20/10/2023

SEO para Imobiliárias

Você já percebeu a importância de fazer SEO para imobiliárias em seu website? Você sabe o que é isso? Se não sabe preste muita atenção neste artigo. Hoje em dia é muito fácil construir websites, porém, para que pessoas cheguem até ele existe muita competição. Ter um site imobiliário é apenas metade do jogo da internet. A outra metade é saber atrair um público qualificado para seu website com o menor custo possível.

Se você já investe em tráfego pago e já percebeu a necessidade de começar a fazer SEO para imobiliárias com o objetivo de melhorar o ranking de seu site no Google então este artigo é para você.

Você acha que basta criar um site, redes sociais, escrever artigos e aguardar que potenciais clientes te encontrem?

Pois atualmente ter um website é apenas metade do jogo da internet. A outra metade é atrair público para seu website.

Aí o jogo fica mais pesado e mais técnico.

Hoje em dia é fácil construir websites pois já existem muitas ferramentas que não precisam de códigos ou desenvolvedores caros para fazer websites bonitos, dinâmicos e responsivos.

Porém, para que as pessoas acessem o seu site existe muita competição.

Dependendo dos assuntos sobre os quais você tem interesse, você pode entrar em uma verdadeira guerra de conteúdo com muitos outros concorrentes.

Para sobreviver, e idealmente, vencer essa guerra, você vai precisar pensar em como otimizar o seu site para motores de busca ou seja como fazer SEO imobiliário ou contratar alguma consultoria de SEO para imobiliárias.

Estar nas melhores posições das buscas é o objetivo principal de todos que estão na internet, mas como os resultados da pesquisa são organizados?

O algoritmo dos buscadores (o Google é o maior deles), estabelece regras para classificar os resultados de forma que os conteúdos mais relevantes sejam vistos primeiro e tenham um bom posicionamento.

Essa relevância não depende apenas da qualidade do texto ou do número de palavras, mas também do maior atendimento possível à algumas regras.

O SEO é a metodologia que estuda permanentemente essas regras e aplica o maior número delas nas estruturas de sites, blogs e em todos seus conteúdos internos, como textos, imagens, vídeos e áudios.

Por exemplo, para textos e artigos, devemos usar uma estrutura específica na redação que precisa seguir essas regras.

A maior delas é o uso natural e eficiente das palavras chave, principal objetivo de ranqueamento de um texto nos motores de busca.

A missão do SEO (otimização de buscas) é, dentre outros, melhorar o posicionamento no Google e assim gerar mais oportunidades, leads e vendas.

A coisa mais importante a lembrar é que você nunca deve otimizar seu conteúdo em torno de algoritmos dos motores de busca, porque algoritmos estão em constante evolução. Você deve otimizar o seu site para as pessoas que usam motores de busca, pois afinal, os motores de busca existem para eles.

Textos, artigos, áudios, vídeos, infográficos e outros recursos devem ser usados com qualidade e assertividade para criar uma experiência focada e positiva no público desejado.

Tais motores de busca são controlados por algoritmos que foram otimizados por alguns dos melhores engenheiros do mundo para entregar às pessoas o conteúdo mais relevante e útil que eles podem encontrar em qualquer tópico.

Além disso, os motores de busca levam em conta estatísticas e links externos ao classificar páginas.

Por isso, acima de tudo, para que seu site seja otimizado para motores de busca o seu conteúdo deve atender a duas condições:

  1. Dar respostas claras e úteis às perguntas das pessoas;
  2. Seu conteúdo deve ser compartilhável, ou seja, útil e valioso para que as pessoas o compartilhem.

Em resumo, faça o seu conteúdo incrível.

Lembrando que o SEO é uma metodologia para alcance de resultados orgânicos sem custo de propaganda, para atingir as primeiras posições nos buscadores da internet.

A estratégia mais eficaz, rápida e lucrativa atualmente é realizada através de construção de autoridade online amplificada com tráfego pago com a utilização de técnicas de SEO e copywriting na produção de seus conteúdos.

Trabalhamos com mercado imobiliário há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a conversão e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing imobiliário focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.

Vamos ver agora as principais atividades de SEO para ajudá-lo a organizar seu processo estratégico de maneira eficiente e alcançar top rankings que vão gerar mais vendas.

Pense nas palavras que melhor descrevem o que seu serviço é ou faz, termos de pesquisa que você acha que os potenciais clientes poderiam usar para pesquisar sobre você nos mecanismos de pesquisa.

