13/4/2021
Como Atrair Visitantes para o Site de sua Imobiliária

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado com a geração de oportunidades. Então é essencial saber como atrair visitantes para o site de sua imobiliária. Seu site é um dos espaços essenciais para atuar e gerar grandes resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz a diferença.

Como Atrair Visitantes para o Site de sua Imobiliária?

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades. Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor e estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial que você saiba como atrair visitantes para o site de sua imobiliária.

O seu próprio endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a sua imobiliária. Esse é um dos espaços para atuar na consultoria imobiliária e gerar resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz toda diferença.

Leia abaixo 11 práticas que recomendamos para aumentar o tráfego do seu site.

1. Tenha um site responsivo

Você já tentou entrar em um site, pelo celular, e desistiu por causa do design? Letras muito pequenas ou a necessidade de mexer na tela o tempo todo são alguns dos possíveis incômodos.

Para evitar perdas de oportunidades é essencial ter um site responsivo. Isso, basicamente, significa ter uma página que se modifica e se encaixa em qualquer dispositivo ou tamanho de tela.

Isso acontece graças à adaptação dos elementos web. Textos, fotos, botões e formulários se modificam de acordo com o meio de acesso do visitante, o que gera uma experiência de navegação melhor.

Se ainda estiver na dúvida sobre essa importância, preste atenção nesses números:

  • leva menos de 1 segundo para alguém formar uma opinião sobre seu site e decidir deixá-lo ou não;
  • o celular já é o modo preferencial de acesso à internet;
  • o tráfego mobile responde por 52% da navegação mundial;
  • 61% das pessoas não retornam a um site se tiverem problemas de navegação.

Se a primeira impressão é a que fica, também na web, o endereço deve transmitir credibilidade e criar algo valioso para as pessoas.

2. Invista em design

Uma forma de atrair visitantes para o site de sua imobiliária é contar com a ajuda de um layout caprichado. Ele é responsável pelo visual do endereço e também impacta a maneira como as pessoas utilizam as diversas funcionalidades de seu site.

Um design desatualizado, confuso e de difícil navegação só vai fazer com que os usuários saiam rapidamente. Por outro lado, uma versão moderna, leve e intuitiva chama a atenção e melhora os resultados.

90% da percepção de um site depende de design, então é fundamental caprichar na aparência se quiser aumentar o seu número de visitantes.

Paralelamente, você deve também se preocupar com o peso e o tempo de carregamento do site. Quase 50% dos usuários esperam que a sua página carregue em, no máximo, 3 segundos. Se demorar demais, a imobiliária perderá a visita.

Então, todo cuidado é necessário para que o design seja bonito e prático, ao mesmo tempo.

3. Você está no Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para atrair interessados em comprar imóveis. Ela gera um quadro de informações quando alguém procura sobre alguma empresa e apresenta endereço, horário de funcionamento e avaliações. Além de tudo, é possível incluir o endereço de seu website e, assim, direcionar o tráfego para lá.

De acordo com um estudo feito com 45 mil negócios, a taxa de conversão em cliques é de 5%. Como metade dos empreendimentos recebe mais de 1000 visualizações por mês, é possível ter, no mínimo, 50 novos leads.

Essas pessoas entram no site apenas porque viram este quadro de informações. Considerando que a ferramenta é gratuita e não requer grandes requisitos tecnológicos, é uma ótima oportunidade.

Para aproveitar ao máximo o recurso, preencha dados como:

  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • telefones para contato;
  • endereço do seu site.

Faça uma breve e atraente descrição da sua imobiliária. Assim, é possível conquistar o interesse de quem procura uma empresa do tipo na sua região.

4. Otimize seu site com SEO

Você sabia que a primeira posição de uma pesquisa do Google recebe 30% de todos os cliques em uma busca? Inclusive, tem 10 vezes mais chance de ser visitada que a que está na décima colocação, ainda na primeira página de resultados. Portanto, buscar um posicionamento melhor no Google permite responder à pergunta de como atrair visitantes para o site de sua imobiliária.

Para isso, é preciso usar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Mecanismos de Busca. A ideia é fazer com que o algoritmo do buscador veja você como uma alternativa adequada para os usuários que realizam certas buscas.

A metodologia inclui um conjunto com mais de 200 fatores, no entanto, alguns são mais importantes que outros. Veja quais são as ações que podem melhorar o ranking da sua imobiliária nas páginas de pesquisa:

  • desenvolvimento de um site responsivo e adequado ao mobile;
  • garantia de carregamento rápido do layout e das páginas;
  • adoção de conteúdos visuais otimizados, como boas fotos;
  • escolha e utilização das palavras-chave corretamente nas páginas;
  • uso de links internos (para dentro do site) e externos (para outros sites);
  • evitar páginas de erros e links quebrados.

