20/10/2023

IA no Imobiliário: Como a Inteligência Artificial Está Revolucionando o Imobiliário

Vamos falar aqui das imensas oportunidades que a inteligência artificial está nos proporcionando e observá-las em um nível mais amplo, através do seu impacto nos processos, ferramentas e pessoas dentro das empresas imobiliárias. E com a IA, como é que os processos precisam mudar dentro das empresas do mercado imobiliário? Que ferramentas serão utilizadas? Que tipo de novos profissionais serão necessários e com que tipo de formação especializada?

Vamos falar aqui das imensas oportunidades que a inteligência artificial está nos proporcionando e observá-las em um nível mais amplo, através do seu impacto nos processos, ferramentas e pessoas dentro das empresas imobiliárias.

Pontos de Destaque

As principais considerações do post sobre o uso de IA no setor imobiliário são:

  1. IA pode impulsionar a automação e eficiência, permitindo fazer mais com menos recursos.
  2. Melhora significativa no processo de tomada de decisão através da análise rápida de grandes volumes de dados.
  3. Aplicações de IA podem auxiliar em diversas tarefas como: análise de leis, criação de descrições, e processamento de feedback de clientes.
  4. IA pode ajudar a economizar esforço cognitivo em tarefas desgastantes, permitindo foco em questões mais críticas.
  5. O uso eficaz de IA pode potencializar a aprendizagem e a resolução de problemas, promovendo uma gestão mais eficiente

O imobiliário sempre passou por transformações

E com a IA, como é que os processos precisam mudar dentro das empresas do mercado imobiliário? Que ferramentas serão utilizadas? Que tipo de novos profissionais serão necessários e com que tipo de formação especializada?

É preciso ter em conta que tecnologias, sistemas e aplicativos, aceleram oportunidades de negócios há décadas. A IA é "apenas" a próxima onda de disrupção que precisa ser surfada.

No domínio das disrupções tecnológicas mais recentes, veja como a virtualização foi disruptiva para os data centers e que nos levou à computação em nuvem que agora é uma realidade para todos. A combinação da virtualização com novas aplicações tornou a computação em nuvem um modelo de negócio muito viável e que dominou rapidamente o mercado.

Você se lembra de como a Oracle e o SQL transformaram a forma como as empresas lidavam com dados?

E tudo que a Microsoft fez para produtividade das empresas e pessoas, com o Windows e tudo o resto.

Empresas podem pensar em duas aplicações imediatas para IA

A IA criará uma nova era de automação, mas é bom lembrar que automação empresarial não é um fenômeno novo. Fazer mais com menos, fazer mais rápido e de forma mais confiável sempre foi o objetivo das empresas.

Daí chegamos a conclusão de que a IA pode reduzir muito a carga de trabalho das pessoas permitindo fazer mais, mais rápido, com menos recursos e de forma mais confiável. Esse não é o objetivo da automação?

A outra aplicação, e esta é uma abordagem fundamentalmente nova, é possibilitar exponencialmente a melhoria do processo de tomada de decisão, pois os novos modelos ajudam em diversas áreas, quer se trate da melhoria da capacidade de julgamentos, criatividade, brainstorming, planejamento e também podem ler uma enorme quantidade de informação em um tempo muito curto, o que leva a tomada de melhores decisões através do processamento de mais dados do que nunca.

Assim, nestes dois casos imediatos de uso: Automação e Melhoria de Processos de Tomada de Decisão, podemos realmente obter impactos muito positivos nas empresas.

Como você deve utilizar a IA?

Através da implementação de automações de processos se faz mais, mais rápido e como tempo é dinheiro, a consequência deste uso é inevitavelmente mais lucros pois você será capaz de fazer o que faz hoje com menos pessoal, aumentando a qualidade do trabalho de forma consistente.

A IA hoje tem sobretudo a ver com textos e imagens, mas em breve haverá avanços em outros formatos, nomeadamente vídeo, áudio, etc.

Como modelo baseado principalmente em texto, ele pode ler tudo, então ela pode ajudá-lo com emails, criação de descrições, documentos, análise de leis, pesquisa, relatórios, etc.