Depois que você tiver a lista de palavras chave e conhecer seus rankings atuais, você precisa aprender a gerar novas ideias de palavras chave, filtrá-las de acordo com várias métricas de SEO e deixar apenas aquelas que tenham maior potencial de melhorar o ranking de seu site no Google.

Seus clientes em potencial quando estão procurando por um produto ou serviço recorrem aos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google.

Eles digitam um termo de pesquisa e precisam encontrar seu site nos resultados principais, desde que você tenha investido no SEO deste termo específico. Mas como os hábitos das pessoas variam, elas podem usar centenas de combinações de palavras diferentes para descrever uma única e mesma coisa.

É por isso que o ponto de partida de qualquer campanha de SEO é tentar encontrar o máximo de palavras chave que as pessoas podem usar e escolher as melhores para focar seu trabalho de SEO.

Avalie sempre a intenção de compra nessas pesquisas. Um ângulo útil para observar as palavras chave é o potencial de geração de lucros. Alguns termos podem parecer atraentes quando você olha para seu volume de
pesquisa, mas a maioria dos termos pesquisados com frequência são puramente informativos.

Embora a classificação desses itens atraia visitantes ao seu site, é improvável que eles gerem muitas vendas. Observe sua lista de palavras chave e pergunte-se sobre cada termo: O usuário está pronto para comprar? Se a resposta for um "sim", então você está olhando para uma palavra chave valiosa.

Para ajudá-lo a avaliar a intenção de compra, o custo por clique do Google Ads pode ser uma métrica útil. Custo por clique dá uma ideia bastante sólida de quão bem um termo converte, basicamente, quanto mais alto o  custo, mais ele venderá. É bastante intuitivo pois quanto mais um anunciante paga por clique, mais valioso deve ser o tráfego para ele.

Trabalhando com estratégias de palavras chave e planejamento de SEO, há mais uma tarefa a ser feita, o mapeamento dessas palavras.

O mapeamento de palavras chave é o processo de atribuição das palavras às páginas relevantes do seu site. Portanto, um mapa de palavras chave, em sua forma mais básica, é uma planilha com as palavras chave e as páginas do seu site que são relevantes para essas palavras.

Crie esses mapas e planeje a distribuição de palavras em seu site com sabedoria.

Simplificando, uma página de destino é uma página que você gostaria que os visitantes de seu site "pousassem" e que gostaria de rankear nos resultados de pesquisa para um determinado termo.

Certificar-se de que as páginas certas estão classificadas para as palavras chave certas é uma parte indispensável nas estratégias de SEO.

Quando as palavras chave forem coletadas, filtradas e mapeadas, é hora de otimizar suas páginas para os mecanismos de pesquisa.

A otimização das páginas é muito importante porque alguns erros técnicos podem destruir todos os seus esforços de SEO e impedir que sua página seja bem classificada.

Uma página perfeitamente otimizada, por sua vez, melhora suas chances de classificação.

Antes de começar a otimizar, você precisa verificar o estado atual do seu website e ver como suas páginas rodam atualmente através de uma auditoria para depois trabalhar na otimização.

Veja abaixo 11 dicas de otimização de seo para imobiliárias:

1. O design de seu site precisa ser responsivo

Por que o seu site deve ser responsivo na ótica do SEO imobiliário?

  • Receber a importante tag “mobile friendly” do Google;
  • Proporcionar uma melhor experiência para todos, tornando mais fácil entregar sempre o mesmo conteúdo e funcionalidade em todos os dispositivos em formatos ajustados.

2. Pesquisa das melhores palavras chave

Quando você está buscando um bom rankeamento na busca, você tem que pensar em palavras chave.

Então, antes de começar a escrever, faça uma pesquisa de palavras chave para descobrir quais os termos que as pessoas utilizam em suas buscas que são relevantes para o seu negócio.

Muitas ferramentas de SEO imobiliário lhe entregam uma estatística como “Autoridade de domínio”, que é uma estimativa aproximada de quanto de autoridade o Google concede ao seu site sobre seus assuntos principais.

Quanto maior for a autoridade do seu site, melhor será a chance que você classificar para termos de pesquisa de alta competição.

Então tenha isso em mente ao priorizar suas palavras.

Há maneiras muito fáceis de fazer pesquisa de palavras chave que podem ser muito boas na geração de temas para seu conteúdo.

Como pesquisar palavras chave para geração de conteúdo?

1. Sugestões de pesquisa do Google

A maneira mais fácil de obter ideias para conteúdo é ir para o google e começar a escrever os termos de pesquisa pois o próprio google vai te dar várias recomendações enquanto você digita.