Mesmo que algumas mudanças pareçam pequenas, elas fazem com que as pessoas passem mais tempo no site e demonstrem maior interesse. Isso diz ao buscador que o endereço é interessante, o que eleva as suas posições.

5. Seu site precisa ter um sitemap

O sitemap é um arquivo que mostra como é a estrutura de seu site. De forma simples, serve como um guia para o algoritmo e demonstra todos os endereços (ou URLs) existentes no seu site.

Ele não é obrigatório, mas facilita a análise e otimiza o seu posicionamento.

O processo é feito de duas maneiras. Se for publicado em WordPress, há plugins que geram automaticamente esse arquivo. Se não for, como pode ser o seu caso, basta usar um gerador online. Há vários serviços gratuitos e que criam algo bem eficiente.

Depois, basta utilizar o Google Search Console. Após encontrar o painel do seu website, faça o upload do arquivo, criado em XML, e adicionar o caminho. Em pouco tempo, esse elemento será usado para guiar os mecanismos de busca e poderá levar o seu site a ocupar uma posição mais elevada nos rankings dos buscadores.

6. Crie um blog e produza conteúdos de valor

Outro modo efetivo de como atrair visitantes para o site de sua imobiliária inclui a criação de um blog. Essa ideia se baseia no marketing de conteúdo, que busca tornar seu negócio uma autoridade em venda de casas.

A proposta é produzir conteúdos que ajudem as pessoas a reconhecer problemas e a decidir. Afinal, nem sempre um cliente em potencial está pronto para comprar um imóvel ou já se deu conta de que precisa de uma casa maior.

Cabe à imobiliária criar um fluxo de aprendizado para que a pessoa esteja cada vez mais preparada para tomar uma decisão. Isso é essencial para um funil de vendas.

Com o blog, dá para usar todo tipo de conteúdo. Há as postagens simples, bem como os conteúdos longos e aprofundados. Também há como criar infográficos, ebooks, cases de sucesso, vários tipos de questionários e assim por diante.

Em geral, as empresas com blogs têm 55% mais visitas que aquelas que não têm. Além disso, negócios cujos sites têm de 401 a 1000 páginas geram 600% mais leads que aqueles com 51 a 100 páginas.

Mais do que aumentar o seu tráfego, esse é um meio de criar oportunidades. Ao condicionar o download de um ebook gratuito ao fornecimento de um email, por exemplo, a imobiliária tem uma nova forma de contato com as pessoas, inclusive, integrando com outras ferramentas, como um CRM, para acompanhar esses relacionamentos.

7. Faça anúncios online

Embora o tráfego orgânico seja importante, não é viável depender apenas dele. Já que a intenção é ter sucesso em como atrair visitantes para o website de sua imobiliária, vale saber o que é tráfego pago e como usá-lo. Para tanto, o segredo é investir em anúncios pagos ou links patrocinados.

As principais ferramentas para essa estratégia são as plataformas de Google Ads e Facebook Ads. Trata-se de plataformas onde é possível criar campanhas com anúncios. O recurso permite definir:

  • palavras-chave de interesse;
  • palavras-chave negativas (para quem o anúncio não é mostrado);
  • tempo de veiculação dos anúncios;
  • links de interesse;
  • descrição do site;
  • gasto máximo e muito mais.

Com a campanha iniciada, o anúncio é mostrado em posições de destaque no Google, em vários sites parceiros e nas redes sociais.

O tráfego nada mais é do que a audiência do seu site, o seu fluxo de visitantes.Aliás, sem tráfego, um website, blog, canal do YouTube não tem razões para existir, já que suas ações e estratégias não teriam públicos interessados.

Além disso, um site com bom tráfego tem mais chances de conversão, público alvo mais amplo, maior engajamento e chances de vender muito mais.

Portanto, os usuários se tornam tráfego ao encontrá-lo no Google, em uma rede social, email marketing ou até mesmo colocando o endereço da empresa diretamente no navegador.

Então é fundamental para o sucesso de qualquer projeto online que existam pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer: a audiência.

Este é um dos pilares fundamentais para que você tenha visibilidade e atraia novos clientes, conquiste mais fãs, mais seguidores e mais leitores.

Em média, os anúncios pagos do Google recebem 2 de cada 3 cliques da primeira página. Além disso, o tráfego aumenta em cerca de 20%, o que leva a mais oportunidades. Com uma boa estratégia, é um recurso fantástico.

