O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades. Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor é o desempenho. Estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial saber como atrair visitantes para o website de sua imobiliária.
O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades. Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor é o desempenho. Estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial saber como atrair visitantes para o website de sua imobiliária.
Afinal, o próprio endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a imobiliária. Esse é o espaço conectado para atuar na consultoria imobiliária e gerar novos resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz a diferença.
Veja 11 práticas para executar para aumentar o tráfego do seu website.
Você já tentou entrar em um site, pelo celular, e desistiu por causa do visual? Letras muito pequenas ou a necessidade de mexer na tela o tempo todo são alguns dos possíveis incômodos.
Para evitar a perda de oportunidades, é essencial ter um site responsivo. Basicamente, significa ter uma página que se modifica e se encaixa em qualquer dispositivo ou tamanho de tela.
Isso acontece graças à adaptação dos elementos. Textos, fotos, botões e formulários se modificam de acordo com o meio de acesso do visitante, o que gera uma experiência de navegação melhor.
Se ainda estiver na dúvida sobre essa importância, preste atenção nesses números:
Se a primeira impressão é a que fica também na web, o endereço deve transmitir credibilidade e criar algo valioso para as pessoas.
Uma forma de atrair visitantes para o website de uma imobiliária é com a ajuda de um layout caprichado. Ele é responsável pelo visual do endereço e também impacta a maneira como as pessoas utilizam as diversas funcionalidades de seu website.
Um layout desatualizado, confuso e de difícil navegação só vai fazer com que os usuários saiam rapidamente. Por outro lado, uma versão moderna, leve e intuitiva chama a atenção e melhora os resultados.
Como 90% da percepção sobre um site depende do design, é fundamental caprichar na aparência se quiser aumentar o número de visitantes.
Paralelamente, você deve se preocupar com o peso e o tempo de carregamento do website. Quase 50% dos usuários esperam que a sua página carregue em, no máximo, 3 segundos. Se demorar demais, a imobiliária perderá a visita. Então, todo cuidado é necessário para que o layout seja bonito e prático, ao mesmo tempo.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para atrair mais interessados para a imobiliária e para o seu website. Ela gera um quadro de informações quando alguém procura sobre uma empresa e apresenta endereço, horário de funcionamento e avaliações. Além de tudo, é possível incluir o seu website e, assim, direcionar o tráfego para lá.
De acordo com um estudo feito com 45 mil negócios, a taxa de conversão em cliques é de 5%. Como metade dos empreendimentos recebe mais de 1000 visualizações por mês, é possível ter, no mínimo, 50 novos interessados.
Essas pessoas entram no site de um negócio apenas porque viram o quadro de informações. Considerando que a ferramenta é gratuita e não requer grandes atualizações, é uma ótima oportunidade.
Para aproveitar ao máximo o recurso, preencha dados como:
Além disso, faça uma breve e atraente descrição da imobiliária. Assim, é possível conquistar o interesse de quem procura uma empresa do tipo na região.
Você sabia que a primeira posição de uma pesquisa do Google recebe 30% de todos os cliques? Inclusive, tem 10 vezes mais chance de ser visitada que a que está na décima colocação. Portanto, buscar um posicionamento melhor permite responder à pergunta de como atrair visitantes para o site da imobiliária.
Para tanto, vale usar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Mecanismos de Busca. A ideia é fazer com que o algoritmo do buscador veja você como uma alternativa adequada para os usuários que realizam certas buscas.
A metodologia inclui um conjunto com mais de 200 fatores. No entanto, alguns são mais importantes que outros. Veja quais são as ações que podem melhorar o ranking da imobiliária nas páginas de pesquisa:
Mesmo que algumas mudanças pareçam pequenas, elas fazem com que as pessoas passem mais tempo no site e demonstrem maior interesse. Isso diz ao buscador que o endereço é interessante, o que eleva as posições.
O sitemap é um arquivo que mostra como é a estrutura de seu website. De forma simples, serve como um guia para o algoritmo e demonstra todos os endereços (ou URLs) existentes no seu site.