2. Google Trends

Vá na página do Google Trends e entre com os termos que o Google te recomendou na pesquisa anterior.

Você conseguirá ainda mais sugestões relacionadas às palavras que estão em alta.

Você também terá vários gráficos, indicadores e vai conseguir inclusive fazer diversas segmentações com relação às palavras, como por regiões por exemplo.

3. Google Keyword Planner

Mesmo que você não anuncie no Google, faça uma conta no Google Ads pois esta ferramenta te dará informações valiosas de palavras chave para geração de seu conteúdo como:

  • Volume médio de pesquisa da palavra chave por mês;
  • Custo por Clique (CPC) mensal médio da palavra chave;
  • Nível de competição da palavra chave.

Por exemplo, se um termo de pesquisa tem alto volume e alto custo por clique, vai haver muita competição para classificar para esse termo significando que é melhor escolher um termo de busca mais específico ou palavras chave com menos competição.

Depois de escolher o assunto e a palavra chave do seu conteúdo é necessário usá-las no corpo do mesmo.

Toda pesquisa realizada anteriormente é fundamental no processo de criação de conteúdo pois você consegue assegurar um foco específico no tema definido.

Caso o conteúdo seja escrito, é necessário também atender a uma estrutura de texto que possa ser entendida pelos robots dos buscadores. Atenção aos itens abaixo:

  • Título do Post
  • Descrição
  • URL
  • Headings (H1, H2, H3, H4, H5)

Então, por exemplo, se a palavra chave for “comprar casa em Lisboa", comece a elaborar seu conteúdo pela estrutura acima.

Título do Post: Quer Comprar Casa em Lisboa?

Descrição: Saiba porque e como comprar casa em Lisboa

URL: seusite.com/comprar-casa-em-lisboa

Headings

H1: Por que comprar casa em Lisboa?

H2: Razão 1 de comprar uma casa em Lisboa (Razão 2, 3, etc)

Depois disso, você pode iniciar a elaboração do seu conteúdo seguindo esta estrutura.

3. Páginas mais importantes como páginas top-level

Para o Google as suas páginas mais importantes, as páginas que deseja rankear melhor nas pesquisas, são as suas páginas top-level.

O que são páginas top-level?

São páginas do teu domínio de raiz. Exemplos:

seusite.com/sobre

seusite.com/contato

seusite.com/imoveis

Como definimos que essas páginas são importantes na estrutura de seu website, o Google também saberá que elas são as mais importantes também.

O Google quer encontrar o melhor e mais útil conteúdo de suas páginas, então cabe a você colocar esse conteúdo lá, nas suas páginas top-level.

Então, se há páginas que você realmente quer classificar bem em buscas, certifique-se de que elas não estão escondidas em uma pasta em algum lugar longe do seu diretório raiz.

Páginas enterradas podem classificar bem em busca se as questões forem altamente específicas como “como financiar uma casa no Algarve”.

Para consultas mais gerais como “apartamento no Porto”, por exemplo, você vai precisar de uma página top-level para competir com todos os outros conteúdos que estão competindo para o mesmo termo de pesquisa.

4. Use subdomínios

O Google considera os subdomínios como sites diferentes do domínio principal.

Então existem prós e contras de se utilizar subdomínios.

Saiba que seu subdomínio não vai alimentar diretamente o SEO do seu domínio.

Ele pode te ajudar através dos links que trazem usuários para o domínio principal.

Desta forma, é importante que você coloque o seu blog como uma página top-level do seu domínio principal e não como um subdomínio.

5. Otimize suas URLs, títulos e descrições

Tenha sempre suas palavras chave em mente quando você for escrever seu conteúdo.

O texto tem de estar compatível com a estrutura definida anteriormente.

6. Redirecionamento 301

A beleza da web é que ela nunca é fixa.

Você pode alterar constantemente o design, conteúdo e arquitetura de informação do seu website para criar a melhor experiência para seus usuários.

Mas há uma desvantagem nisso.

Quando você muda a estrutura do site, você muitas vezes acaba apagando páginas, ou simplesmente mudando o endereço delas (URLs).

Felizmente, há o redirecionamento 301 para isso.

Sempre que você excluir uma página, certifique-se de redirecionar o URL antigo para um novo com conteúdo semelhante.

E se você está movendo uma página para um local diferente, e, portanto, uma URL diferente configure um redirecionamento 301 para o novo local.

A beleza do redirecionamento 301 é a preservação do chamado “link juice”, o SEO que uma página construiu em toda sua história.

