13/7/2021
Lei de Arrendamento em Portugal

A lei para alugar ou “arrendar” apartamentos ou casas em Portugal mudou em 2019. Com a nova realidade portuguesa, em que o trânsito de estrangeiros é cada vez maior, seja a turismo ou para refazer a vida no país europeu, os aluguéis em Portugal dispararam nos últimos anos.

Mudanças na Lei de Arrendamento em Portugal em 2019

Neste artigo vamos falar sobre a lei de arrendamento em Portugal. Com a nova realidade portuguesa, em que o trânsito de estrangeiros é cada vez maior, seja a turismo ou para refazer a vida no país europeu, os preços dos aluguéis em Portugal dispararam.

E uma nova modalidade de locação passou a ganhar cada vez mais força: o alojamento local (ou locação por temporada), que cresce impulsionado por portais especializados na modalidade, como Booking e Airbnb, para citar apenas os mais conhecidos.

Diante deste cenário, proprietários começaram a pressionar inquilinos por reajustes exorbitantes, renovações de contrato e despejos a fim de aderir à modalidade de alojamento local, cujos lucros estão se mostrando mais atraentes.

O que diz a nova lei de arrendamento em Portugal

Assim, em 12 de fevereiro de 2019, foi publicada no Diário da República português a Lei 13/2019, que proíbe o “assédio no arrendamento ou no subarrendamento”.

Ela define como assédio “qualquer comportamento ilegítimo do senhorio, de quem o represente ou de terceiro interessado na aquisição ou na comercialização do locado, que, com o objetivo de provocar a desocupação do mesmo, perturbe, constranja ou afete a dignidade do arrendatário, subarrendatário ou das pessoas que com estes residam legitimamente no locado”.

Condena o que venha a ser um ambiente “intimidativo, hostil, degradante, perigoso, humilhante, desestabilizador ou ofensivo”. Ou ainda que “impeça ou prejudique gravemente o acesso e a fruição do locado”.

Lei de Arrendamento em Portugal como era

Até 2012, ter imóveis para locação em Portugal não era um bom negócio. A balança dos direitos pesava para o lado dos inquilinos. Os contratos não eram passíveis de reajuste e o inquilino permanecia no imóvel, mesmo após o vencimento do contrato, passando o “direito” de locação para os filhos.

Ao longo do tempo, os aluguéis eram “comidos” pela inflação, tornavam-se irrisórios e, como consequência, nenhum proprietário investia na manutenção dos prédios.

Mudança em 2012

Em 2012, uma nova lei do inquilinato entrou em vigor e permitiu ao proprietário, entre outras coisas, reajustar valores, solicitar a devolução do imóvel no vencimento do contrato e a saída do inquilino para reforma completa.

Alojamento local

Com a nova lei do inquilinato e com Portugal saindo de uma grave crise financeira, a locação por temporada, ou “alojamento local” se mostrou muito atrativa, despertando o empreendedorismo nas maiores cidades portuguesas.

Tamanha foi a adesão a essa nova modalidade de locação que o governo teve que regulamentar o setor, impondo regras de segurança e impostos. Mas não havia dispositivos legais para barrar o surgimento de novos alojamentos locais.

Um dos resultados imediatos do boom dos alojamentos locais foi polêmico e gerou comoção social: inquilinos antigos, novos ou velhos, com ou sem deficiência, sendo despejados, sem ter para onde ir.

Para frear o setor, houve aumento de impostos. Também foi transmitido às câmaras municipais o poder de veto aos novos alojamentos.

A nova lei de arrendamento em Portugal

Confira as principais mudanças, que visaram corrigir a questão do assédio aos inquilinos:

