aproximação mais direta.

O que é Google Ads?

É a plataforma de anúncios e publicidade do Google.

Você provavelmente já deve ter percebido que na grande parte das buscas realizadas dentro do Google é comum aparecer como primeiras opções, sites com o texto “anúncio” ao lado.

Pois bem, para fazer esses anúncios aparecerem, as empresas utilizam o Google Ads, ou o antigo Google Adwords, como, uma ferramenta de publicidade e marketing, que os auxilia a terem mais visibilidade no mercado de maneira rápida.

Com a grande quantidade de sites na internet, disputar os melhores lugares nas buscas do Google de forma orgânica é uma tarefa que pode levar alguns meses. Por isso, o Google Ads é a ferramenta ideal para quem quer colher resultados imediatos.

Além de anúncios em texto com links, hoje ele também entrega soluções em vídeos e banners (animados ou não) que são exibidas no próprio buscador ou na Rede de Display, através dos sites parceiros dele.

Entre esses parceiros se encontra o YouTube que hoje não é utilizado apenas para entretenimento, mas também como buscador onde o usuário procura as respostas para as dúvidas e problemas que tem.

Seja qual for a sua escolha, você encontra diversas opções para personalização e até mesmo se você não possui grandes noções de design pode contar com um assistente de criação dentro da ferramenta.

Google Ads para que serve?

Essa ferramenta serve para todos aqueles que querem deixar seus sites em destaque no Google.

Sabe-se que hoje a briga pelas primeiras opções das posições orgânicas é acirradíssima, por isso é interessante focar esforços em links patrocinados, pois dessa forma você consegue garantir que seu site será uma opção para potenciais clientes que pesquisarem sobre sua área de atuação.

Usando a plataforma, você consegue atingir o cliente no exato momento em que ele está procurando pelo seu serviço, e por um preço muitas vezes baixo, fazendo que o custo-benefício seja muito atrativo e além disso, você possui o total controle de quanto irá investir nas campanhas e dos valores que serão utilizados por dia, semana, mês ou ano.

De uma coisa você pode ter certeza, o funcionamento do Google é simples, democrático e todas as empresas podem anunciar.

Basicamente o funcionamento se dá por meio de investimento mensal para conquistar as primeiras posições. A partir do momento em que se para de investir, ou quando uma campanha termina, os anúncios também param de aparecer.

O Google Adwords funciona como um leilão, ou seja, se pesquisarmos por “iphone em promoção”, que é uma palavra-chave muito praticada e competitiva no mercado, veremos que os primeiros resultados são anúncios.  

Esses anúncios costumam ser randômicos, ou seja, se o custo por clique (CPC) dessa palavra-chave estiver em R$2,50 e o seu concorrente oferecer R$7,00, há uma grande chance do anúncio dele aparecer antes do seu.

Apesar do valor do lance por palavra-chave ser muito importante, o Google leva em consideração outros fatores que podem impactar no posicionamento do seu anúncio.

Como planejar campanhas no Google Ads para imobiliárias?

O primeiro passo na criação de uma campanha de anúncios na plataforma para sua imobiliária é fazer um bom planejamento, que é essencial para conseguir bons resultados. Sem uma estratégia bem definida, as chances de não alcançar os resultados desejados são altíssimas. Sem planejamento as chances de sucesso ficam muito reduzidas, para não dizer nulas. Aliás, o planejamento deve ser o primeiro passo de toda e qualquer ação de marketing e comunicação, incluindo, é claro, as ações de marketing digital.

O planejamento deve contemplar, entre outras coisas, na definição de objetivos (gerar mais contatos? tornar a imobiliária mais conhecida?), análise de cenários, análise da concorrência (ex.: como as outras imobiliárias estão anunciando), análise do público alvo, definição de orçamentos e definição de métricas para mensuração de resultados.