Dessa forma, a nova página pode aproveitar o ranking que a página antiga tinha para a partir daí melhorá-la.

7. Tags canônicas

Usando um pouco de código dentro da tag <head> de seu website, você pode utilizar uma tag canônica para assegurar que o google entenda qual a melhor página que representa determinado assunto ou palavra chave no seu website.

Se por exemplo você tiver um site com versões diferentes de um mesmo produto, as tags canônicas serão muito valiosas para seu SEO.

Diversas plataformas usam URLs diferentes de cada variação do produto e que trazem clientes sempre para uma mesma página, a página principal do imóvel.

Para o Google, um dos problemas mais graves de SEO é o conteúdo duplicado.

No caso acima temos várias URLs diferentes (de cada tipo de produto) com praticamente o mesmo conteúdo, ou seja conteúdos duplicados.

Para que o Google entenda que não houve má fé em copiar outro conteúdo e não te penalize, é necessário adicionar uma tag canônica na <head> do código de seu website apontando para a página que você escolher para rankear.

Um exemplo de tag canônica:

<link rel=”canonical” href=”https://seusite.com/blog”>

Se você tem o hábito de publicar artigos em diversos lugares além do seu blog, como algum outro blog, no Linkedin ou no Medium, adicione sempre uma tag canônica aos posts para que o Google entenda que não há duplicidade de conteúdo para não ser penalizado.

8. Sitemap

A maior utilidade de um sitemap XML é que ele dá aos robots do Google o mapa do tesouro ajudando a orientar como e onde eles podem andar no seu site.

Você pode fazer todo o tipo de coisas com seu sitemap, mas a função mais importante é informar ao Google sobre páginas que podem não estar bem conectadas internamente ou como elas estão ligadas externamente a outros sites.

Você também pode fornecer metadados, como quando a página foi atualizada pela última vez, quantas vezes a página foi alterada e a importância de uma página em relação a outras URLs no seu site.

9. Erro 404

É importante ter uma página chamada 404 e que tenha uma URL que termine em /404, pois esta página ameniza a dor de um usuário que não encontra a página desejada.

Quando uma pessoa entra na sua página 404, talvez fique um pouco decepcionada, afinal de contas, ele clicou no link porque você disse para ele clicar e eles queriam fazer algo lá.

Muitos sites tentam mitigar esse aborrecimento com uma página bem humorada.

Para mitigar a frustração do usuário ao encontrar uma página 404:

  • Deixe claro para as pessoas que algo correu mal. Um gigante 404 centrado na tela é claro para os usuários da web, mas a maioria das pessoas não têm idéia de que é um código de erro de um site.
  • Ofereça uma saída. Você pode fazer isso de muitas maneiras, mas algumas das mais úteis são: uma caixa de pesquisa (para que eles possam procurar o que eles vieram buscar na página não encontrada), links para as principais páginas ou áreas do site para que eles possam encontrar algo relacionado ou um link de sua página inicial para que eles possam, pelo menos, voltar lá e reorientar-se.
  • Fornecer um mecanismo de feedback. Se as pessoas estão caindo na sua página 404 pode haver algo de errado no seu website que nem você sabe. Um simples CTA de “Informar problema na página” com um link de email para você ou um tweet pré-preenchido pode deixar as pessoas dizer-lhe que algo está errado.

10. Coloque alt tag nas imagens

Alt tags são provavelmente o mais esquecido, mas incrivelmente útil elemento HTML.

Esquecidos porque são muitas vezes escondidos em interfaces CMS, mas incrivelmente úteis porque:

  • Elas fazem com que as imagens se tornem acessíveis para quem tem dificuldades de visão (leitores de tela pode lê-los atualmente);
  • Elas dão mais possibilidade para trabalhar suas palavras chave.

Certifique-se de adicionar alt tags descritivas às suas imagens e certifique-se de que eles descrevem o conteúdo dessas imagens de forma a permitir que pessoas com problemas de visão recebam sua mensagem.

Sempre que puder mencione as palavras chave de uma forma contextualmente relevante e não forçada, por todos os meios pois isto não só ajudará os motores de busca do Google a identificar o assunto da sua página, mas também ajudará as pessoas que usam a pesquisa de imagens a encontrar o seu site.

Lembre-se também de renomear os arquivos das imagens com nomes relevantes e conectados com as palavras chave escolhidas.

11. Atenção ao Robots.txt

O arquivo robots.txt de um website permite que você dê instruções aos robots que rastreiam suas páginas.

