11/8/2020
Como Otimizar Vendas Através de um Website Imobiliário

Se você já investe em marketing digital e já percebeu a necessidade de otimizar vendas através de um website imobiliário saiba que atualmente ter um website é apenas metade do jogo da internet. A outra metade que você precisa saber é como atrair público para o seu website.

Você tem buscado formas de fazer mais negócios e driblar a crise, mas não sabe qual é a solução ideal para ajudar nesse objetivo? Neste artigo, você vai saber sobre como otimizar vendas através de um website imobiliário e porque ele pode ser o caminho para atrair mais leads e atender melhor seus clientes.

Vai ver também os principais motivos para investir em um site, mesmo para quem trabalha com corretagem de forma autônoma e aprender sobre o que fazer para ter resultados satisfatórios com o seu website imobiliário.

Por que investir em um site imobiliário?

Empreender no mundo moderno é um desafio cada vez maior. Existe grande competitividade, os clientes estão mais exigentes e as várias instabilidades do cenário atual podem trazer impactos ao negócio. Por isso, é essencial se reinventar e acompanhar as tendências do momento.

Essa regra é válida para quem atua com consultoria imobiliária. Ao longo dos últimos anos, a forma de fazer transações nesse ramo mudou bastante. A tecnologia passou a estar no centro da relação entre os agentes imobiliários e clientes e a maioria das pessoas começou a buscar por imóveis online em vez de ir até imobiliárias físicas.

Se você ainda não saiu do modo analógico para o digital nos seus negócios, está mais do que na hora de se atualizar. E uma das melhores formas de fazer isso é apostando em um website imobiliário. Veja alguns motivos para investir nisso.

Profissionalizar o seu negócio

A primeira razão para fazer um website imobiliário é profissionalizar a sua atuação. Mesmo que você já use portais de anúncios para divulgar seus imóveis, nem sempre os clientes se contentam com isso. Eles querem saber mais sobre quem é o profissional com o qual vão tratar.

Dependendo do seu público, é muito provável que eles se atentem mais para um site personalizado. Em uma página própria você pode explicar melhor sobre seu trabalho e seus valores profissionais, passando mais segurança para os interessados.

Ganhar presença digital

Outro motivo para ter um website imobiliário é a criação de uma presença digital. Atualmente, marcas e profissionais que são encontrados em uma busca online têm muito mais visibilidade e confiança do público.

Usando as estratégias certas, você pode aparecer nas primeiras posições do Google e aumentar muito o volume de leads. Além disso, o website se torna um canal de relacionamento com seus clientes e permite que você ofereça um atendimento mais completo e personalizado.

Se destacar entre a concorrência

Ter um diferencial se tornou fundamental para quem quer crescer no ramo imobiliário e superar a concorrência cada vez maior. Ao ter um website imobiliário, você sai na frente se mostrando de forma profissional e atualizada às necessidades do consumidor moderno. Essa iniciativa pode acabar se tornando um fator decisivo para o público escolher seus imóveis.

O que um website imobiliário precisa para gerar bons resultados?

Um website imobiliário vai trazer mais destaque e confiabilidade ao seu trabalho de consultoria imobiliária. Indo mais além, é necessário seguir algumas boas práticas que podem transformar esse espaço virtual em uma verdadeira máquina de vendas de imóveis.

Confira a seguir o que seu website precisa ter para otimizar as suas vendas de imóveis.

Ter uma boa apresentação

Não pense que todos os sites são iguais e podem trazer o mesmo resultado. Existem muitas variáveis e uma delas é a apresentação, ou seja, o design do website imobiliário.

Ter uma página que não é atrativa visualmente ou que apresenta informações de forma confusa pode acabar gerando o efeito inverso nos visitantes. Por isso, invista em agências especializadas e que saiba qual estilo é o mais adequado para esse ramo.

Oferecer conteúdo relevante

Além de mostrar boas ofertas de imóveis, seu site deve ser um espaço que leve informação e gere valor para o seu público-alvo. Você pode fazer isso por meio de publicações com temas de interesse dos seus potenciais clientes, que ajudem a resolver problemas e mostrem sua empresa como especialista nesses assuntos.

Para gerar melhores resultados e usar seus conteúdos para atrair mais clientes, tenha um website otimizado para as estratégias de SEO. Assim, suas chances de ranquear bem no Google aumentam.

