4/10/2021
Redes Sociais para Imobiliárias

Cada imobiliária precisa montar uma estratégia que funcione para o seu caso concreto, mas o que vale para todos é que o trabalho de relacionamento com o cliente tem que ser contínuo. Ao utilizar estratégias de marketing imobiliário para promover a sua marca, você estará constantemente introduzindo novas pessoas em sua rede e cultivando relacionamento com aquelas que já estão nela.

Redes Sociais para Imobiliárias

As redes sociais para imobiliárias devem ser uma fonte constante de atração de novos leads e são fundamentais em estratégias de marketing imobiliário por duas principais razões:

  1. São uma alternativa simples e barata para se aproximar de um grupo determinado de pessoas;
  2. Ajudam a cumprir a missão nº 1 do marketing, que é colocar quem tem um imóvel na frente de quem precisa dele.

Trabalhamos com empresas do mercado imobiliário há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a contratação de uma imobiliária ou a compra de um imóvel e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing imobiliário focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.

A Rede Social Ideal para sua Imobiliária

É frequente encontrar imobiliárias que investem tempo e dinheiro em redes sociais sem nenhuma preocupação com objetivos ou em medir resultados das suas ações de marketing. Muitas nem percebem que estão falando sozinhas.

Uma forma de olhar para um perfil em uma rede social é compará-lo a uma estação de TV. É preciso ter uma audiência que justifique investimentos e, para conquistar essa audiência, é preciso ter uma programação interessante que atraia as pessoas certas.

Continuando com a comparação, há estações de alcance global, com canais segmentados para diversos tipos de público, e pequenas redes locais, dirigidas a audiências bastante específicas.

O marketing imobiliário e as redes sociais torna o seu negócio mais conhecido.

Segmentação nas Redes Sociais

Para uma imobiliária, pode ser útil segmentar suas redes sociais, empregando o LinkedIn, para recrutar consultores, o YouTube, para promover imóveis, e o Instagram, para divulgar o dia a dia da empresa, por exemplo.

Para um consultor que trabalha sozinho, um grupo no WhatsApp pode funcionar muito bem como um canal segmentado e dirigido a um grupo específico para o qual presta serviços.

Nas redes, os seguidores são pessoas naturalmente interessadas nos imóveis e serviços da empresa, mesmo que ainda não sejam clientes.

Talvez sejam apenas simpatizantes, mas podem influenciar outras pessoas e isso ajuda a formar uma audiência altamente segmentada. Dessa forma, os conteúdos produzidos chegarão às pessoas com uma chance maior de serem vistos e compartilhados.

Redes Sociais Ajudam Imobiliárias a Fechar Vendas?

As ações de marketing imobiliário, comunicação e propaganda podem não gerar clientes diretamente.

Ao divulgar conteúdo informativo sobre seu trabalho nas redes sociais, a intenção é iniciar um relacionamento com potenciais parceiros e clientes que, de maneira geral, passa pelas seguintes etapas:

  1. Um potencial cliente é impactado por um conteúdo de interesse que você publicou, então ele passa a saber que você existe e que fala de assuntos relevantes para ele.
  2. Ele vai ao seu site, clica em algum artigo publicado no seu blog ou visita a sua página no Facebook e passa a saber quem você é e que serviços presta.
  3. Decide então seguir seu perfil em alguma rede social e passa a receber informações constantes sobre seu trabalho.
  4. Interessa-se o suficiente para realizar alguma ação como se inscrever na sua newsletter, deixar comentários em seus posts ou fazer fazer uma visita.
  5. Caso seu conteúdo seja realmente útil, ele pode decidir te mandar uma mensagem ou telefonar.
  6. Só então chegamos a uma fase propriamente comercial, que depende do consultor para continuar o contato e conquistar um novo cliente.

