26/8/2020
Como Atrair Visitantes para o Website de sua Imobiliária

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades. Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor é o desempenho. Estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial saber como atrair visitantes para o website de sua imobiliária.

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades. Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor é o desempenho. Estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial saber como atrair visitantes para o website de sua imobiliária.

Afinal, o próprio endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a imobiliária. Esse é o espaço conectado para atuar na consultoria imobiliária e gerar novos resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz a diferença.

Veja 11 práticas para executar para aumentar o tráfego do seu website.

1. Tenha um site responsivo

Você já tentou entrar em um site, pelo celular, e desistiu por causa do visual? Letras muito pequenas ou a necessidade de mexer na tela o tempo todo são alguns dos possíveis incômodos.

Para evitar a perda de oportunidades, é essencial ter um site responsivo. Basicamente, significa ter uma página que se modifica e se encaixa em qualquer dispositivo ou tamanho de tela.

Isso acontece graças à adaptação dos elementos. Textos, fotos, botões e formulários se modificam de acordo com o meio de acesso do visitante, o que gera uma experiência de navegação melhor.

Se ainda estiver na dúvida sobre essa importância, preste atenção nesses números:

  • leva apenas 0,05 segundos para alguém formar uma opinião sobre seu site e decidir deixá-lo ou não;
  • o celular já é o modo preferencial de acesso à internet;
  • até o final de 2019, o tráfego móvel vai responder por 63% da navegação mundial;
  • 61% das pessoas não retornam a um site em um dispositivo móvel se tiverem problemas de navegação.

Se a primeira impressão é a que fica também na web, o endereço deve transmitir credibilidade e criar algo valioso para as pessoas.

2. Invista em um layout adequado

Uma forma de atrair visitantes para o website de uma imobiliária é com a ajuda de um layout caprichado. Ele é responsável pelo visual do endereço e também impacta a maneira como as pessoas utilizam as diversas funcionalidades de seu website.

Um layout desatualizado, confuso e de difícil navegação só vai fazer com que os usuários saiam rapidamente. Por outro lado, uma versão moderna, leve e intuitiva chama a atenção e melhora os resultados.

Como 90% da percepção sobre um site depende do design, é fundamental caprichar na aparência se quiser aumentar o número de visitantes.

Paralelamente, você deve se preocupar com o peso e o tempo de carregamento do website. Quase 50% dos usuários esperam que a sua página carregue em, no máximo, 3 segundos. Se demorar demais, a imobiliária perderá a visita. Então, todo cuidado é necessário para que o layout seja bonito e prático, ao mesmo tempo.

3. Faça o cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para atrair mais interessados para a imobiliária e para o seu website. Ela gera um quadro de informações quando alguém procura sobre uma empresa e apresenta endereço, horário de funcionamento e avaliações. Além de tudo, é possível incluir o seu website e, assim, direcionar o tráfego para lá.

De acordo com um estudo feito com 45 mil negócios, a taxa de conversão em cliques é de 5%. Como metade dos empreendimentos recebe mais de 1000 visualizações por mês, é possível ter, no mínimo, 50 novos interessados.

Essas pessoas entram no site de um negócio apenas porque viram o quadro de informações. Considerando que a ferramenta é gratuita e não requer grandes atualizações, é uma ótima oportunidade.

Para aproveitar ao máximo o recurso, preencha dados como:

  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • telefones para contato;
  • endereço do seu website.

Além disso, faça uma breve e atraente descrição da imobiliária. Assim, é possível conquistar o interesse de quem procura uma empresa do tipo na região.

4. Otimize o site com técnicas de SEO

Você sabia que a primeira posição de uma pesquisa do Google recebe 30% de todos os cliques? Inclusive, tem 10 vezes mais chance de ser visitada que a que está na décima colocação. Portanto, buscar um posicionamento melhor permite responder à pergunta de como atrair visitantes para o site da imobiliária.

Para tanto, vale usar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Mecanismos de Busca. A ideia é fazer com que o algoritmo do buscador veja você como uma alternativa adequada para os usuários que realizam certas buscas.

A metodologia inclui um conjunto com mais de 200 fatores. No entanto, alguns são mais importantes que outros. Veja quais são as ações que podem melhorar o ranking da imobiliária nas páginas de pesquisa:

  • desenvolvimento de um website responsivo e adequado ao mobile;
  • garantia de carregamento rápido do layout e das páginas;
  • adoção de conteúdos visuais otimizados, como as fotos;
  • escolha e utilização das palavras-chave corretamente nas páginas;
  • uso de links internos (para dentro do site) e externos (para outros websites);
  • evitar páginas de erros e links quebrados, entre outros.

Mesmo que algumas mudanças pareçam pequenas, elas fazem com que as pessoas passem mais tempo no site e demonstrem maior interesse. Isso diz ao buscador que o endereço é interessante, o que eleva as posições.

5. Seu website precisa ter um sitemap

O sitemap é um arquivo que mostra como é a estrutura de seu website. De forma simples, serve como um guia para o algoritmo e demonstra todos os endereços (ou URLs) existentes no seu site.

