O sucesso no mercado imobiliário está relacionado com a geração de oportunidades. Quanto mais chances você tiver de fechar negócio, melhor e estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial que você saiba como atrair visitantes para o site de sua imobiliária pois o seu endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a sua imobiliária. Portanto, usá-lo corretamente faz toda diferença.
O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades.
Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor.
Estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial que você saiba como atrair visitantes para o site de sua imobiliária pois o seu endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a sua imobiliária.
Esse é um dos espaços para atuar na consultoria imobiliária e gerar resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz toda diferença.
Trabalhamos com empresas do mercado imobiliário há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a contratação de uma imobiliária ou compra de um imóvel e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing imobiliário focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.
Leia abaixo 11 práticas que recomendamos para aumentar o tráfego do seu site.
Você já tentou entrar em um site, pelo celular, e desistiu por causa do design?
Letras muito pequenas ou a necessidade de mexer na tela o tempo todo são alguns dos possíveis incômodos.
Para evitar perdas de oportunidades é essencial ter um site responsivo.
Isso, basicamente, significa ter uma página que se modifica e se encaixa em qualquer dispositivo ou tamanho de tela.
Isso acontece graças à adaptação dos elementos web.
Textos, fotos, botões e formulários se modificam de acordo com o meio de acesso do visitante, o que gera uma experiência de navegação melhor.
Se ainda estiver na dúvida sobre essa importância, preste atenção nesses números:
Se a primeira impressão é a que fica, também na web, o endereço deve transmitir credibilidade e criar algo valioso para as pessoas.
Uma forma de atrair visitantes para o site de sua imobiliária é contar com a ajuda de um layout caprichado.
Ele é responsável pelo visual do endereço e também impacta a maneira como as pessoas utilizam as diversas funcionalidades de seu site.
Um design desatualizado, confuso e de difícil navegação só vai fazer com que os usuários saiam rapidamente.
Por outro lado, uma versão moderna, leve e intuitiva chama a atenção e melhora os resultados.
90% da percepção de um site depende de design, então é fundamental caprichar na aparência se quiser aumentar o seu número de visitantes.
Paralelamente, você deve também se preocupar com o peso e o tempo de carregamento do site pois quase 50% dos usuários esperam que a sua página carregue em, no máximo, 3 segundos. Se demorar demais, a imobiliária perderá a visita.
Então, todo cuidado é necessário para que o design seja bonito e prático, ao mesmo tempo.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para atrair interessados em comprar imóveis.
Ela gera um quadro de informações quando alguém procura sobre alguma empresa e apresenta endereço, horário de funcionamento e avaliações.
Além de tudo, é possível incluir o endereço de seu website e, assim, direcionar o tráfego para lá.
De acordo com um estudo feito com 45 mil negócios, a taxa de conversão em cliques é de 5%.
Como metade dos empreendimentos recebe mais de 1.000 visualizações por mês, é possível ter, no mínimo, 50 novos leads.
Essas pessoas entram no site apenas porque viram este quadro de informações. Considerando que a ferramenta é gratuita e não requer grandes requisitos tecnológicos, é uma ótima oportunidade.
Para aproveitar ao máximo o recurso, preencha dados como:
Faça uma breve e atraente descrição da sua imobiliária.
Assim, é possível conquistar o interesse de quem procura uma empresa do tipo na sua região.
Você sabia que a primeira posição de uma pesquisa do Google recebe 30% de todos os cliques em uma busca?
Inclusive, tem 10 vezes mais chance de ser visitada que a que está na décima colocação, ainda na primeira página de resultados. Portanto, buscar um posicionamento melhor no Google permite responder à pergunta de como atrair visitantes para o site de sua imobiliária.
Para isso, é preciso usar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Mecanismos de Busca.
A ideia é fazer com que o algoritmo do buscador veja você como uma alternativa adequada para os usuários que realizam certas buscas.
A metodologia inclui um conjunto com mais de 200 fatores, no entanto, alguns são mais importantes que outros.
Veja quais são as ações que podem melhorar o ranking da sua imobiliária nas páginas de pesquisa:
Mesmo que algumas mudanças pareçam pequenas, elas fazem com que as pessoas passem mais tempo no site e demonstrem maior interesse. Isso diz ao buscador que o endereço é interessante, o que eleva as suas posições.