A funcionalidade chave deste arquivo é a habilidade de não indexar determinadas páginas, o que é uma forma de informar ao google para não andar por determinadas áreas ou páginas de seu website.

E como seu site vai ser encontrado no Google?

Entender os fundamentos do que o Google procura é o que mais importa em tráfego orgânico para um website.

O google se importa muito com três coisas:

1. Relevância

O Google irá rastrear o seu post no blog e perguntar se o conteúdo é relevante para a pesquisa da palavras chave.

Então, se você está falando sobre “casa para arrendar em Cascais”, certifique-se de que o Google pode facilmente encontrar esta palavra chave em seu conteúdo.

Ou seja, inclua sua palavras chave na URL, no título, na descrição e em todo o resto do seu texto.

2. Autoridade

O Google quer mostrar aos seus usuários conteúdo de websites confiáveis e com autoridade no assunto.

A Autoridade de um website varia em função da sua popularidade, engajamento e do número de sites que linkam para eles.

Você deve então focar primeiramente em criar uma audiência e uma marca em torno do seu conteúdo pois quanto mais pessoas acessarem e compartilharem seu conteúdo, mais autoridade o seu website vai ter.

3. Tempo de permanência

A terceira coisa que o Google realmente se preocupa é quanto tempo as pessoas estão permanecendo em seu website.

Em outras palavras, quão sticky é o seu conteúdo?

O leitor lê cuidadosamente e se envolve com o seu conteúdo?

O google quer mostrar aos seus utilizadores o melhor conteúdo possível, então, se ele pode dizer que as pessoas tiveram uma boa experiência lendo seu conteúdo, ele vai querer mostrá-lo a mais pessoas.

No geral, se você se concentrar em criar um conteúdo que realmente serve aos seus leitores, os visitantes acessarão o seu site e o google só quer dar às pessoas uma boa experiência de usuário, por isso foque nos 3 pontos acima e produza conteúdo de forma consistente. Com o tempo, você vai ver o seu crescimento orgânico.

Uma última pequena dica: certifique-se de que o seu site carrega rápido.

Se você estiver usando hospedagem de terceiros, certifique-se de que suas páginas da web carregam em 3 segundos ou menos. Tudo isto está ligado à uma melhor experiência do utilizador.

O que é SEO Local?

Comece sua estratégia de SEO criando uma conta no Google My Business (GMB). 

Um perfil bem feito no GMB terá um impacto significativo no seu SEO pois ele ajuda o Google entender o que você faz e ao mesmo tempo serve como ferramenta de SEO local.

Configuração do Google My Business

  • Coloque o nome de sua empresa: Se sua empresa já estiver listada no Google você pode reivindicá-la. Caso contrário, você pode criar um novo cadastro.
  • Defina suas categorias primárias e secundárias: Isso ajudará você a ser descoberto quando alguém estiver pesquisando nessas categorias.
  • Preencha seu endereço comercial: Se você administra um negócio que recebe clientes, como uma loja ou um restaurante, convém que seu endereço fique visível. No entanto, se sua empresa não for um lugar onde os clientes vão diretamente, você pode ocultar seu endereço. O Google exibirá apenas a área em que você atende.
  • Insira o seu telefone comercial: Certifique-se de adicionar seu número de telefone para que os clientes possam entrar em contato com você facilmente. Se o cliente quiser perguntar algo e o número no Google não funcionar, eles vão presumir que seu negócio fechou.
  • Tenha um website: Se você tiver um site, poderá adicioná-lo ao seu perfil do GMB. O Google torna mais fácil para os usuários encontrá-lo adicionando um botão “Site” ao seu cadastro.

Dica: Verifique a localização da sua empresa no GMB para melhorar sua classificação local na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Adicione qualquer informação adicional sobre sua empresa ao perfil do GMB para ajudar o Google a entender completamente do que se trata o seu negócio e informar aos clientes em potencial sobre seus serviços. Além disso, também aumentará a probabilidade de sua página se classificar e se destacar da concorrência.