Cinco Perguntas Antes de Entrar em Redes Sociais

  1. O que você quer falar?
    Por exemplo: anunciar vagas, falar de leis ou oferecer informações.
  2. Para que quer falar?
    Por exemplo: para recrutar consultores, para divulgar a marca da imobiliária ou para contribuir com a comunidade.
  3. Com quem quer falar?
    Por exemplo: clientes atuais, interessados em vender imóveis ou membros da sua própria equipe.
  4. Como quer falar?
    Por exemplo: com vídeos no YouTube, posts no Facebook ou iniciando discussões em grupos do LinkedIn.
  5. Como vai saber se está dando certo?
    Por exemplo: medindo o alcance de posts em redes sociais, perguntando aos novos clientes como eles conheceram o seu trabalho ou avaliando a audiência do seu site.

Vamos falar das principais redes sociais...

Facebook: A “Globo” das Redes Sociais

É a maior rede social do mundo, a mais polêmica e a que exige mais cuidado e planejamento por parte das imobiliárias.

Aqui é relativamente fácil conseguir fãs e cliques, mas tal facilidade vem acompanhada de um preço: a perda de foco.

Nos níveis exigidos por consultores imobiliários, é muito difícil segmentar a audiência e falar com as pessoas certas.

O Facebook pode ser útil para falar com públicos mais amplos, já que permite alcançar um grande número de pessoas com relativa facilidade.

Divulgar o seu programa de recrutamento, por exemplo, é uma ação que poderá gerar mais resultados no Facebook.

Vantagens e Desvantagens do Facebook

Por que Usar o Facebook

  • É a rede social com maior número de usuários no mundo.
  • É relativamente fácil construir uma audiência e fazê-la crescer.
  • É muito útil para falar com públicos amplos.
  • Pode ser usado como um gerador de tráfego para o seu site.

Por que Ficar de Fora do Facebook

  • Não tenho equipe ou disponibilidade para responder comentários e mensagens.
  • Estou preocupado com a possibilidade de minha marca ser afetada negativamente por estar no Facebook.
  • Expor-se no Facebook abre caminho para receber críticas e cobranças.
  • Não tenho clareza em relação ao público que quero atingir no Facebook, nem se ele está lá.

Dicas para Facebook

O Facebook tem dois principais formatos para divulgar informação: perfis pessoais e fanpages, que são páginas pensadas para empresas, marcas e personalidades.

Mesmo que o seu objetivo seja criar uma página para uma pessoa (o principal sócio do seu negócio, por exemplo), é recomendado o uso de uma fanpage, que conta com mais recursos e não possui limite de fãs.

Preocupações que você precisa ter para garantir uma presença adequada no Facebook:

  1. Use o “Gerenciador de negócios”
    O Facebook possui uma plataforma específica para gerenciamento de páginas e outros ativos, como contas de anúncio, chamada “Gerenciador de negócios”. Esse serviço permite gerenciar várias páginas e dá acesso a suporte e métricas.
  2. Organize um calendário editorial e programe suas postagens
    A maneira mais simples de garantir que a sua página terá uma frequência adequada de postagens é se planejar e elaborar com antecedência o conteúdo que pretende divulgar.
  3. Incentive sua equipe a participar
    Provavelmente, membros de sua equipe possuem perfis no Facebook. O público interno com os membros da sua equipe é fundamental para alavancar a sua presença, principalmente no início.
  4. Faça testes e encontre a frequência ideal de postagem
    Para definir a sua frequência de atualização no Facebook, é importante verificar o que está dando mais resultados e adequar a sua estratégia com o tempo.
  5. Transmita a sua mensagem de forma objetiva
    O Facebook não é lugar para escrever conteúdos longos pois pouca gente tem paciência e interesse por postagens muito longas. Algumas pesquisas sugerem que os posts de cinco a sete linhas sejam os mais eficientes.
  6. Torne a sua fanpage uma fonte completa de informações sobre sua imobiliária
    É importante que sua página no Facebook conte com os dados essenciais sobre sua imobiliária como email, telefone de contato, links para o seu site e outras redes sociais.
  7. Use recursos visuais
    Posts sem imagens diminuem bastante a chance de o seu conteúdo ser notado. O tipo de post que mais gera engajamento no Facebook são vídeos. Se você não tem a intenção de investir em conteúdo de vídeo, faça uso de fotografias, imagens, infográficos e outros recursos para acompanhar os seus textos.