O sitemap é um arquivo que mostra como é a estrutura de seu site.
De forma simples, serve como um guia para o algoritmo e demonstra todos os endereços (ou URLs) existentes no seu site.
Ele não é obrigatório, mas facilita a análise e otimiza o seu posicionamento.
O processo é feito de duas maneiras.
Se for publicado em WordPress, há plugins que geram automaticamente esse arquivo.
Se não for, como pode ser o seu caso, basta usar um gerador online.
Há vários serviços gratuitos e que criam algo bem eficiente.
Depois, basta utilizar o Google Search Console.
Após encontrar o painel do seu website, faça o upload do arquivo, criado em XML, e adicione o caminho.
Em pouco tempo, esse elemento será usado para guiar os mecanismos de busca e poderá levar o seu site a ocupar uma posição mais elevada nos rankings dos buscadores.
Outro modo efetivo de atrair visitantes para o site de sua imobiliária inclui a criação de um blog.
Essa ideia se baseia no marketing de conteúdo, que busca tornar seu negócio uma autoridade em venda de casas.
A proposta é produzir conteúdos que ajudem as pessoas a reconhecer problemas e a decidir.
Afinal, nem sempre um cliente em potencial está pronto para comprar um imóvel ou já se deu conta de que precisa de uma casa maior.
Cabe à imobiliária criar um fluxo de aprendizado para que a pessoa esteja cada vez mais preparada para tomar uma decisão.
Isso é essencial para um funil de vendas.
Com o blog, dá para usar todo tipo de conteúdo.
Há as postagens simples, bem como os conteúdos longos e aprofundados.
Também há como criar infográficos, ebooks, cases de sucesso, vários tipos de questionários e assim por diante.
Em geral, as empresas com blogs têm 55% mais visitas que aquelas que não têm.
Além disso, negócios cujos sites têm de 401 a 1000 páginas geram 600% mais leads que aqueles com 51 a 100 páginas.
Mais do que aumentar o seu tráfego, esse é um meio de criar oportunidades.
Ao condicionar o download de um ebook gratuito ao fornecimento de um email, por exemplo, a imobiliária tem uma nova forma de contato com as pessoas, inclusive, integrando com outras ferramentas, como um CRM, para acompanhar esses relacionamentos.
Embora o tráfego orgânico seja importante, não é viável depender apenas dele.
Já que a intenção é ter sucesso em atrair visitantes para o website de sua imobiliária, vale saber o que é tráfego pago e como usá-lo.
Para tanto, o segredo é investir em anúncios pagos ou links patrocinados.
As principais ferramentas para essa estratégia são as plataformas de Google Ads e Facebook Ads.
Trata-se de plataformas onde é possível criar campanhas com anúncios.
O recurso permite definir:
Com a campanha iniciada, o anúncio é mostrado em posições de destaque no Google, em vários sites parceiros e nas redes sociais.
O tráfego nada mais é do que a audiência do seu site, o seu fluxo de visitantes.
Aliás, sem tráfego, um website, blog, canal do YouTube não tem razões para existir, já que suas ações e estratégias não teriam públicos interessados.
Além disso, um site com bom tráfego tem mais chances de conversão, público alvo mais amplo, maior engajamento e chances de vender muito mais.
Portanto, os usuários se tornam tráfego ao encontrá-lo no Google, em uma rede social, email marketing ou até mesmo colocando o endereço da empresa diretamente no navegador.
Então é fundamental para o sucesso de qualquer projeto online que existam pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer: a audiência.
Este é um dos pilares fundamentais para que você tenha visibilidade e atraia novos clientes, conquiste mais fãs, mais seguidores e mais leitores.
Em média, os anúncios pagos do Google recebem 2 de cada 3 cliques da primeira página. Além disso, o tráfego aumenta em cerca de 20%, o que leva a mais oportunidades.
Com uma boa estratégia, é um recurso fantástico.
Para atrair mais visitantes para o site de sua imobiliária também é interessante apostar em parcerias estratégicas, pois elas servem para unir forças, elevam a exposição de marcas e geram sinergias.