  • Adicione o horário de funcionamento: Certifique-se de colocar suas horas de trabalho exatas, tanto as horas normais quanto as dos feriados. Se você acabar mudando seu horário de trabalho, certifique-se de alterá-lo também no GMB para evitar decepcionar e perder clientes.
  • Liste as vantagens e benefícios de seu negócio
  • Adicione seus produtos ou serviços: Isso é especialmente útil para empresas baseadas em serviços, permitindo que você informe seus clientes sobre os serviços que oferece sem a necessidade de ter um site caso não possa investir.
  • Descreva seu negócio: Inclua palavras-chave locais relacionadas ao seu negócio para ajudar os clientes a descobri-lo nas pesquisas.
  • Atenção as perguntas e respostas: Seus clientes podem deixar perguntas sobre sua empresa para você responder ou, alternativamente, você pode adicionar perguntas que considera relevantes para seus clientes e respondê-las no lugar deles. Lembre-se, porém, de que seus clientes também podem responder a essas perguntas. Portanto, acompanhe as perguntas mencionadas e certifique-se de que todas as respostas são 100% precisas.
  • Mantenha seu perfil atualizado: A configuração de um perfil GMB não é uma tarefa única. Se algo em sua empresa mudar, como seu nome, telefone ou ofertas de serviço, certifique-se de que sua listagem no Google reflete isso. Mesmo os menores detalhes que não são atualizados, como fechar 30 minutos antes, podem ter um impacto negativo em seus negócios, avaliações, reputação e classificações. E como qualquer pessoa pode sugerir edições em sua listagem de empresas (e o Google pode aceitá-las), verifique regularmente seu perfil para garantir que não haja informações imprecisas.
  • Suba imagens de qualidade: Boas fotos causam boas impressões aos clientes em potencial de sua empresa antes que eles a visitem. Você deve incluir:

Uma foto externa do seu local para que seja fácil encontrá-lo da rua.

Fotos de dentro para que as pessoas possam ter uma ideia de como é o interior.

Fotos da equipe. Inclua fotos de sua equipe para mostrar o lado humano de sua empresa.

Publique posts no seu perfil GMB

O Google Meu Negócio também pode atuar como uma rede social para sua empresa. Você pode postar atualizações, promoções, ofertas, eventos, notícias e artigos informativos curtos. Essas postagens impactam positivamente sua classificação na Pesquisa Google e as postagens mais recentes aparecerão quando alguém abrir seu perfil no Google Maps. Aqui estão algumas idéias:

  • Atualizações: Fechado temporariamente para reforma? Mudou seu horário comercial? Informe seus clientes postando uma atualização em seu perfil do GMB.
  • Novidades? Mostre novos produtos ou serviços de sua empresa. Você pode postar sobre os novos serviços que está oferecendo para manter os clientes atualizados.
  • Ofertas exclusivas: O Google vai até adicionar um botão “Ver oferta” para esses tipos de postagens.
  • Eventos: Quando você está realizando algum evento local, pode reunir um público diretamente de seu perfil do GMB. 

Incentive comentários

As avaliações dos clientes influenciam as classificações. Quanto melhores forem seus comentários, maior será a probabilidade de obter uma classificação mais elevada no Google.

Faça o seguinte:

  • Ofereça uma boa experiência ao cliente: Nem é preciso dizer, mas ter um excelente atendimento ao cliente é a melhor maneira de obter avaliações.
  • Lembre seus clientes a deixar comentários: Ao interagir com os clientes em seu local, pergunte se eles gostaram do serviço e, em caso afirmativo, diga a eles que você gostaria de uma avaliação do Google. Envie mensagens de texto ou e-mails para seus clientes após visitarem sua empresa ou mostre a eles notificações no aplicativo se sua empresa tiver um aplicativo móvel. 
  • Crie uma URL para os comentários: Torne mais fácil para seus clientes deixar comentários criando um link de comentário. Você pode até transformá-lo em um QR code que pode ser colocado em seu local.
  • Responda os comentários: Os clientes apreciam quando o proprietário da empresa responde à sua avaliação. Uma simples nota de agradecimento pode ajudar muito e mostrar a todos que você se preocupa com seus clientes. E sim, você deve responder a comentários positivos e negativos.

Use redes sociais

Embora redes sociais não influenciem diretamente sua classificação nas pesquisas do Google, ela aumenta sua presença online. Você deve criar perfis em várias redes sociais e mantê-los ativamente. Esses perfis também podem atuar como citações de NAP (nome, endereço e telefone) confiáveis, uma vez que redes sociais têm alta autoridade de domínio.

Como uma empresa local, você deve ter pelo menos um perfil social nos seguintes sites:

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Pesquise palavras-chave locais

Agora, vamos falar sobre SEO local para seu site. O primeiro passo aqui é fazer sua pesquisa local de palavras-chave.