8. Invista em parcerias

Para atrair mais visitantes para o site de sua imobiliária também é interessante apostar em parcerias estratégicas, pois elas servem para unir forças, elevam a exposição de marcas e geram sinergias.

Uma das formas de fazer isso é por meio do link building. Encontre sites do mercado e sugira troca de links e indicações, para aumentar a relevância dos domínios.

Também há os sites de notícia e portais que permitem a realização de postagens patrocinadas. Com essa parceria, paga-se pelo “espaço” online e o público é direcionado para o endereço. Além de garantir mais tráfego qualificado, melhora o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Poste conteúdos em sites parceiros e permita que o parceiro poste no seu site. Para exemplificar, vamos pensar na parceria entre imobiliárias e construtoras.

No site da construtora, o empreendimento pode criar um artigo com a importância e o papel do consultor imobiliário na hora de comprar um imóvel na planta. No site da imobiliária, a construtora pode apresentar os benefícios de morar em um condomínio. Os temas se relacionam e se complementam.

9. Observe os sites concorrentes

Para saber como atrair visitantes para o site de sua imobiliária, também vale conferir o que os concorrentes estão fazendo. A ideia não é copiar o que outras empresas fazem, mas se inspirar nos acertos e evitar os erros cometidos por quem disputa o mercado.

Defina os principais competidores na sua área de atuação e busque a presença deles na internet. Veja, por exemplo, quais sites estão nas primeiras posições nas buscas. Em caso afirmativo, confira as estratégias usadas e como pode aproveitá-las de um modo ainda melhor. Se o site da sua imobiliária estiver em primeiro, planeje como manter a posição.

Não deixe de conferir outras qualidades, como as características de SEO. Você pode fazer uma “auditoria” nos endereços concorrentes. Ferramentas como o SEMrush ou o gratuito Ubersuggest são ótimas alternativas para entender onde cada competidor erra e acerta.

Não deixe de verificar a existência do blog, os assuntos abordados, as palavras-chave e o que as pessoas comentam sobre a empresa. Com esses insights, é possível otimizar o seu site.

10. Conecte com suas redes sociais

Para otimizar seu desempenho, é preciso buscar o chamado tráfego social. Ele consiste em levar as pessoas de uma rede social para o site e, assim, conquistar novas oportunidades. Para tanto, é necessário criar chamadas sociais atraentes.

Elas devem ser chamativas, despertar a curiosidade e estimular o clique. É o caso de apresentar um conteúdo do blog ou mesmo uma página dos melhores imóveis disponíveis, por exemplo.

Cada rede tem sua particularidade. O Facebook, por exemplo, conta com um botão conhecido como “Ir para o site”. Preenchê-lo, no perfil da sua página, pode aumentar a taxa de cliques em quase 3 vezes. No Instagram, 75% das pessoas terão alguma ação, como visitar o endereço de um outro perfil, em algum momento.

Capriche para criar publicações atraentes, com a frequência certa e nos horários ideais para o seu público.

11. Métricas e testes

Entender como atrair visitantes para o website de sua imobiliária não é uma tarefa feita apenas uma vez. Na verdade, sempre é possível otimizar a performance e conquistar mais oportunidades. Para tanto, é fundamental medir todos os resultados e identificar os pontos de melhoria.

É fundamental usar o Google Analytics, que é gratuito e oferece uma visão completa sobre tudo o que acontece nos websites. Ele permite avaliar vários detalhes sobre o seu público, o que ajuda a tomar decisões adequadas.

Também vale usar outras ferramentas, como um bom CRM. Com esse sistema, há como conhecer o caminho percorrido por cada lead. Ao associar isso ao comportamento no seu site ou origem do contato, é possível repetir as ações que dão certo e corrigir as que ficam abaixo do esperado.

Ao ter sucesso na tarefa de como atrair visitantes para o website de sua imobiliária, surgem novas oportunidades. Use essas dicas para chegar ao melhor desempenho e torne sua empresa ainda mais reconhecida.

Esperamos ter trazidos insights importantes para que você possa fazer uso de técnicas de atração de visitantes para o website de sua imobiliária potencializando seus resultados.

Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário e criamos estratégias digitais otimizadas para atrair clientes online para que você possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrupções para cuidar das marcações. Se quiser conversar mais sobre marketing imobiliário entre em contato com a Casas de Lisboa.

Ary Ribeiro

Engenheiro, empreendedor, especialista em Real Estate com 23 anos de experiência no mercado imobiliário
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