20/10/2023

Como Atrair Visitantes para o Site de sua Imobiliária

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado com a geração de oportunidades. Quanto mais chances você tiver de fechar negócio, melhor e estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial que você saiba como atrair visitantes para o site de sua imobiliária pois o seu endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a sua imobiliária. Portanto, usá-lo corretamente faz toda diferença.

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades.

Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor.

Estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial que você saiba como atrair visitantes para o site de sua imobiliária pois o seu endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a sua imobiliária.

Esse é um dos espaços para atuar na consultoria imobiliária e gerar resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz toda diferença.

Trabalhamos com empresas do mercado imobiliário há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a contratação de uma imobiliária ou compra de um imóvel e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing imobiliário focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.

Leia abaixo 11 práticas que recomendamos para aumentar o tráfego do seu site.

1. Tenha um site responsivo

Você já tentou entrar em um site, pelo celular, e desistiu por causa do design?

Letras muito pequenas ou a necessidade de mexer na tela o tempo todo são alguns dos possíveis incômodos.

Para evitar perdas de oportunidades é essencial ter um site responsivo.

Isso, basicamente, significa ter uma página que se modifica e se encaixa em qualquer dispositivo ou tamanho de tela.

Isso acontece graças à adaptação dos elementos web.

Textos, fotos, botões e formulários se modificam de acordo com o meio de acesso do visitante, o que gera uma experiência de navegação melhor.

Se ainda estiver na dúvida sobre essa importância, preste atenção nesses números:

  • leva menos de 1 segundo para alguém formar uma opinião sobre seu site e decidir deixá-lo ou não;
  • o celular já é o modo preferencial de acesso à internet;
  • o tráfego mobile responde por 52% da navegação mundial;
  • 61% das pessoas não retornam a um site se tiverem problemas de navegação.

Se a primeira impressão é a que fica, também na web, o endereço deve transmitir credibilidade e criar algo valioso para as pessoas.

2. Invista em design

Uma forma de atrair visitantes para o site de sua imobiliária é contar com a ajuda de um layout caprichado.

Ele é responsável pelo visual do endereço e também impacta a maneira como as pessoas utilizam as diversas funcionalidades de seu site.

Um design desatualizado, confuso e de difícil navegação só vai fazer com que os usuários saiam rapidamente.

Por outro lado, uma versão moderna, leve e intuitiva chama a atenção e melhora os resultados.

90% da percepção de um site depende de design, então é fundamental caprichar na aparência se quiser aumentar o seu número de visitantes.

Paralelamente, você deve também se preocupar com o peso e o tempo de carregamento do site pois quase 50% dos usuários esperam que a sua página carregue em, no máximo, 3 segundos. Se demorar demais, a imobiliária perderá a visita.

Então, todo cuidado é necessário para que o design seja bonito e prático, ao mesmo tempo.

3. Você está no Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para atrair interessados em comprar imóveis.

Ela gera um quadro de informações quando alguém procura sobre alguma empresa e apresenta endereço, horário de funcionamento e avaliações.

Além de tudo, é possível incluir o endereço de seu website e, assim, direcionar o tráfego para lá.

De acordo com um estudo feito com 45 mil negócios, a taxa de conversão em cliques é de 5%.

Como metade dos empreendimentos recebe mais de 1.000 visualizações por mês, é possível ter, no mínimo, 50 novos leads.

Essas pessoas entram no site apenas porque viram este quadro de informações. Considerando que a ferramenta é gratuita e não requer grandes requisitos tecnológicos, é uma ótima oportunidade.

Para aproveitar ao máximo o recurso, preencha dados como:

  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • telefones para contato;
  • endereço do seu site.

Faça uma breve e atraente descrição da sua imobiliária.

Assim, é possível conquistar o interesse de quem procura uma empresa do tipo na sua região.

4. Otimize seu site com SEO

Você sabia que a primeira posição de uma pesquisa do Google recebe 30% de todos os cliques em uma busca?

Inclusive, tem 10 vezes mais chance de ser visitada que a que está na décima colocação, ainda na primeira página de resultados. Portanto, buscar um posicionamento melhor no Google permite responder à pergunta de como atrair visitantes para o site de sua imobiliária.

Para isso, é preciso usar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Mecanismos de Busca.

A ideia é fazer com que o algoritmo do buscador veja você como uma alternativa adequada para os usuários que realizam certas buscas.

A metodologia inclui um conjunto com mais de 200 fatores, no entanto, alguns são mais importantes que outros.