Quando se tem uma máquina que pode ler mil vezes mais depressa do que qualquer pessoa, pense nos aspectos que podem ser aplicados na sua empresa, quer se trate de analisar relatórios de mercado ou de consolidar conhecimentos a partir de registros de conversas, feedbacks de clientes, tudo que se baseia em texto ou que pode ser facilmente transformado em texto.

O desafio é saber fazer as perguntas certas e ter ciência dos limites técnicos atuais desta tecnologia.

Com a IA, é possível resumir, transformar texto e analisar dados. Podemos processar um grande bloco de texto e torná-lo menor e mais objetivo. Esta é uma das possibilidades que permite lidar com dados de uma forma diferente para te ajudar em brainstormings e no processo de planejamento, por exemplo.

Exemplo: Vai no ChatGPT e escreve "Estou com este problema: (explicar o problema). Ajude-me a fazer um brainstorming sobre possíveis soluções.

Eu uso o ChatGPT para fazer brainstorming de quase tudo pois posso inserir um volume gigante de informação e se eu passar as restrições certas e o espaço de solução certo para resolver um determinado problema, ele sempre me surpreende e acrescenta informação relevante ao que estou analisando.

Planejamento é também uma das atividades em que ferramentas de IA são muito úteis pois ajudam-no a pensar em cada passo de qualquer plano.

Brainstorming e planejamento estão entre as tarefas mais exigentes do ponto de vista do esforço cognitivo, então, basicamente, existem muitas coisas que o ChatGPT e ferramentas semelhantes podem fazer e que podem poupar-lhe uma enorme quantidade de energia mental, que pode ser alocada em outras coisas e em problemas que a IA ainda não é capaz de resolver.

O esforço cognitivo que os humanos são capazes de fazer diariamente varia entre duas a quatro horas de esforço de alto desempenho, por isso, devemos delegar algumas decisões (menos importantes) a outras pessoas e focar no que realmente interessa.

Como tomar melhores decisões

Há muita investigação científica sobre a fadiga da decisão.

Basicamente, a exigência cognitiva de tomar decisões durante o dia é um processo muito desgastante.

Ao tomar muitas decisões ao longo do dia, quando a fadiga da decisão começa a entrar em cena, as pessoas optam por respostas predefinidas (instinto) ou por aquilo com que se sentem mais confortáveis utilizando estruturas mentais cada vez mais simples.

Então as decisões inevitavelmente pioram, pelo que qualquer estratégia onde se possa utilizar a IA para descarregar parte deste processo ou para melhorar a sua capacidade de análise é muito bem vinda.

Imagine a IA te ajudando a pensar em perguntas que você está a esquecer de fazer a si próprio e que podem te ajudar a chegar na melhor solução.

Ao deixar a máquina pensar por você, você preserva a sua energia cognitiva para solução de outros problemas.

Por falar em resolução de problemas, ter algo de que se possa tirar ideias também é muito exigente do ponto de vista cognitivo, quer você esteja a tentar resolver um problema financeiro, um problema jurídico ou um problema tecnológico.

Mais uma vez, esta será uma ajuda indispensável em que a inteligência geral da sua organização aumentará se utilizar a IA para ajudar a resolver melhor os problemas através de brainstorms e também poupar o poder cerebral dos seus funcionários para resolver problemas que a IA ainda não é capaz de resolver.

Estas tecnologias podem também melhorar processos de aprendizagem.

A aprendizagem é algo que todos os seres humanos fazem de forma natural e instintiva.

Nem sequer precisamos de pensar em fazê-lo mas quando nos colocamos numa posição em que estamos deliberadamente a aprender e a expandir a nossa mente, isso pode ser muito cansativo.

Você pode utilizar estas novas ferramentas para ajudar a simplificar a sua aprendizagem criando métodos interativos onde você pode criar um tutor interno personalizado que diz: "Muito bem, aqui está o material de formação, vamos passar pelo que te interessa neste momento." em vez de ver um vídeo completo sobre temas que não interessam naquele momento.

Podemos ter uma experiência interativa que tornará a formação mais envolvente e esse nível de envolvimento significa que todos vão gostar mais do conteúdo e vão retê-la melhor.