A pesquisa de palavras-chave aqui, no entanto, é um pouco diferente do SEO global, já que você deseja principalmente classificar em palavras-chave de serviço. Veja como você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave para SEO local:

  • Crie uma planilha  para ter controle de suas pesquisas
  • Descubra novas palavras-chave: Comece com palavras-chave comuns que você deseja classificar. Em seguida, coloque essas palavras-chave em sites como UbberSuggest e encontre novas palavras-chave semelhantes para adicionar à sua planilha.
  • Pesquise a concorrência: Use o Semrush para descobrir quais palavras-chave seus concorrentes locais estão classificados e para adicionar novas palavras à sua lista.
  • Ignore palavras-chave globais

Otimização de SEO

Quando terminar de coletar suas palavras-chave, é hora de otimizar seu site de acordo com as práticas recomendadas de SEO:

  • Title tag - inclua a palavra-chave principal da página nas tags de título HTML.
  • Meta description - crie uma descrição curta, porém informativa, para cada página que também inclua a palavra-chave principal.
  • Tag H1 - A tag H1 deve ser usada apenas uma vez na página e deve ser o título principal da página.
  • Tags H2 - mencione a palavra-chave principal e variações dela nos cabeçalhos H2.
  • Imagens - inclua a palavra-chave principal no texto alternativo de suas imagens na página.
  • Use URLs curtas 
  • Linke outras páginas internas -  A maioria das suas páginas da web deve ter links entre si, quando for relevante. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a descobrir todas as suas páginas quando as estão rastreando. Se não houver links para algumas de suas páginas, o Google não consegue vê-las. Além disso, a interligação ajuda na classificação e as páginas com maior valor são classificadas em posições mais altas. Uma página obtém valor agregado quando outras páginas vinculam a ela. Por exemplo, na barra de navegação do seu site, é uma boa prática ter um menu de "Serviços", onde você vincula todos os seus diferentes serviços. E se você tiver locais diferentes, pode criar um link para eles em uma lista suspensa “Locais”. 
  • Use schema markup - Schema markup é um código de marcação de dados estruturados que você pode adicionar a diferentes elementos do seu site e que informa aos mecanismos de pesquisa quais são esses elementos. Você pode marcar seu nome, endereço, telefone, horário de trabalho, classificações e comentários. Será mais fácil para o Google encontrar suas informações e apresentá-las em rich snippets. O Google tem uma excelente ferramenta auxiliar de marcação para dados estruturados, que simplificará o processo.

Invista em um bom website

Para ser classificado no Google, seu site deve ter as seguintes páginas:

  • Landing pages de local: Em seu site, você deve ter páginas de destino separadas para cada local em que opera. 
  • Landing pages de serviços: Além de locais, crie páginas de destino para diferentes tipos de serviços que você oferece. É aqui que entra a pesquisa de palavras-chave para você criar uma página de serviço para cada uma das palavras-chave que descobriu. Além disso, cada página de serviço deve ter uma captura de contato. Pode ser um simples botão “Fale conosco” ou um pequeno formulário de contato. Se os clientes em potencial que acessam seu site não puderem entrar em contato com você facilmente eles sairão de sua página.
  • Página Sobre Nós: Aqui, você está apresentando sua empresa para alguém que pode estar vendo pela primeira vez. Inclua informações que descrevam seu negócio como sua missão, áreas em que você se especializa e suas principais realizações, o que lhe dará credibilidade. E, se puder, mostre sua equipe. 
  • Página de Contato: É importante ter uma página onde clientes em potencial possam descobrir como entrar em contato com você. Certifique-se de listar seu número de telefone, endereço de e-mail ou adicionar formulário de contato onde qualquer pessoa pode lhe enviar uma mensagem. Além disso, crie um link para sua página de contato a partir de suas páginas de localização e serviço, para que todos que acessem elas possam entrar em contato com você facilmente.

Construa backlinks

Fazer com que outros sites tenham um link para o seu sinaliza ao Google que seu site é uma fonte confiável e, portanto, o Google classifica melhor suas páginas.

Sua páginas web precisam ser rápidas e mobile friendly

A qualidade do seu site tem um impacto muito significativo no seu SEO. Por um lado, o Google faz a indexação primeiro para dispositivos móveis. Portanto, se o seu site não funcionar em dispositivos móveis, suas classificações serão seriamente prejudicadas. Use a própria ferramenta do Google para verificar se seu site é compatível com dispositivos móveis.

A velocidade de carregamento também é um fator. Se o seu site leva 5 segundos para carregar, a maioria das pessoas simplesmente fecha e vai para a concorrência.