Veja quais são as ações que podem melhorar o ranking da sua imobiliária nas páginas de pesquisa:

  • desenvolvimento de um site responsivo e adequado ao mobile;
  • garantia de carregamento rápido do layout e das páginas;
  • adoção de conteúdos visuais otimizados, como boas fotos;
  • escolha e utilização das palavras-chave corretamente nas páginas;
  • uso de links internos (para dentro do site) e externos (para outros sites);
  • evitar páginas de erros e links quebrados.

Mesmo que algumas mudanças pareçam pequenas, elas fazem com que as pessoas passem mais tempo no site e demonstrem maior interesse. Isso diz ao buscador que o endereço é interessante, o que eleva as suas posições.

5. Seu site precisa ter um sitemap

O sitemap é um arquivo que mostra como é a estrutura de seu site.

De forma simples, serve como um guia para o algoritmo e demonstra todos os endereços (ou URLs) existentes no seu site.

Ele não é obrigatório, mas facilita a análise e otimiza o seu posicionamento.

O processo é feito de duas maneiras.

Se for publicado em WordPress, há plugins que geram automaticamente esse arquivo.

Se não for, como pode ser o seu caso, basta usar um gerador online.

Há vários serviços gratuitos e que criam algo bem eficiente.

Depois, basta utilizar o Google Search Console.

Após encontrar o painel do seu website, faça o upload do arquivo, criado em XML, e adicione o caminho.

Em pouco tempo, esse elemento será usado para guiar os mecanismos de busca e poderá levar o seu site a ocupar uma posição mais elevada nos rankings dos buscadores.

6. Crie um blog e produza conteúdos de valor

Outro modo efetivo de atrair visitantes para o site de sua imobiliária inclui a criação de um blog.

Essa ideia se baseia no marketing de conteúdo, que busca tornar seu negócio uma autoridade em venda de casas.

A proposta é produzir conteúdos que ajudem as pessoas a reconhecer problemas e a decidir.

Afinal, nem sempre um cliente em potencial está pronto para comprar um imóvel ou já se deu conta de que precisa de uma casa maior.

Cabe à imobiliária criar um fluxo de aprendizado para que a pessoa esteja cada vez mais preparada para tomar uma decisão.

Isso é essencial para um funil de vendas.

Com o blog, dá para usar todo tipo de conteúdo.

Há as postagens simples, bem como os conteúdos longos e aprofundados.

Também há como criar infográficos, ebooks, cases de sucesso, vários tipos de questionários e assim por diante.

Em geral, as empresas com blogs têm 55% mais visitas que aquelas que não têm.

Além disso, negócios cujos sites têm de 401 a 1000 páginas geram 600% mais leads que aqueles com 51 a 100 páginas.

Mais do que aumentar o seu tráfego, esse é um meio de criar oportunidades.

Ao condicionar o download de um ebook gratuito ao fornecimento de um email, por exemplo, a imobiliária tem uma nova forma de contato com as pessoas, inclusive, integrando com outras ferramentas, como um CRM, para acompanhar esses relacionamentos.

7. Faça anúncios online

Embora o tráfego orgânico seja importante, não é viável depender apenas dele.

Já que a intenção é ter sucesso em atrair visitantes para o website de sua imobiliária, vale saber o que é tráfego pago e como usá-lo.

Para tanto, o segredo é investir em anúncios pagos ou links patrocinados.

As principais ferramentas para essa estratégia são as plataformas de Google Ads e Facebook Ads.

Trata-se de plataformas onde é possível criar campanhas com anúncios.

O recurso permite definir:

  • palavras chave de interesse;
  • palavras chave negativas (para quem o anúncio não é mostrado);
  • tempo de veiculação dos anúncios;
  • links de interesse;
  • descrição do site;
  • gasto máximo e muito mais.

Com a campanha iniciada, o anúncio é mostrado em posições de destaque no Google, em vários sites parceiros e nas redes sociais.

O tráfego nada mais é do que a audiência do seu site, o seu fluxo de visitantes.

Aliás, sem tráfego, um website, blog, canal do YouTube não tem razões para existir, já que suas ações e estratégias não teriam públicos interessados.

Além disso, um site com bom tráfego tem mais chances de conversão, público alvo mais amplo, maior engajamento e chances de vender muito mais.

Portanto, os usuários se tornam tráfego ao encontrá-lo no Google, em uma rede social, email marketing ou até mesmo colocando o endereço da empresa diretamente no navegador.

Então é fundamental para o sucesso de qualquer projeto online que existam pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer: a audiência.

Este é um dos pilares fundamentais para que você tenha visibilidade e atraia novos clientes, conquiste mais fãs, mais seguidores e mais leitores.

Em média, os anúncios pagos do Google recebem 2 de cada 3 cliques da primeira página. Além disso, o tráfego aumenta em cerca de 20%, o que leva a mais oportunidades.

