4/10/2020
Branding Imobiliário

Branding imobiliário é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações de marketing que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.

O Que é Branding Imobiliário?

Branding imobiliário é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações de marketing que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.

Esse é um esforço que deve ser permanente e cujos efeitos aparecem no médio e longo prazo.

Estamos inseridos em um movimento mundial de consumo que força empresas a pensarem meticulosamente em cada passo. Cada estratégia e ação de marketing elaboradas podem ecoar por todos os cantos.

O mercado e muitos dos seus concorrentes já estão nesse movimento de entender que resultados não são criados da noite para o dia, mas são conquistados com uma estratégia coerente e relevante de ponta a ponta.

Em suma, esse é um trabalho de gestão de uma marca, o chamado Branding. Essa estratégia vem sendo trabalhada pelas maiores empresas do mundo há algum tempo.

Quem nunca associou felicidade à Coca-Cola, ou quando leu a frase “Just do it” já sabia qual empresa assinava aquela propaganda? Ou até mesmo quando viu uma postagem roxa no feed, já se preparou para um conteúdo do Nubank no Brasil?

Engana-se quem acredita que essa estratégia é só para grandes empresas, ou que elas construíram isso de repente. Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos duradouros.

Porque preciso de branding?

Se você ainda questiona a importância de uma boa gestão de marca, é hora de repensar seu ponto de vista.Quem você acha que seu cliente vai procurar quando uma necessidade surgir?

Além disso, quando você pensa em cartão de crédito, qual imagem vêm a sua cabeça? Provavelmente a logo da MasterCard ou Visa.

Ou quando você precisa comprar um tênis de corrida, provavelmente as primeiras marcas nas quais você pensa é Nike ou Adidas.

Isso porque eles construíram uma marca e estão em todos os lugares.

Elaborar uma identidade atrativa para uma marca não é importante só para empresas que vendem produtos. Saber o que é branding também é útil para impulsionar os negócios na área imobiliária.

Profissionais e empresas podem se beneficiar ao transmitir uma imagem mais profissional ao público, estruturando uma identidade que reúna valores como comprometimento, confiabilidade e segurança.

Branding na área do imobiliário

No mercado imobiliário é necessário transmitir valores, como confiança, profissionalismo e segurança, para os clientes.

Além disso, estratégias de branding imobiliário ajudam o público-alvo a ter sua marca sempre em mente quando o assunto for comprar, vender ou arrendar uma casa.

Como aplicar branding imobiliário?

Interessou-se pelo que é branding imobiliário e por suas possibilidades? Então, é provável que você queira saber como aplicar esse conceito no seu negócio.

Veja, abaixo, algumas dicas voltadas especificamente para a área imobiliária.

Conheça seu público

O primeiro passo para ter uma marca sólida é conhecer muito bem o seu público-alvo, entendendo o perfil socioeconômico, os hábitos e as preferências e o que ele espera de você.A partir disso, você consegue direcionar melhor toda a comunicação do seu negócio, usando uma linguagem apropriada, alinhando valores e criando atrativos que sejam realmente interessantes para o seu público.

Crie percepção de valor

Seu negócio, certamente, tem uma missão e valores que são importantes e regem o atendimento aos clientes. No entanto, nem sempre essas questões ficam claras para o público.

Ao disseminar o propósito da sua marca e mostrar o quanto sua empresa está comprometida com o bem-estar das pessoas, é possível gerar percepção de valor e melhorar a captação e a fidelização de clientes.

Trabalhe sua identidade

Muitos profissionais do imobiliário não se preocupam em definir uma identidade visual, mas isso também é uma parte importante do branding imobiliário.

A identidade visual inclui não apenas um logo, mas também as cores e a tipografia usadas em toda a sua comunicação digital e impressa.

Criar esse padrão é importante para se destacar e fixar sua marca para os potenciais clientes.

Ofereça conteúdos relevantes

Por fim, as estratégias de branding imobiliário também incluem gerar valor por meio de conteúdos relevantes para o seu público.

Para fazer isso, é interessante pensar em informações e temas que tenham relação com a área do imobiliário e que possam ajudar seu público no dia a dia.

Por exemplo, é possível dar dicas de cuidado com a casa, alertar sobre condições do mercado financeiro e sobre a necessidade de manutenções periódicas em uma casa.

Oferecendo esses conteúdos, sua marca se torna referência no segmento e ganha a confiança dos clientes.

Saiba mais sobre Marketing Digital Imobiliário e o que a Casas de Lisboa pode fazer para você.

Ary Ribeiro

Engenheiro, empreendedor, especialista em Real Estate com 23 anos de experiência no mercado imobiliário
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