13/4/2021
Mudança para Portugal

Mudar de país nunca é uma decisão fácil. Se você tem uma família constituída então, você já está pensando em mil coisas que envolveriam se mudar. Mudar para Portugal com a família não é fácil, mas não é impossível, e vai te dar uma satisfação gigante quando você conquistar esse sonho.

Como planejar sua mudança para Portugal

Você precisa organizar sua mudança para Portugal? Pois mudar de país nunca é uma decisão fácil. O impulso, a vontade, claro que aparece muito facilmente na nossa cabeça, mas colocar em prática não é bem assim.

Se você tem uma família então, você já está pensando em mil coisas que envolveriam se mudar. Mudar para Portugal não é fácil, mas não é impossível, e vai te dar uma satisfação enorme quando você conquistar esse sonho.

Faça uma planilha com datas e quais ações você precisa tomar para que aconteça a tempo e tenha uma previsão do seu custo de vida.

Data da mudança

Comece pela data que você deseja mudar, por exemplo: 01 de agosto. Pensando nessa data, vamos começar trabalhar o que tem que ser feito antes de mudar e qual a data ideal para fazer. Então, o processo de visto (se aplicável no seu caso) leva cerca de 90 dias para ser concluído, e vamos contar 30 dias de “folga“.

Isso significa que você tem que dar entrada no visto em 01 de abril pra dar tempo de tudo ficar pronto até julho e caso algo dê errado, ainda tem tempo de tentar resolver.

A mesma lógica se aplica para sair do trabalho, por exemplo, para avisar que vai sair da sua casa, em caso de aluguel ou alugar a sua casa própria. Assim, você terá um calendário do que é preciso fazer e em quais datas para dar tudo certo.

Planejamento financeiro

Esse costuma ser o “calcanhar de aquiles” porque, se você falhar aqui, as chances de se complicar são grandes.

O primeiro passo é descobrir qual é o custo de vida da cidade onde você pretende morar.  

Depois de saber o custo de vida, idealmente, você fará esse valor vezes 13, ou seja, suficiente para ficar 12 meses sem trabalhar e contando que o primeiro mês sempre gasta quase o dobro de um mês normal pois terá muitas despesas não planejadas.

Esse valor é alto, mas é para estar seguro, mas você pode querer arriscar e ter apenas 6 meses de segurança, assim como se você for com trabalho garantido, 3 meses ou 4 estaria de bom tamanho. Aqui o bom senso e o quanto você gosta de segurança é que vai determinar o seu orçamento. Não esqueça de colocar na conta o custo da mudança e as passagens aéreas.

Se possível abra uma conta bancária em Portugal o quanto antes e comece a trocar dinheiro, todos os meses um pouco, assim você consegue uma média e não sofre tanto com a variação do câmbio.

Criar crianças no exterior

Se você quer se mudar para Portugal com a família, já deve ter pensando nas diferenças de criar os filhos no exterior, e talvez até seja um dos principais motivos da sua mudança.

De maneira geral, a criação das crianças em Portugal é excelente. As crianças nascem “sem barreira“, ir para outro país é muito simples, na escola tem contato com estrangeiros, com outras línguas, têm acesso a culturas diferentes, enquanto nós, brasileiros, raramente temos contato com estrangeiros.

O ambiente é mais igualitário, a maior parte das crianças vai para a escola pública e aprende a lidar com crianças de classes sociais diferentes (mesmo que aqui isso não seja um abismo como é no Brasil).

Um ponto muito interessante é que na Europa a relação trabalho e vida pessoal é muito respeitada e também favorecida porque o deslocamento (ir para casa e trabalho) é muito curto e temos a sensação de ter muito mais tempo para a família.

De maneira geral, é possível criar uma criança no Brasil com muita segurança, saúde e educação, mas para isso é preciso muito dinheiro e mudar bastante a sua vida, enquanto em Portugal, essas coisas são direitos básicos garantidos. Mas atenção às dificuldades:

  • Dificuldade com o idioma;
  • Dificuldade na integração na nova escola;
  • Saudades da família e de amigos;
  • Adaptação a uma nova cultura e rotina.

O que é o fator decisivo aqui é incluir as crianças na decisão, uma mudança onde eles claramente vão perder coisas, também é preciso ser aceito por eles e os fazer enxergar o que eles vão ganhar com isso.

Falar da segurança em Portugal, do tempo em família, do contato com novas culturas e viagens, fazer uma boa faculdade, enfim. Só “comunicar” a mudança é um grande erro e é preciso pensar muito na parte psicológica das crianças, que a depender da idade, nem sequer está ainda completamente formada.

Esta dificuldade existe, mas com um sonho em comum na família pode ser sim superada.

Se você tem intenção de se mudar para Portugal e quiser saber sobre o mercado imobiliário por lá, saiba mais aqui sobre as Casas de Lisboa.