Com uma boa estratégia, é um recurso fantástico.

8. Invista em parcerias

Para atrair mais visitantes para o site de sua imobiliária também é interessante apostar em parcerias estratégicas, pois elas servem para unir forças, elevam a exposição de marcas e geram sinergias.

Uma das formas de fazer isso é por meio do link building.

Encontre sites do mercado e sugira troca de links e indicações, para aumentar a relevância dos domínios.

Também há os sites de notícia e portais que permitem a realização de postagens patrocinadas.

Com essa parceria, paga-se pelo “espaço” online e o público é direcionado para o endereço.

Além de garantir mais tráfego qualificado, melhora o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Poste conteúdos em sites parceiros e permita que o parceiro poste no seu site.

Para exemplificar, vamos pensar na parceria entre imobiliárias e construtoras.

No site da construtora, o empreendimento pode criar um artigo com a importância e o papel do consultor imobiliário na hora de comprar um imóvel na planta e no site da imobiliária, a construtora pode apresentar os benefícios de morar em um condomínio. Os temas se relacionam e se complementam.

9. Observe os sites concorrentes

Para saber como atrair visitantes para o site de sua imobiliária, também vale conferir o que os concorrentes estão fazendo.

A ideia não é copiar o que outras empresas fazem, mas se inspirar nos acertos e evitar os erros cometidos por quem disputa o mercado.

Defina os principais competidores na sua área de atuação e busque a presença deles na internet.

Veja, por exemplo, quais sites estão nas primeiras posições nas buscas.

Em caso afirmativo, confira as estratégias usadas e como pode aproveitá-las de um modo ainda melhor.

Se o site da sua imobiliária estiver em primeiro, planeje como manter a posição.

Não deixe de conferir outras qualidades, como as características de SEO.

Você pode fazer uma “auditoria” nos endereços concorrentes.

Ferramentas como o SEMrush ou o gratuito Ubersuggest são ótimas alternativas para entender onde cada competidor erra e acerta.

Não deixe de verificar a existência do blog, os assuntos abordados, as palavras chave e o que as pessoas comentam sobre a empresa.

Com esses insights, é possível otimizar muito o seu site.

10. Conecte com suas redes sociais

Para otimizar seu desempenho, é preciso buscar o chamado tráfego social que consiste em levar as pessoas de uma rede social para o site e, assim, conquistar novas oportunidades. Para tanto, é necessário criar chamadas sociais atraentes.

Elas devem ser chamativas, despertar a curiosidade e estimular o clique.

É o caso de apresentar um conteúdo do blog ou mesmo uma página dos melhores imóveis disponíveis, por exemplo.

Cada rede tem sua particularidade.

O Facebook, por exemplo, conta com um botão conhecido como “Ir para o site”.

Preenchê-lo, no perfil da sua página, pode aumentar a taxa de cliques em quase 3 vezes.

No Instagram, 75% das pessoas terão alguma ação, como visitar o endereço de um outro perfil, em algum momento.

Capriche para criar publicações atraentes, com a frequência certa e nos horários ideais para o seu público.

11. Métricas e testes

Entender como atrair visitantes para o website de sua imobiliária não é uma tarefa feita apenas uma vez.

Na verdade, sempre é possível otimizar a performance e conquistar mais oportunidades.

Para tanto, é fundamental medir todos os resultados e identificar os pontos de melhoria.

É fundamental usar o Google Analytics, que é gratuito e oferece uma visão completa sobre tudo o que acontece nos websites.

Ele permite avaliar vários detalhes sobre o seu público, o que ajuda a tomar decisões adequadas.

Também vale usar outras ferramentas, como um bom CRM.

Com esse sistema, há como conhecer o caminho percorrido por cada lead.

Ao associar isso ao comportamento no seu site ou origem do contato, é possível repetir as ações que dão certo e corrigir as que ficam abaixo do esperado.

Ao ter sucesso na tarefa de atrair visitantes para o website de sua imobiliária, surgem novas oportunidades.

Use essas dicas para chegar ao melhor desempenho e torne sua imobiliária ainda mais reconhecida.

Esperamos ter trazidos insights importantes para que você possa fazer uso de técnicas de atração de visitantes para o website de sua imobiliária potencializando seus resultados.

Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário e criamos estratégias digitais otimizadas para atrair clientes online.

O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona não está apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta até a contratação e que nos permite desenvolver estratégias capazes de aumentar o número de visitantes do seu site com trafego orgânico e trafego pago.

Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing imobiliário entre em contato com um de nossos especialistas.

@casasdelisboa

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