Uma das formas de fazer isso é por meio do link building.
Encontre sites do mercado e sugira troca de links e indicações, para aumentar a relevância dos domínios.
Também há os sites de notícia e portais que permitem a realização de postagens patrocinadas.
Com essa parceria, paga-se pelo “espaço” online e o público é direcionado para o endereço.
Além de garantir mais tráfego qualificado, melhora o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Poste conteúdos em sites parceiros e permita que o parceiro poste no seu site.
Para exemplificar, vamos pensar na parceria entre imobiliárias e construtoras.
No site da construtora, o empreendimento pode criar um artigo com a importância e o papel do consultor imobiliário na hora de comprar um imóvel na planta e no site da imobiliária, a construtora pode apresentar os benefícios de morar em um condomínio. Os temas se relacionam e se complementam.
Para saber como atrair visitantes para o site de sua imobiliária, também vale conferir o que os concorrentes estão fazendo.
A ideia não é copiar o que outras empresas fazem, mas se inspirar nos acertos e evitar os erros cometidos por quem disputa o mercado.
Defina os principais competidores na sua área de atuação e busque a presença deles na internet.
Veja, por exemplo, quais sites estão nas primeiras posições nas buscas.
Em caso afirmativo, confira as estratégias usadas e como pode aproveitá-las de um modo ainda melhor.
Se o site da sua imobiliária estiver em primeiro, planeje como manter a posição.
Não deixe de conferir outras qualidades, como as características de SEO.
Você pode fazer uma “auditoria” nos endereços concorrentes.
Ferramentas como o SEMrush ou o gratuito Ubersuggest são ótimas alternativas para entender onde cada competidor erra e acerta.
Não deixe de verificar a existência do blog, os assuntos abordados, as palavras chave e o que as pessoas comentam sobre a empresa.
Com esses insights, é possível otimizar muito o seu site.
Para otimizar seu desempenho, é preciso buscar o chamado tráfego social que consiste em levar as pessoas de uma rede social para o site e, assim, conquistar novas oportunidades. Para tanto, é necessário criar chamadas sociais atraentes.
Elas devem ser chamativas, despertar a curiosidade e estimular o clique.
É o caso de apresentar um conteúdo do blog ou mesmo uma página dos melhores imóveis disponíveis, por exemplo.
Cada rede tem sua particularidade.
O Facebook, por exemplo, conta com um botão conhecido como “Ir para o site”.
Preenchê-lo, no perfil da sua página, pode aumentar a taxa de cliques em quase 3 vezes.
No Instagram, 75% das pessoas terão alguma ação, como visitar o endereço de um outro perfil, em algum momento.
Capriche para criar publicações atraentes, com a frequência certa e nos horários ideais para o seu público.
Entender como atrair visitantes para o website de sua imobiliária não é uma tarefa feita apenas uma vez.
Na verdade, sempre é possível otimizar a performance e conquistar mais oportunidades.
Para tanto, é fundamental medir todos os resultados e identificar os pontos de melhoria.
É fundamental usar o Google Analytics, que é gratuito e oferece uma visão completa sobre tudo o que acontece nos websites.
Ele permite avaliar vários detalhes sobre o seu público, o que ajuda a tomar decisões adequadas.
Também vale usar outras ferramentas, como um bom CRM.
Com esse sistema, há como conhecer o caminho percorrido por cada lead.
Ao associar isso ao comportamento no seu site ou origem do contato, é possível repetir as ações que dão certo e corrigir as que ficam abaixo do esperado.
Ao ter sucesso na tarefa de atrair visitantes para o website de sua imobiliária, surgem novas oportunidades.
Use essas dicas para chegar ao melhor desempenho e torne sua imobiliária ainda mais reconhecida.
Esperamos ter trazidos insights importantes para que você possa fazer uso de técnicas de atração de visitantes para o website de sua imobiliária potencializando seus resultados.
Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário e criamos estratégias digitais otimizadas para atrair clientes online.
O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona não está apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta até a contratação e que nos permite desenvolver estratégias capazes de aumentar o número de visitantes do seu site com trafego orgânico e trafego pago.
Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing imobiliário entre em contato com um de nossos especialistas.
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