Lembre-se de que a aprendizagem é uma tarefa muito exigente do ponto de vista cognitivo e que chatbots de IA já são bons a dar explicações e a ensinar, pelo que esta é uma forma de utilizar a IA imediatamente.

Sintetizar novas ideias também é muito difícil.

É muito exigente do ponto de vista cognitivo e, embora tecnologias como o ChatGPT e outras não estejam tecnicamente a criar nada de novo, a maioria dos seres humanos também não cria nada de novo, apenas misturam experiências e aprendizados, o que não é diferente do que a IA faz.

Processos de planejamento também são muito exigentes do ponto de vista cognitivo e a IA pode te ajudar com previsão e antecipação: "Estas são as tendências de negócio. Isto é o que o mercado está a fazer. Ajude-me a refletir sobre isto e me proponha uma idéia de novo serviço para meu público.".

A regra de ouro para todas estas formas de se utilizar a IA é preservar a cognição humana para quando for realmente necessária, de modo a tratá-la como um recurso escasso.

O esforço cognitivo consiste em tratar o poder cerebral seu e dos seus empregados, aquelas duas a quatro horas de trabalho cognitivo de alto desempenho, como um recurso muito escasso.

Por isso, em vez de utilizar o seu poder cerebral bruto para fazer trabalhos simples e repetitivos, a partir de agora, você pode utilizar a IA para descarregar o máximo possível, de modo a poder canalizar a sua produtividade para o que for mais importante.

Como começar a usar a IA no imobiliário?

Depende de quais são os pontos fracos e fortes de seu negócio.

Vamos ver se conseguimos resolver esses problemas com a IA e a forma de o fazer é olhar para o esforço cognitivo e para as novas possibilidades.

Quais as atividades que acrescentam valor em sua empresa?

Qual é o resultado comercial objetivamente benéfico de uma determinada atividade?

Qual é a sua proposta de valor?

Qual é a atividade que está a fazer que está realmente a dar algo aos seus clientes?

O que está a ser pago para fazer?

Qual é o resultado que seus clientes procuram?

Procure aplicar a IA diretamente aos processos que mais impactam seus resultados e para os que geram mais receitas, pelo que as três perguntas principais que deve fazer a si próprio são:

1. O que pode a IA fazer melhor do que os humanos?

2. O que é que ela pode fazer mais rápido do que os humanos?

3. O que é que ela pode fazer mais barato do que os humanos?

É ótimo você compensar custos de mão de obra e levar a sua empresa para o próximo nível com o dobro, o triplo, o quádruplo da produtividade, ao mesmo tempo que reduz o esforço cognitivo dos seus empregados para que eles fiquem mais felizes e produtivos.

Conclusão

Você, como líder, deve utilizar estas ferramentas para aumentar a sua capacidade de julgamento e estas tecnologias podem encurtar caminhos em fatores de 10 ou mesmo 100 vezes em seus processos.

Imagine uma ferramenta de IA que pode analisar e indicar imóveis em frações de segundo.

Procure na sua empresa o que pode ser acelerado por um fator de 10x ou 100x, atividades manuais cujo tempo de execução passe de dois meses para 60 dias ou para 30 minutos, com o uso da IA, em vez de fazer uma atividade em horas, fazer a mesma em minutos.

Pessoalmente, já vi uma aceleração de 200x com a utilização da IA em uma empresa imobiliária.

O trabalho humano é a parte mais cara de muitas empresas, então analise onde é possível reduzir custos com a IA, mas lembre-se de que ela ainda precisa de supervisão humana, precisa de especialistas supervisionando os sistemas.

A IA te oferece novas capacidades, novas oportunidades, e também novas ameaças, pois ela pode ser muito melhor, mais rápida e mais barata do que os humanos então se você não utilizar a IA para se aperfeiçoar, alguém o fará, nomeadamente a sua concorrência, e você ficará para trás.

Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing imobiliário agende aqui uma conversa com um de nossos especialistas.