Garantir variadas formas de contato

Seu website imobiliário também deve ser um ponto de contato entre você e seus clientes. Na página, devem constar mais que o telefone ou e-mail para agendar uma visita ou tirar dúvidas. Eles são necessários, mas é possível ir além das formas de contato tradicionais.

Seu website deve ter uma ferramenta de chat automatizada em que perguntas frequentes são respondidas por um bot de atendimento. Também é interessante contar com um espaço de cadastro em que o cliente informe dados e receba uma ligação sua.

Ter boa navegabilidade

A navegabilidade é a qualidade de um website que permite que o visitante entenda todas as informações e consiga aceder a todos os espaços de forma intuitiva. Trata-se de garantir uma navegação agradável, sem interrupções ou problemas.

Ferramentas como filtros de busca de imóveis, sistema de agendamento de visitas e formulário de contato precisam estar dispostas de forma clara e acessível aos clientes.

Usar uma página para captura de leads

Para que seu website imobiliário aumente suas estatísticas de resultados, você precisa usá-lo para captar novos leads e aumentar sua lista de contatos.

Você deve usar uma página específica do seu website para isso oferecendo a assinatura de sua newsletter ou o download de um e-book com conteúdo valioso em troca de dados como nome, telefone e e-mail. Assim, você terá mais interessados para prospectar.

Como deve ser o design de um bom website imobiliário?

Coesão e legibilidade

Sem dúvidas, um dos aspectos de maior importância e influência na hora de personalizar um website imobiliário é a sua coesão e legibilidade, já que quanto maior for a facilidade em distinguir o conteúdo do site, mais elevado será o índice de visitas e o tempo que os usuários permanecerão conectados.

Quando falamos em legibilidade, estamos nos referindo a um conjunto de práticas que geram um resultado final satisfatório, ou não, mediante as escolhas dos elementos. Por exemplo, o tamanho da fonte em relação às cores de fundo do texto podem tornar a leitura de um conteúdo atrativa, assim como pode gerar desinteresse.

Portanto, a escolha mais segura é utilizar fundos claros, fontes escuras e em tamanho padronizado. Deve-se evitar sobreposições contrastantes, como o uso de cores chamativas, principalmente em trechos com textos grandes.

Experiência de navegação positiva

Você já desistiu de realizar uma compra ou assistir a um vídeo na internet por conta da dificuldade em navegar por um determinado website? Pois bem, muitos usuários desistem de continuar acessando um espaço virtual quando se deparam com dificuldades para encontrar o que procuram.

Isso significa que proporcionar uma experiência de navegação positiva é mais do que um mero capricho: trata-se de uma necessidade para garantir que seus clientes retornem ao website de sua imobiliária.

As informações dos imóveis devem ser disponibilizadas de maneira clara, assim como os meios para contato. Ou seja, a experiência de acesso deve ser objetiva, intuitiva e prática.

Qualidade de imagem

Certamente um dos aspectos que mais deve ser considerado em um website imobiliário é a qualidade das imagens. Afinal, são as fotos que mostrarão aos clientes a potencialidade das propriedades que constam em sua carteira de imóveis.

Infelizmente, não é incomum nos depararmos com websites e portais imobiliários em que há fotos escuras, desfocadas e com maus enquadramentos. De nada adianta focar em outros aspectos no layout do site se as imagens não têm a qualidade necessária.

É importante lembrar que qualidade não é sinônimo de quantidade. Mais vale um imóvel com poucas fotos, mas que destaquem seus pontos fortes, do que um imóvel com dezenas de imagens que podem acabar piorando sua aparência.

Otimização para SEO

Hoje em dia, o Google é considerado o site mais influente e relevante no que se entende por mecanismo de busca.

Você já percebeu que, ao pesquisar algo na internet, aparecem milhares ou até milhões de resultados pertinentes à sua busca? A maioria dos usuários sequer vai até o final da primeira página do Google, o que significa que quanto mais bem posicionado um site está, maior o seu índice de acessos.

Mas como fazer para garantir um bom posicionamento nos mecanismos de buscas? A resposta é simples: o website precisa ser otimizado para SEO. Em palavras simplificadas, podemos afirmar que buscadores como o Google decidem ranquear os websites de acordo com a sua relevância, mediante determinadas palavras-chave inseridas pelos usuários.