Ele não é obrigatório, mas facilita a análise e otimiza o seu posicionamento. Por causa disso, nada mais é que uma técnica avançada para melhorar o website de sua imobiliária com SEO.
O processo é feito de duas maneiras. Se for publicado em WordPress, há plugins que geram automaticamente esse arquivo. Se não for, como pode ser o seu caso, basta usar um gerador online. Há vários serviços gratuitos e que criam algo bem eficiente.
Depois, basta utilizar o Google Search Console. Após encontrar o painel do seu website, basta fazer o upload do arquivo, criado em XML, ou adicionar o caminho. Em pouco tempo, esse elemento será usado para guiar os mecanismos de busca e poderá levar o seu website a ocupar uma posição mais elevada.
Outro modo efetivo de como atrair visitantes para o site inclui a criação de um blog. Essa ideia se baseia no marketing de conteúdo, que busca tornar o negócio uma autoridade no assunto.
A proposta é produzir conteúdos que ajudem as pessoas a reconhecer problemas e a decidir. Afinal, nem sempre um cliente em potencial está pronto para alugar um imóvel ou já se deu conta que precisa de uma casa maior. Cabe à imobiliária criar um fluxo de aprendizado para que a pessoa esteja cada vez mais preparada para tomar uma decisão. Isso é essencial para o funil de vendas.
Com o blog, dá para usar todo tipo de conteúdo. Há as postagens simples, bem como os conteúdos longos e aprofundados. Também há como criar infográficos, e-books, cases de sucesso, vários tipos de questionários e assim por diante.
Em geral, as empresas com blogs têm 55% mais visitas que aquelas que não têm. Além disso, negócios cujos sites têm de 401 a 1000 páginas geram 600% mais leads que aqueles com 51 a 100 páginas.
Mais que aumentar o tráfego, esse é um meio de criar oportunidades. Ao condicionar o download de um e-book gratuito ao fornecimento do e-mail, por exemplo, a imobiliária tem uma nova forma de contato com as pessoas. Inclusive, é possível usar ferramentas, como o CRM, para acompanhar esse relacionamento.
Embora o orgânico seja importante, não é viável depender apenas dele. Já que a intenção é ter sucesso em como atrair visitantes para o website de sua imobiliária, vale saber o que é tráfego pago e usá-lo. Para tanto, o truque é investir nos anúncios pagos ou links patrocinados.
As principais ferramentas para essa estratégia é o Google Ads e o Facebook Ads. Trata-se de plataformas onde é possível configurar as campanhas. O recurso permite definir:
Com a campanha iniciada, o anúncio é mostrado em posições de destaque, em vários portais parceiros e nas redes sociais do Instagram e Facebook.
O tráfego nada mais é do que a audiência do seu site, o seu fluxo de visitantes.Aliás, sem tráfego, um website, blog, canal do YouTube não tem razões para existir, já que suas ações e estratégias não teriam um público interessado.
Além disso, um site com bom tráfego tem mais chances de conversão, público alvo mais amplo, maior engajamento e chances de vender muito mais.
Portanto, os usuários se tornam tráfego de um website ao encontrá-lo no Google, em uma rede social, e-mail marketing ou até mesmo colocando o endereço da empresa diretamente no navegador.
Então é fundamental para o sucesso de qualquer projeto online que existam pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer: a audiência que o seu website tem.
Este é um dos pilares fundamentais para que você tenha visibilidade e atraia novos clientes, conquiste mais fãs, mais seguidores e mais leitores.
Em média, os anúncios pagos do Google recebem 2 de cada 3 cliques da primeira página. Além disso, o tráfego aumenta em cerca de 20%, o que leva a mais oportunidades obtidas. Com uma boa estratégia, é um recurso com grande potencial.
Para atrair mais visitantes para o website de sua imobiliária, também é interessante apostar em parcerias estratégicas. Elas servem para unir forças, elevam a exposição de marca e podem gerar resultados melhores.
Um dos jeitos de fazer isso é por meio do link building. Encontre sites do mercado de imóveis e sugira a troca de links e indicações, para aumentar a relevância do próprio domínio.