  • Não pode haver discriminação no acesso ao aluguel, seja por sexo, origem étnica, religião, gênero, orientação sexual, idade ou deficiência, entre outros aspectos, sendo o mesmo aplicável à publicidade de imóveis para esse fim;
  • O prazo mínimo dos contratos passa a ser de um ano e renovável automaticamente por três anos, salvo acordo entre as partes em contrário;
  • Em caso de inquilinos idosos ou com deficiência e que residam nas casas há mais de 15 anos, o contrato só pode ser rescindido por demolição ou obras profundas que não permitam a sua permanência na casa;
  • Fica garantido o reembolso ao inquilino por obras realizadas no imóvel que não tenham sido pagas pelo proprietário, apesar deste receber comunicados;
  • Foi estipulado um novo coeficiente de atualização dos valores de aluguel, limitado a até 1,15%. O aumento não é obrigatório nem automático: o proprietário deve decidir se irá praticar o reajuste após um ano de contrato e comunicar o locatário através de carta registrada com 30 dias de antecedência. Os contratos mais antigos, anteriores a 1990, tem regime especial de reajuste;
  • Para incentivar contratos de locação com duração maior, o governo instituiu taxas menores no imposto de renda. Para contratos com duração de 2 a 5 anos, o proprietário paga 2% a menos de imposto – dos 28% usuais, passa a pagar 26%. A cada renovação, pelo mesmo prazo, é aplicada uma nova redução, chegando ao máximo de 14%. Para contratos de 5 a 10 anos, a redução é de 5%, ou seja, paga-se 23%, que podem ser também reduzidos a cada renovação. Para contratos de 10 a 20 anos, a taxa é de 14%. E para contratos com duração superior a 20 anos, paga-se taxa de 10%;
  • É permitido arrendar casas que estejam em financiamento.

A quem a nova lei de arrendamento em Portugal beneficiou?

Associações de defesa dos direitos dos proprietários afirmam que a lei é unilateral e só beneficia os inquilinos. No entanto, reportagens da imprensa portuguesa têm afirmado que pouca coisa mudou na prática e que os abusos por parte dos proprietários persistem.

A lei tornou-se mais justa?

A princípio, a lei traz mais estabilidade aos inquilinos. Mas a questão gera polêmica. Reportagens publicadas pela imprensa portuguesa afirmam que o cenário não melhorou, nem para inquilinos, nem para proprietários.

Restrições a alojamento local em Lisboa e no Porto

Na intenção de equilibrar o mercado imobiliário nos principais centros turísticos e garantir moradia aos residentes, algumas cidades têm imposto restrições aos alojamentos locais.

Em Lisboa, uma lei municipal proíbe a instalação de novos alojamentos locais em áreas em que 20% dos imóveis totais já estejam destinados a esta atividade. Casos excepcionais são submetidos à Câmara municipal.

No Porto, já foi suspensa por seis meses a emissão de licenças para novos alojamentos locais nas regiões mais turísticas e segue em discussão um projeto de lei que prevê impedir novos alojamentos locais onde este tipo de atividade já ocupou 50% do total de imóveis. A previsão é que a definição aconteça até início de 2020.

Tais medidas são também polêmicas porque, ao mesmo tempo em que existe o argumento de que é preciso equilibrar a quantidade de turistas com o de moradores locais, até para preservar a cultura local, muitos empreendedores já investiram grandes quantias apostando no modelo antigo, que permitia a criação de novos alojamentos.

É difícil alugar apartamento em Portugal hoje em dia?

Depende da localização em que você deseja morar. Nos grandes centros, há poucas ofertas e com preços bastante altos.

Os bairros mais afastados e as cidades periféricas podem ser boas alternativas.

Antes de fazer qualquer tipo de pagamento ou depósito, procure visitar pessoalmente o imóvel, checar as condições em que ele se encontra. Não é incomum a prática da locação de apartamentos fantasma, você paga, do Brasil, um valor para garantir a locação do apartamento e, quando chega em Portugal, descobre que ele não existe.

Esse é um golpe do aluguel de apartamento na Europa muito comum. Isso vale não apenas para Portugal, mas para locações via Internet em qualquer lugar do mundo.

Se quiser saber mais sobre o mercado imobiliário em Portugal fale com alguém da equipe Casas de lisboa.

@casasdelisboa

Leia mais
Você também pode se interessar por estes artigos abaixo e se quiser entrar em nossa lista clique aqui.
Marketing Digital
Como Imobiliárias Podem Usar o Botão Promover no Instagram

botão promover no instagram

A visibilidade que você obtém gratuitamente no Instagram diminui mês após mês. Cada vez mais especialistas em marketing digital estão falando sobre um declínio no seu alcance orgânico. Você precisa fazer investimentos em anúncios no Instagram para mostrar suas postagens mais populares a mais pessoas que possam estar interessadas no que você está oferecendo.
Marketing Digital
Redes Sociais para Imobiliárias

redes sociais para imobiliárias

Cada imobiliária precisa montar uma estratégia que funcione para o seu caso específico, mas o que vale para todos é que o trabalho de relacionamento tem que ser contínuo. Ao utilizar estratégias de marketing imobiliário e comunicação digital para promover a sua marca, você estará constantemente introduzindo novas pessoas em sua rede e cultivando um relacionamento com aquelas que já estão nela.
Marketing Digital
Google Ads para Imobiliárias