@casasdelisboa

Leia mais
Você também pode se interessar por estes artigos abaixo e se quiser entrar em nossa lista clique aqui.
Dicas
Como é Morar em Leiria?

como morar em leiria

Uma cidade com a essência vibrante de Portugal que se destaca como um dos destinos mais cativantes do país. Situada na região Centro, Leiria promete uma experiência rica e diversificada, oferecendo aos seus visitantes e residentes uma combinação única de história, cultura e modernidade. Se você está pensando em se estabelecer ou apenas conhecer mais sobre esta cidade deslumbrante, prepare-se para ser inspirado por tudo o que Leiria tem para oferecer.
Marketing Digital
IA no Imobiliário: Como a Inteligência Artificial Está Revolucionando o Imobiliário

como usar ia no imobiliário

Vamos falar aqui das imensas oportunidades que a inteligência artificial está nos proporcionando e observá-las em um nível mais amplo, através do seu impacto nos processos, ferramentas e pessoas dentro das empresas imobiliárias. E com a IA, como é que os processos precisam mudar dentro das empresas do mercado imobiliário? Que ferramentas serão utilizadas? Que tipo de novos profissionais serão necessários e com que tipo de formação especializada?
Dicas
2024 O Ano dos Consultores de Imóveis em Portugal

corretor de imóveis de sucesso 2024

Se está em busca de informações de como se tornar um corretor de imóveis de sucesso em 2024, veio ao lugar certo. Aqui vamos explicar o que é preciso para ser este profissional. O mercado imobiliário é bem amplo e tem muito espaço para bons profissionais, que podem receber até 5% do valor do imóvel que está intermediando. O mercado imobiliário foi um dos setores que mais cresceu nos últimos anos e com isso abriu portas para novos profissionais. 
Dicas
Por que a imobiliaria eXp Portugal chama tanta atenção?‍

Imobiliaria eXp Portugal

A visão da eXp Portugal é transformar positivamente o mundo da mediação imobiliária em uma escala global com tecnologias baseadas em nuvem que permitem que seus parceiros possam expandir globalmente, com flexibilidade e capacidade operacional ilimitada, tendo acesso a informações e ferramentas em tempo real. Seu modelo 100% digital permite operações sem escritórios físicos e comissões mais atrativas para seus consultores imobiliários.
Marketing Digital
Por que Imobiliárias Devem Usar o Botão Turbinar Publicação no Instagram

Botão Promover no Instagram

A visibilidade que você obtém gratuitamente no Instagram diminui mês após mês. Cada vez mais especialistas em marketing digital estão falando sobre um declínio no seu alcance orgânico. Você precisa fazer investimentos em anúncios no Instagram para mostrar suas postagens mais populares a mais pessoas que possam estar interessadas no que você está oferecendo para que possa vender mais imóveis.
Marketing Digital
Redes Sociais para Imobiliárias [Guia Completo]

Redes Sociais para Imobiliárias

Cada imobiliária precisa montar uma estratégia que funcione para o seu caso concreto, mas o que vale para todos é que o trabalho de relacionamento com o cliente tem que ser contínuo. Ao utilizar estratégias de marketing imobiliário para promover a sua marca, você estará constantemente introduzindo novas pessoas em sua rede e cultivando relacionamento com aquelas que já estão nela.
Marketing Digital
Google Ads para Imobiliárias

Google Ads para Imobiliárias

Existem duas opções para você aparecer nas primeiras posições das pesquisas no Google: de maneira orgânica, quando o próprio Google te coloca lá, por meio de técnicas de SEO na produção de conteúdos, e por meio do Google Ads, que é a melhor opção para imobiliárias que estão começando suas estratégias de marketing imobiliário e não podem perder muito tempo nesse processo.
Marketing Digital
Tráfego Pago para Imobiliárias Guia para Atrair Mais Clientes

Tráfego Pago para Imobiliárias

Através do tráfego pago você atrai interessados para seus imóveis, aumentando assim sua visibilidade e alcance. Dessa forma você será mais visto, mais lembrado e vai encontrar visitantes interessados no seu site. O tráfego pago divulgará seus imóveis e serviços aumentando o seu potencial de vendas. Quando se trata de promover imóveis e alcançar um público amplo, o tráfego pago desempenha assim um papel fundamental para imobiliárias.
Dicas
Guia Completo para Vender Casas Sozinho