Cuidado com a Reputação de sua Imobiliária no Facebook

Mesmo que você decida que o Facebook não é a rede ideal para a sua imobiliária, é importante pesquisar e descobrir se existe algum perfil ou página que faça referência à sua marca, pois qualquer pessoa pode criar uma página no Facebook para te prejudicar.

Twitter: A Rede da Interação

O Twitter não divulga dados oficiais sobre a sua audiência, mas estima-se que ela tenha entre 25 e 30 milhões de usuários.

Apesar de menor, o Twitter costuma ser frequentado por pessoas influentes, como jornalistas, políticos e grandes influenciadores.

É uma ferramenta poderosa para falar de eventos em tempo real e privilegia o contato direto com a audiência.

Outra característica positiva do Twitter é a possibilidade de atuar também como um curador de conteúdo compartilhando notícias e opiniôes relevantes.

Para estabelecer uma estratégia de sucesso no Twitter, é necessário jogo de cintura, já que o ideal é estar atento a comentários e menções para dar respostas sempre rápidas.

Vantagens e Desvantagens do Twitter

Por que Usar o Twitter

  • Público mais qualificado e influente do que no Facebook.
  • Promove mais interação e possibilidade de construir relacionamentos com o público.
  • Usuários mais engajados e interessados.
  • Útil para falar com públicos em outros países, principalmente EUA, onde está a maior audiência do Twitter.
  • Pode ser usado como um gerador de tráfego para o seu site.

Por que Ficar de Fora do Twitter

  • Não tenho equipe ou disponibilidade para responder mensagens e interagir com rapidez.
  • Não tenho conteúdo para realizar múltiplas postagens por dia.
  • Quem administra o perfil precisa de agilidade para responder rápido em nome da imobiliária.
  • Não tenho clareza em relação ao público que quero atingir no Twitter nem se ele está lá.

Dicas para Twitter

Mais do que o Facebook, que permite a criação de uma página que pode atuar quase como um website para sua imobiliária, o Twitter é uma rede social de interação direta com a sua audiência.

Raramente alguém vai entrar na sua página de perfil para verificar as suas informações, por isso a maneira como você interage é mais importante para o sucesso da sua estratégia.

Conteúdo de boa qualidade continua sendo a base para qualquer estratégia de comunicação, mas, no Twitter, existem outras preocupações.

Principais pontos a serem considerados para usar o Twitter a seu favor.

  1. Siga quem te segue e preste atenção
    Uma das melhores maneiras de saber o que interessa para a sua rede é segui-la e monitorar a conversa. Assim fica mais fácil entender quais são os assuntos que podem gerar engajamento. Também é recomendável seguir os seus concorrentes.
  2. Pense em servir o seu público primeiro e seja um curador de conteúdo
    O próprio Twitter orienta que 80% dos seus tuítes busquem promover interações com seus seguidores (favoritos, retuítes e menções) por meio de conteúdo que os engaje, e 20% sejam ações mais diretas que peçam para eles clicarem em um link ou irem até o seu site, por exemplo.
  3. Recursos visuais são importantes, mas não são essenciais
    Assim como na maioria das redes sociais, as imagens e conteúdos em vídeo geralmente geram maior engajamento do público no Twitter. No entanto, pelo fato da rede prezar por mensagens curtas (até 280 caracteres) e estimular conversas, nem sempre um recurso visual pode ser a melhor solução. Uma das dicas do próprio Twitter é: “não tenha medo de fazer postagens apenas com texto”.
  4. Participe da conversa
    Além de divulgar informações, é importante fazer parte da conversa que já está acontecendo na rede. Consulte os trending topics (rankings dos principais assuntos em discussão no Twitter) para verificar se existe alguma discussão popular da qual você pode participar.
  5. Divulgue seu conteúdo mais de uma vez por dia
    Se você postar algo importante pela manhã, apenas uma parcela dos seus seguidores será atingida. Fale de eventos importantes, conteúdos relevantes e outras informações de destaque várias vezes ao dia para ampliar o seu alcance.

