25/4/2020
Como morar em Cascais e trabalhar em Lisboa

Morar em uma vila na praia, com paisagens belíssimas e estar a cerca de 30 minutos da capital, onde a oferta de emprego é bem maior. Quem não se interessa? Pois assim é Cascais, em Portugal, coladinha à Lisboa. Mas será que morar em Cascais e trabalhar em Lisboa vale mesmo a pena?

Morar em uma vila na praia, com paisagens belíssimas e estar a cerca de 30 minutos da capital, onde a oferta de emprego é bem maior. Quem não se interessa? Pois assim é Cascais, em Portugal, coladinha à Lisboa. Mas será que morar em Cascais e trabalhar em Lisboa vale mesmo a pena?

Morar em Cascais e Trabalhar em Lisboa vale a pena?

Cascais alia o sonho de morar na praia, com a proximidade de Lisboa, que fica bem pertinho da capital e tem um mercado de trabalho bem mais amplo e diversificado.

Mas, morar onde os outros passam férias tem seu lado bom e seu lado ruim. O bom é que, muito provavelmente, o lugar onde todo mundo quer passear é lindo e repleto de atrações.

O lado ruim é que, na alta temporada, a pacata vila de pouco mais de 200 mil habitantes fica repleta de gente. Consequentemente, tudo fica mais caro – lei da oferta e da procura, não tem jeito. E viver essa oscilação de preços por temporada pode ser desagradável.

Fora isto, o mercado imobiliário de Cascais está supervalorizado, como praticamente em todo o país.

Por conta disso, salvo em algumas localidades mais afastadas do que chamam de “linha de Cascais” (zona próxima ao mar), o custo de vida chega a ser até mais alto do que na capital. Mais abaixo, vamos mostrar em tabela uma comparação.

Melhores lugares para morar

A melhor localização da vila é a chamada “linha de Cascais”, na faixa do litoral. Os bairros de Cascais, Estoril, Carcavelos e Parede costumam ser mais valorizados e possuir imóveis com preço médio mais alto.

Já em termos de custo, São Domingos de Rana e Alcabideche são opções mais econômicas.

As áreas mais populares entre os expatriados são Birre, um local tranquilo e com terrenos e imóveis bastante espaçosos, e a vizinha Areia, também muito procurada e próxima ao mar.

Distância entre as cidades

Se você está se decidindo quanto a morar em Cascais e trabalhar em Lisboa, é importante saber a distância entre as duas cidades. A vila de Cascais fica a cerca de 33 quilômetros de Lisboa.

De carro, é possível chegar à capital portuguesa em torno de 34 minutos, pela Autoestrada A5.

Utilizando transporte público, o trajeto leva cerca de uma hora. Os trens ligam Cascais à estação Cais do Sodré em Lisboa. Há trens o dia todo. O trajeto de ida e volta sai por menos de 5 euros. Com o passe de trem mensal, os custos ficam em 40 euros mensais. Saiba os preços dos comboios de Portugal no site oficial.

A viagem é agradável em ambos os casos: tanto de carro quanto de trem, o trajeto é com vista para o mar.

Transporte em Cascais

A rede pública de transporte é ótima e bem servida por trens e ônibus.

A proximidade com Lisboa também facilita a utilização do Aeroporto Internacional de Lisboa, o que garante a conexão com qualquer localidade desejada.

Como é a vida em Cascais

Abaixo, elencamos vantagens e desvantagens de viver em Cascais. Confira:

Vantagens de viver em Cascais

  • A “Riviera Portuguesa” possui lindas praias, com água cristalina;
  • Tem atrações turísticas como Boca do Inferno, Largo de Camões, Praia de Santa Marta e Palácio Real da Cidadela de Cascais;
  • É tranquila e agradável na maior parte do ano, sendo mais movimentada durante o verão europeu;
  • É um bom lugar para investir, principalmente se o seu negócio tem a ver com turismo e serviços;
  • Fica próxima à Lisboa;
  • Tem ampla oferta de comércio e restaurantes;
  • Tem clima ameno o ano todo, sendo muito comum a prática de atividades físicas ao ar livre;
  • Possui boa saúde pública;
  • É segura.

Desvantagens de viver em Cascais

  • Custo mais altos durante o verão europeu;
  • Muitos turistas na alta temporada;
  • Oferta de emprego focada em turismo e serviços;
  • Necessidade de deslocamento até Lisboa para quem trabalha em outros setores;
  • Custo de vida alto se comparado a outras localidades de Portugal;
  • Em alguns bairros, tem atualmente aluguel mais caro até do que Lisboa;
  • Tem menos opções de escolas, hospitais, restaurantes e atrações de lazer e cultura do que a capital.

Cascais ou Lisboa para morar?

Antigamente, o custo era uma das principais justificativas para quem decidia fixar residência em Cascais e trabalhar em Lisboa. Além, é claro, do fator “morar na praia”.

Mas hoje em dia, com a supervalorização imobiliária da região, o que se pode afirmar com certeza é que, em Cascais, na maior parte do ano, você tem uma vida bem mais sossegada do que em Lisboa e consegue apartamentos e casas mais espaçosos do que na capital. Por conta disso, é um lugar que tem atraído muitas famílias para morar em Portugal.

E então, qual cidade faz mais o seu estilo?

Ary Ribeiro

Engenheiro, empreendedor, especialista em Real Estate com 23 anos de experiência no mercado imobiliário
Leia mais
Você também pode se interessar por estes artigos
Marketing Digital
Branding Imobiliário

Marketing Digital

Branding imobiliário é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações de marketing que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Marketing Digital
Como Atrair Visitantes para o Website de sua Imobiliária

Marketing Digital

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado à geração de oportunidades. Quanto mais chances tiver de fechar negócio, melhor é o desempenho. Estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial saber como atrair visitantes para o website de sua imobiliária.
Marketing Digital
Como Otimizar Vendas Através de um Website Imobiliário

Marketing Digital

Se você já investe em marketing digital e já percebeu a necessidade de otimizar vendas através de um website imobiliário saiba que atualmente ter um website é apenas metade do jogo da internet. A outra metade que você precisa saber é como atrair público para o seu website.
Marketing Digital
Consultoria de SEO para Empresas Imobiliárias

Marketing Digital

Se você já investe em tráfego pago e já percebeu a necessidade de contratar uma consultoria de SEO para sua empresa imobiliária para melhorar suas buscas orgânicas no Google saiba que atualmente ter um website é apenas metade do jogo da internet. A outra metade? Atrair público para seu website.
Mantenha-se atualizado com nossas novidades!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.