Vender Casas Sozinho

Você está realmente disposto a vender sua casa sozinho? Então vamos entender os passos que você precisa dar para garantir que tudo corra bem, pois vão haver momentos em que você pode se sentir particularmente desorientado. A mais valia de um consultor imobiliário é inegável por conta de seus contactos, conhecimento do mercado e dos procedimentos necessários para a venda de um imóvel, contudo, vender uma casa sem ajuda externa é possível.
Dicas
6 Dicas para o Sucesso de uma Agência Imobiliária Digital

Agência Imobiliária Digital

Uma agência imobiliária digital é a maior inovação do setor imobiliário dos últimos anos. As novas tecnologias não oferecem benefícios apenas para clientes, também está otimizando o trabalho dos consultores imobiliários, tendo em vista que permite a execução de angariações e vendas online. Graças à revolução tecnológica, hoje é possível conversar com um consultor especializado à distância, bem como fazer visitas virtuais em detalhes de qualquer lugar do mundo.
Marketing Digital
6 Passos para Vender Imóveis Online em até 90 Dias

Vender Imóveis Online

Em um mercado imobiliário competitivo é necessário desenvolver habilidades para vender casas através da internet. Conheça aqui um método muito eficaz para vender casas online sem complicações. Este método eficaz contempla seis passos essenciais. Nós vamos aumentar sua autoridade online através de geração e distribuição de conteúdos nas principais redes sociais, blogs e portais imobiliários utilizando de maneira precisa e eficaz os anúncios online.
Marketing Digital
Como Atrair Visitantes para o Site de sua Imobiliária

Como Atrair Visitantes Para o Site de sua Imobiliária

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado com a geração de oportunidades. Quanto mais chances você tiver de fechar negócio, melhor e estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial que você saiba como atrair visitantes para o site de sua imobiliária pois o seu endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a sua imobiliária. Portanto, usá-lo corretamente faz toda diferença.
Marketing Digital
Como um Website Imobiliário Pode Ser Seu Melhor Vendedor

Desenvolvimento de Website Imobiliário

Como fechar vendas através de websites imobiliários e porque eles são o caminho para atrair mais leads e aumentar suas vendas. Descubra os principais motivos para investir em websites imobiliários, mesmo para quem trabalha de forma independente e aprenda sobre o que fazer para ter mais resultados. Trabalhamos com empresas imobiliárias há anos e conseguimos desenvolver um sistema de marketing imobiliário que queremos compartilhar com você.
Marketing Digital
SEO para Imobiliárias

Seo para Imobiliárias

Você já percebeu a importância de fazer SEO para imobiliárias em seu website? Você sabe o que é isso? Se não sabe preste muita atenção neste artigo. Hoje em dia é muito fácil construir websites, porém, para que pessoas cheguem até ele existe muita competição. Ter um site imobiliário é apenas metade do jogo da internet. A outra metade é saber atrair um público qualificado para seu website com o menor custo possível.
Marketing Digital
Como Usar Marketing de Conteúdo Imobiliário

Marketing de Conteúdo Imobiliário

Embora muita gente utilize as redes sociais de forma recreativa, elas também são excelentes ferramentas para o desenvolvimento de estratégias de venda. Veja aqui como usar o marketing de conteúdo para ter melhores resultados no mercado imobiliário. É possível oferecer ao cliente, por meio do Facebook ou Instagram, por exemplo, vídeos de imóveis selecionados de acordo com suas demandas e eliminar a etapa de visitas em suas casas e apartamentos.
Marketing Digital
19 Dicas de Marketing Digital para Imobiliárias

Marketing Digital para Imobiliárias

Com a mudança constante no comportamento do público consumidor, as imobiliárias e promotores imobiliários precisam adequar suas estratégias para se conectar aos seus clientes pois os anúncios tradicionais e os eventos de vendas já não têm mais eficácia. Dificilmente alguém sai de casa para comprar um imóvel sem antes fazer uma pesquisa na internet para conhecer o mercado.
Dicas
Desvendando o Custo de Vida em Portugal