Dependendo do seu objetivo, o Google oferece alguns formatos que facilitam na hora de conectar sua empresa com o seu público-alvo. São eles:

  • Rede de pesquisa: esse é o formato mais popular do Google em que ele exibe seus anúncios na SERP (vitrine) e retorna para os usuários páginas com os termos buscados;
  • Rede de display: esse tipo de anúncios tem o formato de um banner, podendo ser animado, com som ou imagem. Geralmente é exibido no Youtube, Blogs, páginas de notícias ou aplicativos de parceiros do Google;
  • Youtube: provavelmente, em algum momento, você já foi “invadido” por um vídeo de anúncio no Youtube, seja no início, meio ou final de um vídeo. Esse formato permite você se conectar com o seu público-alvo e levá-lo até seu site, aplicativo, página de vendas ou gerar leads;
  • Aplicativos: se você deseja que as pessoas façam o download do aplicativo do seu negócio, esse formato pode te ajudar. Esse tipo de anúncio é exibido para toda a rede de pesquisa, YouTube, Google Play, Discover e outros apps;
  • Google Shopping: para quem tem loja virtual, esse tipo de anúncio é ótimo. Pois eles aparecem em uma barra no início da busca, mostrando os produtos semelhantes para quem realizou a pesquisa. Os anúncios podem mostrar foto do produto, preço, o nome da loja entre outras informações.

Pesquisa de palavras chave no Google Ads

Na criação da campanha de sua imobiliária é crucial para o seu sucesso a escolha de palavras pois os seus anúncios serão exibidos como resposta às pesquisas feitas pelas chamadas palavras chave.

Se você não escolher as palavras chave certas, você receberá cliques de visitantes não qualificados, que não estarão procurando pelos tipos de serviços que você oferece ou que terão pouca probabilidade de fechar algo com você, ou seja, visitantes com pouquíssimas chances de te contratar.

Para pesquisar palavras chave você pode usar ferramentas gratuitas como o Keyword Planner do próprio Google ou a UberSuggest, ou ainda ferramentas mais completas pagas como a Sem Rush, Moz ou Ahrefs.

Seguem algumas dicas para escolha de suas palavras chave:

  1. A não ser que você tenha uma verba alta disponível, evite usar palavras chave genéricas porque não é possível saber qual o real objetivo de quem está pesquisando por tais palavras. Você receberá muitas visitas sem qualidade com elas. Resultado: desperdício de dinheiro e pouquíssimos resultados. No caso de você querer fazer uma experiência com essas palavras, uma dica é deixar claro no texto do anúncio o que você quer que a pessoa faça.
  2. Use com muito cuidado palavras chave de especialidades. Apesar de serem palavras chave mais específicas, são palavras também utilizadas por quem está procurando informações genéricas sobre o assunto.
  3. Prefira sempre usar palavras chave específicas. Recomendo a você adicionar também variações de palavras chave do tipo singular/plural, com/sem preposição e complementos do local como, por exemplo, lisboa, algarve, etc. Você pode até mesmo adicionar variações com erros ortográficos (em minha opinião você só deve incluir palavras chave com erros ortográficos se você não estiver recebendo cliques suficientes para as palavras escritas na forma correta).
  4. Na plataforma, dentro de um determinado grupo de anúncios, quando você clica no botão ‘+Palavras-chave’, o Google te apresenta muitas ideias de palavras relacionadas.

Você precisa conhecer as opções de correspondências de palavras chave e configurar as suas palavras corretamente para receber as visitas mais qualificadas e não perder dinheiro.

O ideal é não usar apenas um tipo de correspondência, e sim testar vários tipos, criando grupos de anúncios e entendendo quais funcionam melhor para seu negócio.

Tão importantes quanto as palavras chaves positivas são as palavras chave negativas, que indicarão quais termos você não deseja ligar ao seu negócio. Elas servem para informar ao Google quais palavras não devem ser acionadas às suas campanhas quando pesquisadas pelo usuário.

Termos como gratuito, grátis, de graça, escola, cursos são bons exemplos de palavras chave negativas para imobiliárias.

Uma boa forma de encontrar quais palavras chave negativas se adaptam melhor às suas campanhas é analisar os relatórios do próprio Google Ads. Nele você encontrará as palavras chave que foram buscadas e retornaram como resultado o seu anúncio. Os termos que não forem interessantes para o seu negócio, podem ser acrescentados na lista das palavras negativas.

Como segmentar suas campanhas

Campanhas bem segmentadas têm mais chances de atingir o público correto, então, defina bem para quem seus anúncios deverão ser apresentados.

Seguem as principais segmentações disponíveis:

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica é ideal para campanhas que ocorrerão localmente. Se você tem vários imóveis em uma área próxima, esta é a opção a ser escolhida, já que você poderá configurar que os anúncios sejam mostrados apenas para pessoas dentro da determinada região.