Google Ads para Imobiliárias

Existem duas opções para você aparecer nas primeiras posições das pesquisas no Google: de maneira orgânica, quando o próprio Google te coloca lá, por meio de técnicas de SEO com produção de conteúdos, e por meio do Google Ads, que é a melhor opção para imobiliárias que estão começando suas estratégias de marketing digital imobiliário e não podem perder muito tempo nesse processo.
Marketing Digital
Tráfego Pago para Imobiliárias

Tráfego Pago para Imobiliárias

Através do tráfego pago você seleciona palavras-chaves relacionadas àquilo que você deseja comunicar e o seu site aparecerá nas primeiras posições do Google, aumentando sua visibilidade e alcance. Dessa forma você será mais visto, gerando tráfego para seu site e aumentando a sua autoridade online. O tráfego pago divulgará seus produtos e serviços aumentando o seu potencial de vendas.
Dicas
Como Mudar o Titular do Contrato de Energia em Portugal

mudar o titular do contrato de energia em Portugal

Muitas vezes, após uma mudança, seja por ter alugado ou comprado uma casa, os antigos contratos de eletricidade e gás permanecem em vigor no local. Nesses casos, como o contrato está em nome de outra pessoa, é necessária a mudança de titularidade. Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa fazer para mudar o titular do contrato de energia em Portugal.
Dicas
Dispositivos para Economizar Energia em Casa

dispositivos para economizar energia em casa

Nos últimos anos, além das lâmpadas de baixo consumo, surgiram no mercado alguns aparelhos ou acessórios que visam economizar na conta de luz. É difícil avaliar se funcionam melhor ou pior porque cada casa é um mundo e o que funciona em sua casa pode não funcionar em outra. No entanto, você pode considerar adquirir aquele que você sabe que será mais útil no seu caso.
Dicas
Guia Completo para Vender Casas Sozinho

vender casas sozinho

Você está realmente disposto a vender casas sozinho? Então vamos entender todos os passos que você precisa dar para garantir que tudo corra bem, pois vão haver momentos em que você pode se sentir particularmente desorientado, nomeadamente no momento de definir um preço ou como gerir as visitas.
Imóveis
6 Dicas para o Sucesso de uma Imobiliária Digital

agência imobiliária digital

Imobiliárias digitais são grandes inovações do setor imobiliário. A introdução de tecnologias inovadoras não oferece benefícios apenas para clientes e também está otimizando o trabalho dos consultores imobiliários, tendo em vista que permite a execução de muitas tarefas pela internet, como angariações e vendas.
Marketing Digital
6 Passos para Vender Imóveis Online em 90 Dias

vender imóveis online

Se você quer saber como vender imóveis online em 90 dias então este artigo é para você, pois em um mercado imobiliário competitivo é necessário cada vez mais desenvolver habilidades para vender casas através da internet. Conheça aqui um método muito eficaz para vender casas online.
Marketing Digital
Branding Imobiliário

branding imobiliário

Branding para empresas imobiliárias contemplam estratégias de gestão de marcas envolvendo diversas ações de marketing que tem por objetivo torná-las fortes e presentes nos mercados, sendo reconhecidas pelo público, admiradas e desejadas por aquilo que oferece. Se você está pensando em formas de expandir a imagem do seu negócio, você precisa pensar em branding.
Marketing Digital
Como Atrair Visitantes para o Site de sua Imobiliária

atrair visitantes para o site de sua imobiliária

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado com a geração de oportunidades. Então é essencial saber como atrair visitantes para o site de sua imobiliária. Seu site é um dos espaços essenciais para atuar e gerar grandes resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz a diferença.
Marketing Digital
Como Fazer Vendas Através de Websites Imobiliários

como fazer vendas através de websites imobiliários

Você precisa aprender como fazer vendas através de websites imobiliários e porque ele será o caminho para atrair mais leads e aumentar seus resultados. Saiba os principais motivos para investir em websites imobiliários, mesmo para quem trabalha de forma independente.
Marketing Digital
SEO para Imobiliárias

seo para imobiliárias

Já percebeu a necessidade de fazer SEO para imobiliárias? Hoje em dia é fácil construir websites, porém, para que as pessoas vejam o seu site existe muita competição. Ter um site imobiliário é apenas metade do jogo da internet. A outra metade? Atrair público para seu website no menor custo possível.
Marketing Digital
Como Usar o Marketing de Conteúdo Imobiliário