Custo de Vida em Portugal

Quem pensa em mudar de país deve fazer um bom planejamento financeiro. E, com cada vez mais brasileiros programando sua mudança para o país lusitano, nada melhor do que saber informações sobre o custo de vida em Portugal para elaborar o seu orçamento. Então, para te ajudar nessa tarefa, apresentaremos neste artigo os principais gastos no país, com base em uma pesquisa feita no site Numbeo em janeiro de 2020 e na nossa experiência.
Leis
Lei de Arrendamento em Portugal

Lei de Arrendamento em Portugal

O Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), instituído em Portugal em 2006, surgiu como um marco regulatório para estabelecer um equilíbrio entre os direitos e deveres de inquilinos e proprietários no setor imobiliário. Esta iniciativa legal veio para substituir normativas anteriores que já não atendiam às dinâmicas do mercado imobiliário moderno, bem como às necessidades de arrendatários e senhorios.
Imóveis
Por que Comprar Imóveis em Portugal?

Comprar Imóveis em Portugal

Com uma valorização de 41% em Lisboa e Porto nos últimos dois anos e um crescimento do volume transacionado de 50%, o imobiliário em Portugal pode ser considerado um sucesso de público e crítica. Se você tem intenção de investir no imobiliário em Portugal, a hora é agora. Comprar imóveis em Portugal continua a ser um excelente negócio.
Dicas
Como é Morar em Cascais?

Como é Morar em Cascais

Você sonha em morar em Cascais? Pois morar em Cascais é o sonho de muitos brasileiros atualmente. A linda vila, que é considerada a “Riviera portuguesa”, fica muito próxima à capital do país, Lisboa, e proporciona bastante qualidade de vida aos seus habitantes e outras vantagens, que você conhecerá neste artigo. Não foi por acaso que reis e príncipes de todo o mundo escolheram Cascais como destino.
Dicas
Como é Morar em Lisboa?

Como é Morar em Lisboa

Lisboa, a encantadora capital de Portugal, é muitas vezes descrita como uma das cidades mais acolhedoras da Europa, unindo uma rica história a uma modernidade vibrante. Com suas ruas de calçada, tradições marítimas antigas, e uma luz que parece única, Lisboa tem uma maneira peculiar de encantar todos que a visitam.
Imóveis
Como Alugar Apartamento em Portugal?

Como Alugar Apartamento em Portugal

É claro que um lugar para morar em Portugal é mais caro em Lisboa e no Porto. Entretanto, há outras zonas do país, especialmente nas cidades pequenas, onde esse valor diminui consideravelmente. Assim como em qualquer outro lugar do mundo, você precisa ter alguns cuidados na hora de alugar apartamento em Portugal. Quer saber como alugar apartamento em Portugal?
Dicas
Aposentadoria em Portugal

Aposentadoria em Portugal

Portugal tem se destacado como um destino acolhedor para aqueles que buscam tranquilidade e qualidade de vida na aposentadoria. Vários são os benefícios que fazem deste país europeu uma escolha atrativa. Algumas das vantagens mais notáveis são a expectativa de vida elevada, a qualidade de vida para os aposentados, e o acesso a saúde de qualidade e segurança social. Vamos explorar esses aspectos com mais detalhes.
Dicas
A Mudança para Portugal

Mudança para Portugal

A decisão de mudar-se para Portugal é um passo significativo que requer uma preparação meticulosa para garantir uma transição suave. Este processo inclui desde a escolha da melhor opção para levar a mudança até a organização da documentação necessária. Abaixo, descrevemos detalhadamente cada etapa deste processo preparatório. Vamos começar a pensar no que tem que ser feito antes de sua viagem.
Dicas
Morar em Cascais e Trabalhar em Lisboa

Morar em Cascais e Trabalhar em Lisboa

Morar em uma vila na praia, com paisagens belíssimas e estar a cerca de 30 minutos da capital, onde a oferta de empregos é maior. Quem se interessa? Pois assim é Cascais, em Portugal, coladinha à Lisboa. Mas será que morar em Cascais e trabalhar em Lisboa vale mesmo a pena? Mas, morar onde os outros passam férias tem seu lado bom e seu lado ruim.
exp portugal casas de lisboa