Instagram: A Rede Mais Engajada

Enquanto redes sociais como o Facebook registraram queda progressiva no seu alcance nos últimos anos e, consequentemente, redução expressiva na interação dos usuários com o conteúdo publicado, o Instagram permanece como líder absoluto no quesito de engajamento entre as principais plataformas.

A rede de imagens conta com um público mais jovem e, em 2018, chegou a 1 bilhão de usuários em todo o mundo (cerca de 44% da audiência do Facebook).

Dito isso, imobiliárias precisam avaliar com atenção as vantagens e desvantagens da rede antes de criar um perfil oficial no Instagram.

Enquanto em plataformas como Facebook e Twitter é possível divulgar conteúdos de diversos formatos com relativo sucesso, para obter êxito no Instagram, é preciso um pouco mais de planejamento para definir com antecedência que tipo de imagens e vídeos serão publicados.

Vantagens e Desvantagens do Instagram

Por que Usar o Instagram

  • É a rede com o maior engajamento entre as principais redes sociais.
  • Conta com um público mais jovem que o Facebook.
  • Pode ajudar a projetar uma imagem de modernidade.
  • Pode ser muito útil para destacar a cultura interna e os valores de sua imobiliária.
  • Pode ser muito mais útil para engajar sua equipe.

Por que Ficar de Fora do Instagram

  • Não tenho como produzir imagens para publicar.
  • Não quero expor meus sócios e equipe, sua rotina ou ambiente de trabalho.
  • Estou preocupado com o fato de minha marca poder ser afetada negativamente por estar no Instagram.
  • Não tenho clareza em relação ao público que quero atingir no Instagram.

Dicas para Instagram

O Instagram é uma rede de compartilhamento de imagens e vídeos e conta com altos índices de engajamento na comparação com o Facebook e Twitter e é uma boa opção para atingir uma audiência mais jovem.

Principais pontos com os quais você precisa se preocupar para garantir uma presença adequada.

  1. Use um perfil comercial
    O Instagram tem perfis para empresas na sua plataforma que apresentam duas principais vantagens: acesso a dados sobre o desempenho do seu perfil e posts e a opção de adicionar um botão de contato ao perfil.
  2. Conte histórias
    Uma estratégia já tradicional utilizada por empresas no Instagram é contar uma pequena história ao invés de simplesmente legendar a foto.
  3. Estabeleça um padrão de qualidade elevado
    Sem imagens interessantes e produzidas com um mínimo padrão técnico, nenhum perfil do Instagram vai para a frente. Enquanto, em perfis pessoais, eventuais fotos escuras ou desfocadas podem não ser uma preocupação, no seu canal oficial, podem causar uma má impressão.
  4. Poste fotos com filtro
    O Instagram conta com dezenas de filtros que podem ser aplicados às suas imagens.
  5. Use hashtags
    O uso de hashtags (expressões identificadas pelo #) é uma maneira eficaz para ajudar quem está no Instagram a encontrar suas fotos. É possível inserir até 30 em um post, mas o recomendado é atuar com moderação.
  6. Use a sua “bio” para incluir links externos
    Links postados nas legendas de fotos do Instagram não são clicáveis. Para contornar essa questão, muitos perfis colam os links mais recentes na sua bio (que é a descrição localizada na página principal do seu perfil, onde os links são clicáveis) e sugerem que o leitor siga até lá para acessar o conteúdo completo ou continuar lendo.

Linkedin: A Rede Profissional

O LinkedIn é uma rede voltada para profissionais que querem compartilhar conteúdos relacionados à sua área de atuação, buscar recolocação e se relacionar com outras pessoas e empresas de áreas correlatas.

A audiência da rede é altamente qualificada e é possível identificar imediatamente os cargos e empresas de quem está interagindo com seus conteúdos.

Por essas razões, é altamente recomendado que imobiliárias mantenham um perfil atualizado e completo na rede.

O LinkedIn permite a criação de perfis para profissionais e páginas para empresas, que podem publicar conteúdos e vincular os seus sócios e colaboradores.