Segmentação demográfica

Esse tipo de segmentação é utilizado quando se deseja escolher um determinado tipo de público pela idade, sexo e até mesmo renda. Por exemplo, se você quiser excluir menores de 18 anos das suas campanhas, ou anunciar apenas para pensionistas, essa seria a opção.

Segmentação por interesse

Outra função do Google Ads é fazer a segmentação através do interesse do público.

Segmentação por dispositivo

Nesse tipo de segmentação, você pode desenvolver designs diferenciados para seu anúncio, dependendo do dispositivo que ele será exibido. Em smartphones, pode ser interessante colocar um botão de ligue agora em seu anúncio, por exemplo.

Segmentação por contexto

Por último, a segmentação por contexto permite que você utilize a rede de display do Google, com seus sites integrados para que veiculem seu anúncio. Se você tem um banner para ser veiculado, pode escolher que ele apareça em sites e blogs conceituados que estejam dentro da rede através do Google Adsense.

Como estruturar campanhas no Google Ads

Após definir quais palavras chave positivas e negativas serão utilizadas e quais segmentações caberão em cada grupo de anúncios, é chegada a hora de estruturar suas campanhas. Algumas perguntas são necessárias nessa etapa:

Por quanto tempo a campanha ficará ativar? Qual será o orçamento utilizado? Será nacional ou regional?

As respostas servirão como base para a criação dos grupos de anúncios e o orçamento de cada um deles.

Use a rede de display

Explore todas as alternativas e vá além dos links patrocinados de textos.

Use a ferramenta de banners, faça anúncios em vídeos e veja quais trarão os melhores resultados.

A rede de Display do Google é uma plataforma que liga os anúncios feitos no Google Ads com os sites e blogs parceiros do Google Adsense, incluindo o YouTube com a maioria dos canais que existem dentro dele. Com ela, é possível colocar seus anúncios em sites relevantes, além da página de resultados do buscador.

Faça testes constantes

Depois das campanhas prontas, é hora de iniciá-las.

Para saber quais soluções são mais eficazes, é necessário realizar testes.

Testando as opções você consegue entender quais as melhores escolhas para suas campanhas e o que funciona e o que não funciona na hora de converter um visitante em cliente.

Os principais tipos de testes são os testes multivariados e os testes A/B.

Os testes A/B servem para testar duas opções de um parâmetro único para descobrir qual delas é a mais efetiva. Um call to action, um botão na landing page, um formulário de cadastro e até mesmo textos do anúncio podem ser testados.

Dessa forma, você terá ajuda nos processos de decisão e nos insights para as próximas campanhas, além do que te fará economizar dinheiro e otimizar o tempo, afinal, quanto mais cedo você descobrir que uma opção não funciona, menos tempo e dinheiro serão investidos nela.

Além disso, você identifica as melhores opções através de usuários reais, que são as pessoas que realmente importam quando se cria um anúncio.

Parecidos com os testes A/B, os testes multivariados têm como principal diferença o fato de se testar mais de uma variável.

Você pode testar duas opções de landing page por exemplo, levando em consideração todos os elementos que existem dentro delas.

Isso ajuda a compreender melhor o impacto delas já que compara vários elementos a fim de produzir mais resultados.

E como fazer os testes?

Primeiramente, encontre uma ferramenta adequada para os testes e análises. Uma boa opção é o Google Optimize, que fornece relatórios gratuitos e que já são automatizados com as campanhas do Google Ads.

Em seguida defina quais serão as variáveis testadas. O teste será A/B ou multivariado? O que será analisado nesses testes? Será uma funcionalidade, o design, as informações? Após a realização dos testes é hora de analisar os resultados obtidos para tomar as decisões.

Medindo resultados dos testes

  • Recolha os números e demais dados dos testes realizados.
  • Dentro das métricas previamente definidas, eleja os vencedores dos testes.
  • Sempre que necessário, teste novas e até mesmo antigas funções para ter sempre o melhor resultado possível.

Defina a landing page

É muito importante que o anúncio seja bem feito e destinado para as pessoas certas. Mas o que o cliente encontrará quando clicar no anúncio?

É necessário criar uma boa landing page (página de destino) para que o cliente seja direcionado para lá.

Se você está falando de algum serviço específico no anúncio, é interessante que ao clicar, o usuário já encontre uma página com a explicação detalhada e um botão ou links de contato para mais informações.

Defina seu CTA

Um bom CTA (Call To Action) é essencial e deve estar bem posicionado para que o cliente encontre facilmente.