marketing de conteúdo imobiliário

Embora muita gente utilize as redes sociais de forma recreativa, elas também são excelentes ferramentas das empresas para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Veja aqui como usar o marketing de conteúdo para ter melhores resultados no mercado imobiliário.
Marketing Digital
19 Dicas de Marketing Digital para Imobiliárias

marketing digital para imobiliárias

Com a mudança constante no comportamento do público consumidor, as imobiliárias e promotores imobiliários precisam adequar suas estratégias para se conectar aos seus clientes pois os anúncios tradicionais e os eventos de vendas já não têm mais eficácia. Hoje em dia, dificilmente alguém sai de casa para comprar um imóvel sem antes fazer uma pesquisa na internet para conhecer o mercado.
Dicas
Custo de Vida em Portugal

custo de vida em portugal

Quem pensa em mudar de país deve fazer um bom planejamento financeiro. E, com cada vez mais brasileiros programando sua mudança para o país lusitano, nada melhor do que saber informações sobre o custo de vida em Portugal para elaborar o seu orçamento.
Leis
Lei de Arrendamento em Portugal

lei de arrendamento em portugal

A lei para alugar ou “arrendar” apartamentos ou casas em Portugal mudou em 2019. Com a nova realidade portuguesa, em que o trânsito de estrangeiros é cada vez maior, seja a turismo ou para refazer a vida no país europeu, os aluguéis em Portugal dispararam nos últimos anos.
Imóveis
Por que Comprar Imóveis em Portugal?

comprar imóveis em portugal

Com uma valorização de 41% em Lisboa e Porto nos últimos dois anos e um crescimento do volume transacionado de 50%, o imobiliário em Portugal pode ser considerado um sucesso de público e crítica. Se você tem intenção de investir no imobiliário em Portugal, a hora é agora. Comprar imóveis em Portugal continua a ser um excelente negócio.
Dicas
Como é Morar em Cascais?

como morar em cascais

Morar em Cascais é o sonho de muitos brasileiros atualmente. A linda vila, que é considerada a “Riviera portuguesa”, fica muito próxima à capital do país, Lisboa e proporciona bastante qualidade de vida aos seus habitantes e outras vantagens, que você conhecerá neste artigo.
Dicas
Como é Morar em Lisboa?

como morar em lisboa

Lisboa é uma cidade viva. Com uma agenda cultural variada e vida noturna ativa, é um berço para artistas e pessoas ligadas ao mundo das artes. É uma cidade grande, com bons restaurantes e praias. É a capital portuguesa e a escolha de muitos brasileiros como novo local de residência.
Imóveis
Como Alugar Apartamento em Portugal?

alugar apartamento em portugal

Mais de 100 mil brasileiros estão vivendo em Portugal atualmente, que é considerado o “país da moda” nos últimos anos para quem deseja morar fora do Brasil. Entretanto, o primeiro desafio após a burocracia do visto e da autorização de residência é alugar um apartamento em Portugal.
Dicas
Aposentadoria em Portugal

aposentadoria em portugal

Você está em busca de mais qualidade de vida fora do Brasil para aproveitar a aposentadoria? Então certamente é importante entender como viver em Portugal depois de se aposentar. O país está no topo da lista de muitos brasileiros porque oferece muitas vantagens e atrativos.
Dicas
Visto de Estudante para Portugal

visto de estudante para portugal

Estudar em Portugal tornou-se um sonho para um número cada vez maior de brasileiros. A elevada qualidade das suas universidades e o baixo custo de vida comparativamente ao padrão europeu e até o brasileiro, são alguns dos principais fatores que atraem estudantes para o país.
Dicas
Mudança para Portugal

mudança para portugal

A mudança para Portugal nunca é uma decisão fácil. Se você tem uma família constituída então, você já está pensando em mil coisas que envolveriam se mudar. Mudar para Portugal com a família não é fácil, mas não é impossível, e vai te dar uma satisfação gigante quando você conquistar esse sonho.
Dicas
Como Morar em Cascais e Trabalhar em Lisboa

morar em cascais e trabalhar em lisboa

Morar em uma vila na praia, com paisagens belíssimas e estar a cerca de 30 minutos da capital, onde a oferta de empregos é maior. Quem se interessa? Pois assim é Cascais, em Portugal, coladinha à Lisboa. Mas será que morar em Cascais e trabalhar em Lisboa vale mesmo a pena?
Receba em primeira mão as melhores novidades de Lisboa!