A rede composta pela página de sua imobiliária e equipe é uma ferramenta poderosa para distribuir conteúdos e engajar pessoas interessadas na sua área de atuação.

Vantagens e Desvantagens do Linkedin

Por que Usar o Linkedin

  • Rede profissional onde o propósito é falar sobre negócios.
  • Facilidade de segmentar públicos por atuação profissional e cargos.
  • Grupos de discussão focados e bastante úteis para divulgar conteúdos profissionais.
  • Pode ser usado como um gerador de tráfego para o seu site.

Por que Ficar de Fora do Linkedin

  • Nem todos os contatos que você fizer no LinkedIn serão proveitosos.

Dicas para Linkedin

Ao contrário das outras redes sociais analisadas neste guia, que permitem a criação de perfis “pessoais”, o LinkedIn conta apenas com perfis profissionais.

É bastante comum que os perfis de sócios e principais executivos sejam administrados como parte da estratégia de marketing das imobiliárias.

Principais orientações para construir uma presença eficiente no LinkedIn:

  1. Complete a sua página
    Pode parecer óbvio, mas muitas empresas não preenchem todas as informações de sua página oficial no LinkedIn. Segundo dados da própria rede, páginas completas recebem cerca de 30% mais visitas porque são mais fáceis de serem encontradas pelos usuários.
  2. Crie a sua rede e vincule seus consultores à página de sua imobiliária
    Para maximizar o alcance do LinkedIn, é importante que ao menos os principais consultores mantenham perfis atualizados na rede, devidamente vinculadas à página da imobiliária.
  3. Promova seus influenciadores e seja promovido por eles
    As pessoas tendem a seguir outras pessoas no LinkedIn muito mais do que empresas. Por isso é importante que consultores compartilhem, comentem e divulguem o conteúdo publicado pela página oficial da sua imobiliária.
  4. Lembre-se de que está falando com outras empresas
    Por ser uma rede exclusivamente profissional, o nível de conteúdo divulgado no LinkedIn é mais alto do que nas outras redes sociais analisadas neste guia. Lembre-se de que você estará falando, em muitos momentos, para pares que podem ser especialistas no assunto em questão.
  5. Participe de grupos de interesse
    Outro recurso útil do LinkedIn são os grupos de discussão, normalmente segmentados por tópico ou área de atuação dos membros. Eles são um recurso importante para atingir um público específico que já tem interesse no seu conteúdo.
  6. Prestigie seus pares e colegas
    Reconhecer, congratular e promover conteúdos de qualidade publicados por outras pessoas e outras imobiliárias são boas estratégias para interagir com a sua comunidade e criar vínculos.
  7. Acompanhe as métricas e saiba o que está funcionando
    As páginas para empresas e perfis profissionais do LinkedIn contam com métricas própria que ajudam a acompanhar a evolução e o perfil dos seus seguidores.

YouTube: A Rede Social dos Vídeos

Se a sua estratégia de marketing prevê a produção de vídeos originais com alguma regularidade, o YouTube é a primeira rede social para vídeos com a qual você precisa se preocupar.

Com quase 2 bilhões de usuários mensais em todo o mundo, é, de longe, a maior rede para conteúdo em vídeo.

Caso a produção de vídeos não seja uma prioridade para sua imobiliária, é importante avaliar se faz sentido criar um canal no YouTube, pois existem muitas outras plataformas para distribuir conteúdos esporádicos em vídeo ou fazer transmissões ao vivo de forma eficiente, incluindo o Facebook, Instagram e o seu próprio site, e manter um canal que não é atualizado pode gerar uma má impressão.

Caso a produção de vídeos não seja uma prioridade, é importante avaliar se faz sentido criar um canal no YouTube.

Vantagens e Desvantagens do YouTube

Por que Usar o YouTube

  • Principal rede para divulgar conteúdos em vídeo.
  • Muito útil para materiais educativos, treinamentos e conteúdos similares.
  • Pode ser utilizada como plataforma para transmissões ao vivo.
  • O YouTube é o segundo buscador mais popular da internet, atrás apenas do Google.