Através do CTA você consegue mensurar o número de pessoas que entraram através do anúncio versus a quantidade delas que entraram em contato contigo e se tornaram clientes.

Seu Call To Action precisa ser bem visível e claro, para que não haja dúvidas de que é ali que seus clientes conseguirão mais informações.

Otimize sua landing page

Garanta que ela seja responsiva, ou seja, que seja adaptável para todos os dispositivos móveis e que todas as informações carreguem de forma rápida e sem erros e que esteja otimizada com técnicas de SEO.

Os usuários prezam pela rapidez e a grande maioria desiste de entrar em sites que não carregam em poucos segundos.

Garanta o contato

É essencial que você se mostre presente e disponível para seus potenciais clientes.

Tenha links para suas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e não se esqueça de colocar telefone e email para contato.

Parece uma coisa óbvia mas muitos sites pecam pela falta de opções de contato, fazendo com que o usuário acabe procurando outro profissional.

Faça com que o cliente saiba que consegue falar contigo na hora que ele quiser.

Uma landing page para cada grupo de anúncio

Se você tem vários grupos de anúncios que abordam pessoas e temas diferentes, é interessante direcioná-los para landing pages diferentes também.

Cada grupo de anúncio criado precisa ter uma página de destino específica para o fim de otimizar resultados.

Se a pessoa procura casas em sesimbra, leve-a para as informações de casas em sesimbra. Se ela procura um blog imobiliário, leve-a diretamente para o seu blog.

Produza bons conteúdos

Além de definir bem quais páginas irão ser apresentadas para os diferentes grupos de anúncios, faça com que sua landing page seja esteticamente bonita e que também possua um conteúdo coeso e de fácil entendimento sobre o tema.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, e esse será o primeiro contato do seu futuro cliente contigo.

Como mensurar seus resultados

Cada empresa que deseja contratar uma agência de Google Ads, tem objetivos diferentes. Qual é o seu? Veja abaixo:

  • Tráfego do site;
  • Captação de leads;
  • Vendas;
  • Alcance e reconhecimento de marca;
  • Consideração do produto e da marca;
  • Promoção de aplicativos.

Desses seis objetivos citados, temos como foco a captação de leads e vendas. Acreditamos que na economia atual as empresas precisam vender, entregar boas experiências aos seus clientes e, com isso, aumentar a visibilidade da marca no mercado.

Avalie o ROI (RETORNO SOBRE INVESTMENTO)

O ROI é uma métrica que acompanha quanto dinheiro foi ganho em cima da campanha realizada, ou seja, o quanto o investimento feito na campanha foi benéfico.

Para conseguir calculá-lo, se faz a seguinte conta:

ROI = Receita/Custo

Com esse valor, você consegue acompanhar quanto foi ganho ou quanto se perdeu com cada anúncio realizado, conseguindo otimizar as campanhas para que dêem o melhor resultado possível.

Analise seu CPC (CUSTO POR CLIQUE)

Outro índice muito útil para análise é o CPC (Custo por Clique). Com ele é possível saber quanto cada clique custou dentro das campanhas.

Para isso, faz-se o cálculo:

CPC = Custo Total/Número de Cliques

Se o CPC estiver muito alto, é bem provável que a campanha não seja muito vantajosa e será necessário mudanças.

Como o Google Ads trabalha com a cobrança através de números de cliques, essa é uma das métricas mais utilizadas para obter o controle financeiro dos anúncios.

Otimize seu CPA (CUSTO POR AÇÃO)

Outra métrica importante a ser analisada é quanto de fato foi gasto por cada lead gerado na campanha. O CPA (Custo por Ação) responde esta pergunta.

CPA = Custos Total/Total de leads gerados

Então, como estão as suas campanhas no Google Ads?

O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona não está apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta até a contratação e que nos permite desenvolver estratégias capazes de aumentar o número de visitantes do seu site com trafego orgânico e trafego pago.

Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário e criamos soluções otimizadas para atrair clientes online, realizar agendamentos de visitas e enviar lembretes por sms de forma automatizada dentro do seu site. Ao contratar um gestor de Google Ads para sua empresa, você deixa de gastar energia com ferramentas que não são o seu foco e passa a ter mais tempo com a gestão do seu negócio.

Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing imobiliário agende uma conversa aqui com um de nossos especialistas.

@casasdelisboa

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