Ary Ribeiro

Engenheiro, empreendedor, especialista em Real Estate com 23 anos de experiência no mercado imobiliário
Leia mais
Você também pode se interessar por estes artigos abaixo e se quiser entrar em nossa lista clique aqui.
Marketing Digital
Branding Imobiliário

branding imobiliário

Branding para empresas imobiliárias contemplam estratégias de gestão de marcas envolvendo diversas ações de marketing que tem por objetivo torná-las fortes e presentes nos mercados, sendo reconhecidas pelo público, admiradas e desejadas por aquilo que oferece.
Marketing Digital
Como Atrair Visitantes para o Site de sua Imobiliária

atrair visitantes para o site de sua imobiliária

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado com a geração de oportunidades. Então é essencial saber como atrair visitantes para o site de sua imobiliária. Seu site é um dos espaços essenciais para atuar e gerar grandes resultados. Portanto, usá-lo corretamente faz a diferença.
Marketing Digital
Como Fazer Vendas Através de Websites Imobiliários

websites imobiliários

Você precisa aprender como fazer vendas através de websites imobiliários e porque ele será o caminho para atrair mais leads e aumentar seus resultados. Saiba os principais motivos para investir em websites imobiliários, mesmo para quem trabalha de forma independente.
Marketing Digital
SEO para Imobiliárias

seo para imobiliárias

Já percebeu a necessidade de fazer SEO para imobiliárias? Hoje em dia é fácil construir websites, porém, para que as pessoas vejam o seu site existe muita competição. Ter um site imobiliário é apenas metade do jogo da internet. A outra metade? Atrair público para seu website.
Marketing Digital
Como Usar o Marketing de Conteúdo no Imobiliário

marketing de conteúdo no imobiliário

Embora muita gente utilize as redes sociais de forma recreativa, elas também são excelentes ferramentas das empresas para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Veja aqui como usar o marketing de conteúdo para ter melhores resultados no mercado imobiliário.
Marketing Digital
19 Dicas de Marketing Digital para Imobiliárias

marketing digital para imobiliárias

Com a mudança constante no comportamento do público consumidor, as imobiliárias e promotores imobiliários precisam adequar suas estratégias para se conectar aos seus clientes pois os anúncios tradicionais e os eventos de vendas já não têm mais eficácia.
Dicas
Custo de vida em Portugal

custo de vida em portugal

Quem pensa em mudar de país deve fazer um bom planejamento financeiro. E, com cada vez mais brasileiros programando sua mudança para o país lusitano, nada melhor do que saber informações sobre o custo de vida em Portugal para elaborar o seu orçamento.
Leis
Lei de arrendamento em Portugal

lei de arrendamento em portugal

A lei para alugar ou “arrendar” apartamentos ou casas em Portugal mudou em 2019. Com a nova realidade portuguesa, em que o trânsito de estrangeiros é cada vez maior, seja a turismo ou para refazer a vida no país europeu, os aluguéis em Portugal dispararam nos últimos anos.
Imóveis
Por que comprar imóveis em Portugal?

comprar imóveis em portugal

Com uma valorização de 41% em Lisboa e Porto nos últimos dois anos e um crescimento do volume transacionado de 50%, o imobiliário em Portugal pode ser considerado um sucesso de público e crítica. Se você tem intenção de investir no imobiliário em Portugal, a hora é agora.
Dicas
Como é morar em Cascais?

como morar em cascais

Morar em Cascais é o sonho de muitos brasileiros atualmente. A linda vila, que é considerada a “Riviera portuguesa”, fica muito próxima à capital do país, Lisboa e proporciona bastante qualidade de vida aos seus habitantes e outras vantagens, que você conhecerá neste artigo.
Dicas
Como é morar em Lisboa?

como morar em lisboa

Lisboa é uma cidade viva. Com uma agenda cultural variada e vida noturna ativa, é um berço para artistas e pessoas ligadas ao mundo das artes. É uma cidade grande, com bons restaurantes e praias. É a capital portuguesa e a escolha de muitos brasileiros como novo local de residência.
Imóveis
Como alugar apartamento em Portugal?

alugar apartamento em portugal

Mais de 100 mil brasileiros estão vivendo em Portugal atualmente, que é considerado o “país da moda” nos últimos anos para quem deseja morar fora do Brasil. Entretanto, o primeiro desafio após a burocracia do visto e da autorização de residência é alugar um apartamento em Portugal.
Dicas
Aposentadoria em Portugal

aposentadoria em portugal

Você está em busca de mais qualidade de vida fora do Brasil para aproveitar a aposentadoria? Então certamente é importante entender como viver em Portugal depois de se aposentar. O país está no topo da lista de muitos brasileiros porque oferece muitas vantagens e atrativos.
Dicas
Visto de estudante para Portugal

visto de estudante para portugal

Estudar em Portugal tornou-se um sonho para um número cada vez maior de brasileiros. A elevada qualidade das suas universidades e o baixo custo de vida comparativamente ao padrão europeu e até o brasileiro, são alguns dos principais fatores que atraem estudantes para o país.
Dicas
Mudança para Portugal

mudança para portugal

Mudar de país nunca é uma decisão fácil. Se você tem uma família constituída então, você já está pensando em mil coisas que envolveriam se mudar. Mudar para Portugal com a família não é fácil, mas não é impossível, e vai te dar uma satisfação gigante quando você conquistar esse sonho.
Dicas
Como morar em Cascais e trabalhar em Lisboa

morar em cascais e trabalhar em lisboa

Morar em uma vila na praia, com paisagens belíssimas e estar a cerca de 30 minutos da capital, onde a oferta de empregos é maior. Quem se interessa? Pois assim é Cascais, em Portugal, coladinha à Lisboa. Mas será que morar em Cascais e trabalhar em Lisboa vale mesmo a pena?
Receba em primeira mão as melhores novidades de Lisboa!