Também há os sites de notícia e portais que permitem a realização de posts patrocinados. Com essa parceria, paga-se pelo “espaço” online e o público é direcionado para o endereço. Além de garantir mais tráfego qualificado, é algo que melhora o posicionamento nos mecanismos de busca.
Além disso, há a estratégia conhecida como guest posting. A ideia é postar um conteúdo em um parceiro e permitir que o parceiro poste no site da sua imobiliária. Para exemplificar, vamos pensar na parceria entre a imobiliária e uma construtora.
No da construtora, o empreendimento pode criar um artigo com a importância e o papel do consultor imobiliário na hora de comprar um imóvel na planta. No site da imobiliária, a construtora pode apresentar os benefícios de morar em um condomínio. Os temas se relacionam e se complementam.
Para saber como atrair visitantes para o site da sua imobiliária, também vale conferir o que os concorrentes estão fazendo. A ideia não é copiar o que outras empresas fazem, mas se inspirar nos acertos e evitar os erros cometidos por quem disputa o mercado.
Defina os principais competidores da área de atuação e busque a presença deles na internet. Veja, por exemplo, se um dos websites está em primeiro nas buscas. Em caso afirmativo, confira as estratégias usadas e como pode aproveitá-las de um modo ainda melhor. Se o website da sua imobiliária estiver em primeiro, planeje como manter a posição.
Não deixe de conferir outras qualidades, como as características de SEO. Você pode fazer uma “auditoria” nos endereços concorrentes. Ferramentas como o SEMrush ou o gratuito Ubersuggest são ótimas alternativas para entender onde cada competidor erra e acerta.
Não deixe de verificar a existência do blog, os assuntos abordados, as palavras-chave e o que as pessoas comentam sobre o endereço. Com esses insights, é possível otimizar o seu website.
Para otimizar o desempenho, é preciso buscar o chamado tráfego social. Ele consiste em levar as pessoas de uma rede social para o website e, assim, conquistar novas oportunidades. Para tanto, é necessário criar chamadas sociais atraentes.
Elas devem ser atraentes, despertar a curiosidade e estimular o clique. É o caso de apresentar um conteúdo do blog ou mesmo uma página de imóveis disponíveis, por exemplo.
Cada rede tem suas particularidades, como o Twitter que tem um limite de 280 caracteres. Já o Instagram se dá melhor com links na função Stories, enquanto o Facebook precisa de chamadas menores.
O Facebook, inclusive, conta com uma ferramenta conhecida como “Ir para o site”. Preenchê-la, no perfil da página, pode aumentar a taxa de cliques em quase 3 vezes. No Instagram, 75% das pessoas terão alguma ação, como visitar o endereço de uma propaganda, em algum momento.
Então, capriche para criar publicações atraentes, com a frequência certa e nos horários ideais para o público de cada serviço.
Entender como atrair visitantes para o website da sua imobiliária não é uma tarefa feita apenas uma vez. Na verdade, sempre é possível otimizar a performance e conquistar mais oportunidades. Para tanto, é fundamental medir todos os resultados e identificar os pontos de melhoria.
É fundamental usar o Google Analytics, que é gratuito e oferece uma visão completa sobre tudo o que acontece no website. Ele permite avaliar vários detalhes sobre o seu público, o que ajuda a tomar decisões adequadas.
Também vale usar outras ferramentas, como um bom CRM. Com esse sistema, há como conhecer o caminho percorrido por cada oportunidade. Ao associar isso ao comportamento no website ou origem do contato, é possível repetir as ações que dão certo e corrigir as que ficam abaixo do esperado.
Ao ter sucesso na tarefa de como atrair visitantes para o website da sua imobiliária, surgem novas oportunidades. Use essas dicas para chegar ao melhor desempenho e torne a empresa ainda mais reconhecida.
Esperamos ter trazidos insights importantes para que você possa fazer uso de técnicas de atração de visitantes para o website de sua imobiliária potencializando seus resultados.
Quer conversar mais sobre marketing digital para o mercado imobiliário? Entre em contato com a Casas de Lisboa.
Ary Ribeiro
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