Tudo é baseado em algoritmos que determinam se o website é, de fato, qualificado para se manter em posições mais vantajosas nos mecanismos de busca. Dentre as características que esses algoritmos consideram, as principais são:

  • experiência de navegabilidade;
  • relevância de conteúdo;
  • responsividade;
  • índice de aceitação e rejeição (o tempo em que os usuários permanecem nas páginas de um site até fechá-lo).

Responsividade

Este é um dos pontos mais importantes a serem considerados na hora de escolher o layout para sites imobiliários: a responsividade.

Sites responsivos nada mais são do que aqueles que têm a capacidade de ajustar a exibição de seu conteúdo e layout aos mais variados formatos e dimensões de telas. Considerando que hoje em dia grande parte da população utiliza tablets e smartphones para acessar à internet, este é definitivamente um dos aspectos de maior relevância.

Sabemos que há uma infinidade de modelos de dispositivos móveis disponíveis no mercado e os tamanhos de suas telas variam bastante. Ao tentar acessar um site não responsivo com um smartphone, todo o conteúdo pode se distorcer e a experiência de navegação se tornar altamente negativa, aumentando o índice de rejeição do site.

Não apenas os mecanismos de busca, mas principalmente os usuários, consideram a responsividade de um site como um dos fatores que mais influenciam no design e acessibilidade de um website.

O design e a comunicação visual da página não apenas ajudam a prender o visitante, como também influenciam na própria credibilidade do negócio.

Garanta uma boa acessibilidade na página

Ter um website acessível é imprescindível para qualquer empresa que deseje fazer da internet uma aliada no aumento das conversões. Lembre-se que a sua página oficial é uma espécie de endereço online do seu negócio, e as pessoas que visualizam o seu conteúdo correlacionam a qualidade virtual com a sua própria credibilidade no mercado!

Sendo assim, você precisa elevar o patamar ao máximo, não permitindo conteúdos que levem muito tempo para carregar, links quebrados, demora no processamento dos dados e até mesmo erros de escrita. Para isso, contar com a ajuda profissional de uma agência de marketing digital é uma boa ideia.

Invista na composição de um site clean

Um erro bastante comum de diversas empresas e profissionais, independentemente do segmento no qual estejam inseridos, é deixar as suas páginas pesadas e com excesso de informações. O mais indicado é que o conteúdo seja o mais objetivo possível.

Ter um layout de website clean facilita a visualização das informações que são realmente relevantes para o visitante, além de dar uma imagem mais elegante e moderna ao ambiente. Foque apenas no que é realmente importante, facilitando a navegação e realçando apenas itens de destaque.

Tenha uma ferramenta de busca eficiente

Uma das melhores dicas para o layout de um website para imobiliária é investir em uma excelente ferramenta de busca. Isso melhora consideravelmente a experiência dos visitantes na sua página, acarretando um impacto positivo nos seus resultados.

Imagine que você seja um cliente interessado em um tipo específico de propriedade. Após receber uma indicação sobre a imobiliária, entra no seu site e, mesmo com diversas tentativas, não consegue achar o imóvel que deseja usando a ferramenta de busca do site. Essa situação é prejudicial e pode fazer com que a imobiliária perca um potencial cliente.

Tenha integração com as redes sociais

Por fim, ter uma boa integração com as suas redes sociais é outra dica fundamental para o layout de um site para imobiliária. Essa é uma das tendências mais comuns do mercado, sobretudo nos dias de hoje, em que as redes sociais fazem parte da rotina dos usuários e estão presentes na vida diária de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Inserir hiperlinks diretos para os seus perfis, sobretudo no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube, é extremamente útil e pode ajudar a divulgar as fotos e vídeos dos imóveis. Lembre-se que, atualmente, é recomendável fazer isso até mesmo com o WhatsApp, visto que este é um canal de comunicação dinâmico e bastante usado pelos clientes.

Se interessou em adotar um website imobiliário para trazer mais profissionalismo e destaque ao seu trabalho? É importante lembrar que esse tipo de plataforma também otimiza a sua rotina de agente imobiliário, afinal, você vai gerenciar todas as suas demandas e clientes a partir de uma só interface, integrando até mesmo os anúncios em portais. Por isso, não perca mais tempo e invista nessa tendência!

Você pode contar com a ajuda da Casas de Lisboa para digitalizar o seu negócio de consultoria imobiliária. Entre em contato e agende uma reunião.

Ary Ribeiro

Engenheiro, empreendedor, especialista em Real Estate com 23 anos de experiência no mercado imobiliário
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