Ele não é obrigatório, mas facilita a análise e otimiza o seu posicionamento. Por causa disso, nada mais é que uma técnica avançada para melhorar o website de sua imobiliária com SEO.

O processo é feito de duas maneiras. Se for publicado em WordPress, há plugins que geram automaticamente esse arquivo. Se não for, como pode ser o seu caso, basta usar um gerador online. Há vários serviços gratuitos e que criam algo bem eficiente.

Depois, basta utilizar o Google Search Console. Após encontrar o painel do seu website, basta fazer o upload do arquivo, criado em XML, ou adicionar o caminho. Em pouco tempo, esse elemento será usado para guiar os mecanismos de busca e poderá levar o seu website a ocupar uma posição mais elevada.

6. Crie um blog e produza conteúdos

Outro modo efetivo de como atrair visitantes para o site inclui a criação de um blog. Essa ideia se baseia no marketing de conteúdo, que busca tornar o negócio uma autoridade no assunto.

A proposta é produzir conteúdos que ajudem as pessoas a reconhecer problemas e a decidir. Afinal, nem sempre um cliente em potencial está pronto para alugar um imóvel ou já se deu conta que precisa de uma casa maior. Cabe à imobiliária criar um fluxo de aprendizado para que a pessoa esteja cada vez mais preparada para tomar uma decisão. Isso é essencial para o funil de vendas.

Com o blog, dá para usar todo tipo de conteúdo. Há as postagens simples, bem como os conteúdos longos e aprofundados. Também há como criar infográficos, e-books, cases de sucesso, vários tipos de questionários e assim por diante.

Em geral, as empresas com blogs têm 55% mais visitas que aquelas que não têm. Além disso, negócios cujos sites têm de 401 a 1000 páginas geram 600% mais leads que aqueles com 51 a 100 páginas.

Mais que aumentar o tráfego, esse é um meio de criar oportunidades. Ao condicionar o download de um e-book gratuito ao fornecimento do e-mail, por exemplo, a imobiliária tem uma nova forma de contato com as pessoas. Inclusive, é possível usar ferramentas, como o CRM, para acompanhar esse relacionamento.

7. Faça anúncios pagos

Embora o orgânico seja importante, não é viável depender apenas dele. Já que a intenção é ter sucesso em como atrair visitantes para o website de sua imobiliária, vale saber o que é tráfego pago e usá-lo. Para tanto, o truque é investir nos anúncios pagos ou links patrocinados.

As principais ferramentas para essa estratégia é o Google Ads e o Facebook Ads. Trata-se de plataformas onde é possível configurar as campanhas. O recurso permite definir:

  • palavras-chave de interesse;
  • palavras-chave negativas (para quem o anúncio não é mostrado);
  • tempo de veiculação dos anúncios;
  • links de interesse;
  • descrição do site;
  • gasto máximo e mais.

Com a campanha iniciada, o anúncio é mostrado em posições de destaque, em vários portais parceiros e nas redes sociais do Instagram e Facebook.

O tráfego nada mais é do que a audiência do seu site, o seu fluxo de visitantes.Aliás, sem tráfego, um website, blog, canal do YouTube não tem razões para existir, já que suas ações e estratégias não teriam um público interessado.

Além disso, um site com bom tráfego tem mais chances de conversão, público alvo mais amplo, maior engajamento e chances de vender muito mais.

Portanto, os usuários se tornam tráfego de um website ao encontrá-lo no Google, em uma rede social, e-mail marketing ou até mesmo colocando o endereço da empresa diretamente no navegador.

Então é fundamental para o sucesso de qualquer projeto online que existam pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer: a audiência que o seu website tem.

Este é um dos pilares fundamentais para que você tenha visibilidade e atraia novos clientes, conquiste mais fãs, mais seguidores e mais leitores.

Em média, os anúncios pagos do Google recebem 2 de cada 3 cliques da primeira página. Além disso, o tráfego aumenta em cerca de 20%, o que leva a mais oportunidades obtidas. Com uma boa estratégia, é um recurso com grande potencial.

8. Invista em parcerias

Para atrair mais visitantes para o website de sua imobiliária, também é interessante apostar em parcerias estratégicas. Elas servem para unir forças, elevam a exposição de marca e podem gerar resultados melhores.

Um dos jeitos de fazer isso é por meio do link building. Encontre sites do mercado de imóveis e sugira a troca de links e indicações, para aumentar a relevância do próprio domínio.

Também há os sites de notícia e portais que permitem a realização de posts patrocinados. Com essa parceria, paga-se pelo “espaço” online e o público é direcionado para o endereço. Além de garantir mais tráfego qualificado, é algo que melhora o posicionamento nos mecanismos de busca.

Além disso, há a estratégia conhecida como guest posting. A ideia é postar um conteúdo em um parceiro e permitir que o parceiro poste no site da sua imobiliária. Para exemplificar, vamos pensar na parceria entre a imobiliária e uma construtora.