Por que Ficar de Fora do YouTube

  • Não produzo vídeos com regularidade.
  • Não tenho recursos para produzir vídeos de qualidade.

Dicas para YouTube

O YouTube é o melhor local para divulgar vídeos não apenas em razão da sua enorme audiência mas também porque propicia a mais rápida indexação no Google.

Para o seu conteúdo ser encontrado no buscador, o YouTube é uma opção significativamente mais eficiente que o seu próprio site.

Principais estratégias para criar um canal relevante no YouTube.

  1. Crie um canal para sua imobiliária
    O YouTube permite criar canais de usuários e canais de empresas. Prefira a segunda opção para contar com mais funcionalidade e facilitar a administração da sua conta.
  2. Crie um canal no YouTube e não um depósito de vídeos
    Um dos desafios mais comuns para um canal no YouTube é manter um ritmo consistente de postagem. Evite postar vários vídeos de uma vez e depois passar períodos longos sem subir conteúdo. Outra estratégia que raramente produz resultados é usar o seu canal para reproduzir entrevistas concedidas à TV ou conteúdo em vídeo criado para outros tipos de plataformas.
  3. Otimize os seus vídeos para o Google
    Assim como o conteúdo que você publica em seu blog, é importante que seus vídeos no YouTube sejam adequadamente indexados pelo Google. Algumas ações básicas são escolher um título relevante com as palavras chave utilizadas pela comunidade para o tema em questão, produzir uma imagem de destaque (thumbnail) chamativa e informativa para seu vídeo, além de produzir uma descrição com termos que o seu público provavelmente vai procurar.
  4. Peça para as pessoas se inscreverem no seu canal
    Uma das maneiras mais eficientes de começar a construir uma audiência no YouTube é lembrar e pedir para as pessoas se inscreverem no seu canal. Por isso até os mais bem sucedidos youtubers ainda usam a estratégia. Na medida do possível, faça o convite em todos os vídeos que postar.
  5. Lembre-se da regra dos 15 segundos
    Estudos mostram que internautas normalmente decidem se vão assistir a um vídeo até o fim nos 10 a 15 primeiros segundos. Por isso é recomendado usar vinhetas curtas e ir direto ao ponto.

Conclusão

O desafio para imobiliárias nas redes sociais é enorme.

Definir, encontrar e cativar o seu público com conteúdo relevante que gere engajamento não é uma tarefa fácil.

Dificilmente um negócio encontra uma vantagem competitiva real em todas as redes sociais.

Ao investir nas plataformas certas, a empresa reforça a mensagem sobre os públicos que ela quer alcançar, o que é um sinal de profissionalismo da marca.

Portanto, a definição do público alvo é fundamental para decidir em quais redes vamos investir.

Escolher a sua rede social vai fazer a diferença no seu negócio, portanto nossa recomendação é escolher uma e trabalhar ela muito bem.

Seus clientes usam a internet e as redes sociais para fazer pesquisas e saber mais sobre tudo.

Então, imobiliárias de todos os tamanhos devem ter uma presença em redes sociais compatível com seus objetivos, e, para isso, é necessário ter um bom planejamento.

Cada imobiliária precisa montar uma estratégia que funcione para o seu caso específico, mas o que vale para todos é que o trabalho de relacionamento tem que ser contínuo.

Fechar um novo negócio continua sendo fruto do trabalho da imobiliária que conta com a sua rede de contatos, recomendações e tem como referência a excelência do seu trabalho. O que o marketing imobiliário pode fazer é trazer mais pessoas para essa rede, de maneira mais rápida e eficiente.

Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário e criamos soluções otimizadas para atrair clientes online, realizar agendamentos de visitas e enviar lembretes por sms de forma automatizada dentro do seu site.

O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona não está apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta até a contratação e que nos permite desenvolver estratégias capazes de aumentar o número de visitantes do seu site com trafego orgânico e trafego pago.

Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing imobiliário agende aqui uma conversa com um de nossos especialistas.

@casasdelisboa

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