No da construtora, o empreendimento pode criar um artigo com a importância e o papel do consultor imobiliário na hora de comprar um imóvel na planta. No site da imobiliária, a construtora pode apresentar os benefícios de morar em um condomínio. Os temas se relacionam e se complementam.

9. Observe os websites da concorrência

Para saber como atrair visitantes para o site da sua imobiliária, também vale conferir o que os concorrentes estão fazendo. A ideia não é copiar o que outras empresas fazem, mas se inspirar nos acertos e evitar os erros cometidos por quem disputa o mercado.

Defina os principais competidores da área de atuação e busque a presença deles na internet. Veja, por exemplo, se um dos websites está em primeiro nas buscas. Em caso afirmativo, confira as estratégias usadas e como pode aproveitá-las de um modo ainda melhor. Se o website da sua imobiliária estiver em primeiro, planeje como manter a posição.

Não deixe de conferir outras qualidades, como as características de SEO. Você pode fazer uma “auditoria” nos endereços concorrentes. Ferramentas como o SEMrush ou o gratuito Ubersuggest são ótimas alternativas para entender onde cada competidor erra e acerta.

Não deixe de verificar a existência do blog, os assuntos abordados, as palavras-chave e o que as pessoas comentam sobre o endereço. Com esses insights, é possível otimizar o seu website.

10. Crie chamadas nas redes sociais

Para otimizar o desempenho, é preciso buscar o chamado tráfego social. Ele consiste em levar as pessoas de uma rede social para o website e, assim, conquistar novas oportunidades. Para tanto, é necessário criar chamadas sociais atraentes.

Elas devem ser atraentes, despertar a curiosidade e estimular o clique. É o caso de apresentar um conteúdo do blog ou mesmo uma página de imóveis disponíveis, por exemplo.

Cada rede tem suas particularidades, como o Twitter que tem um limite de 280 caracteres. Já o Instagram se dá melhor com links na função Stories, enquanto o Facebook precisa de chamadas menores.

O Facebook, inclusive, conta com uma ferramenta conhecida como “Ir para o site”. Preenchê-la, no perfil da página, pode aumentar a taxa de cliques em quase 3 vezes. No Instagram, 75% das pessoas terão alguma ação, como visitar o endereço de uma propaganda, em algum momento.

Então, capriche para criar publicações atraentes, com a frequência certa e nos horários ideais para o público de cada serviço.

11. Meça os resultados e faça melhorias

Entender como atrair visitantes para o website da sua imobiliária não é uma tarefa feita apenas uma vez. Na verdade, sempre é possível otimizar a performance e conquistar mais oportunidades. Para tanto, é fundamental medir todos os resultados e identificar os pontos de melhoria.

É fundamental usar o Google Analytics, que é gratuito e oferece uma visão completa sobre tudo o que acontece no website. Ele permite avaliar vários detalhes sobre o seu público, o que ajuda a tomar decisões adequadas.

Também vale usar outras ferramentas, como um bom CRM. Com esse sistema, há como conhecer o caminho percorrido por cada oportunidade. Ao associar isso ao comportamento no website ou origem do contato, é possível repetir as ações que dão certo e corrigir as que ficam abaixo do esperado.

Ao ter sucesso na tarefa de como atrair visitantes para o website da sua imobiliária, surgem novas oportunidades. Use essas dicas para chegar ao melhor desempenho e torne a empresa ainda mais reconhecida.

Esperamos ter trazidos insights importantes para que você possa fazer uso de técnicas de atração de visitantes para o website de sua imobiliária potencializando seus resultados.

Quer conversar mais sobre marketing digital para o mercado imobiliário? Entre em contato com a Casas de Lisboa.

Ary Ribeiro

Engenheiro, empreendedor, especialista em Real Estate com 23 anos de experiência no mercado imobiliário
Leia mais
Você também pode se interessar por estes artigos
Marketing Digital
Branding Imobiliário

Marketing Digital

Branding imobiliário é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações de marketing que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Marketing Digital
Como Otimizar Vendas Através de um Website Imobiliário

Marketing Digital

Se você já investe em marketing digital e já percebeu a necessidade de otimizar vendas através de um website imobiliário saiba que atualmente ter um website é apenas metade do jogo da internet. A outra metade que você precisa saber é como atrair público para o seu website.
Marketing Digital
Consultoria de SEO para Empresas Imobiliárias

Marketing Digital

Se você já investe em tráfego pago e já percebeu a necessidade de contratar uma consultoria de SEO para sua empresa imobiliária para melhorar suas buscas orgânicas no Google saiba que atualmente ter um website é apenas metade do jogo da internet. A outra metade? Atrair público para seu website.
Marketing Digital
Como Usar o Marketing de Conteúdo no Imobiliário

Marketing Digital

Embora muita gente utilize as redes sociais apenas de forma recreativa, elas também podem ser excelentes ferramentas das empresas para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Veja aqui como usar o marketing de conteúdo para ter melhores resultados no mercado imobiliário.
Mantenha-se atualizado com nossas novidades!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.