Faça tráfego pago para acelerar o processo

Quer começar a ter tráfego antes que o SEO comece a dar resultados? Faça anúncios locais. Todas as empresas podem ter bons lucros com a veiculação de anúncios na internet. Basta exibir anúncios para as palavras-chave que você deseja classificar através do Google Ads. Essa também é uma boa maneira de verificar a lucratividade de uma determinada palavra-chave, sem passar de 5 a 6 meses tentando classificá-la. 

Exibir anúncios no Google Maps também é especialmente útil para empresas com base em localização. Seu negócio aparecerá acima das demais, independentemente de quantos comentários você tenha.

Qual é a diferença entre SEO e SEO local?

A principal diferença entre o SEO global e as estratégias locais de SEO é seu objetivo. O SEO global visa classificar seu site em palavras-chave em nível nacional ou internacional, enquanto o SEO local se concentra em classificar seu negócio na área local em que você opera.

Com o SEO local, você segmentaria palavras-chave como “imobiliária campo de ourique lisboa”, “vender casas em marrazes leiria” etc.

Com o SEO global, por outro lado, você segmenta palavras-chave menos específicas do local, como "como arrendar imóveis", "imóveis de luxo" etc.

O SEO global envolve a criação de muito conteúdo de blog e uma atuação mais consistente no SEO. O SEO local, por outro lado, é mais sobre construção de páginas de locais e serviços específicas e criação de citações.

Você deve incluir sua localização no nome da empresa?

Não, não é necessário incluir sua localização no nome da empresa para fins de SEO.

Se sua empresa local já se chama “Cascais Imobiliária”, está tudo bem. Mas se for “Lead Real estate”, você não deve listar seu nome como “Lead Real estate Cascais” em perfis de negócios, apenas para classificar para palavras-chave locais.

Em vez disso, há muitos outros lugares para mencionar sua localização no seu site e na lista do GMB.

Quantas citações locais você precisa para um melhor SEO local?

Embora não haja um número exato de citações que você deve ter para ter uma classificação mais alta, você deve ter como objetivo construir pelo menos 20 citações. Outra dica é criar citações em diretórios locais relevantes para a sua categoria.

Como você pode fazer SEO local sem um endereço físico?

Para prestadores de serviços que não têm um local físico que os clientes visitam, você deve exibir sua área de serviço. Se você é consultor e trabalha apenas em Cascais, pode usá-lo como seu endereço. Ou, se você prefere a cidade inteira, pode listar a cidade de Cascais como sua área de atuação.

Além disso, no seu cadastro do Google Meu Negócio, o Google permite que você oculte seu endereço completo (que pode ser seu endereço residencial) e só mostre sua área de serviço ao público.

Quanto tempo demora para ter resultados com SEO local?

Geralmente, pode levar de 3 meses a um ano para ver os resultados de sua estratégia de SEO local, dependendo do nível de competição.

Se ninguém em sua localização se concentra em SEO local, você pode começar a classificar em poucos meses se souber o que está fazendo.

Por outro lado, se você quiser se classificar para algo difícil como “vender casas lisboa”, vai levar muito tempo e um orçamento muito robusto.

Por que Contratar uma Consultoria de SEO para Imobiliárias?

Uma consultoria de SEO para imobiliárias é um trabalho profundamente detalhado para que seu conteúdo seja otimizado e consiga o alcance e visibilidade desejados.

Os aspectos de uma consultoria de SEO variam conforme a complexidade, os objetivos e os prazos definidos para o seu negócio.

Nossa consultoria de SEO trabalha com ferramentas avançadas de análise de métricas para avaliar como cada página de seu site está se comportando para tomar as decisões de ajuste necessárias para manter ou melhorar o ranqueamento.

É um trabalho constante e altamente especializado pois o Google ranqueia milhões de conteúdos a cada nova busca.

Antes de começar qualquer estratégia digital, é preciso conhecer quem compra o seu produto ou serviço.

A partir desta resposta, toda a construção de conteúdo textual e visual é feita com foco nas características, na linguagem e nas preferências desse público.

A criação de conteúdos é o ponto central de uma estratégia de SEO bem sucedida, após a identificação de seu público.

É necessário definir e produzir conteúdos com qualidade, alinhados com sua marca, com seu público e que atendam às regras do Google.

Para que um conteúdo digital seja relevante é preciso unir qualidade do texto com a eficiência do SEO.

O resultado deste esforço é a fidelização e transformação da sua audiência em clientes.

O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona não está apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta até a contratação e que nos permite desenvolver estratégias capazes de aumentar o número de visitantes do seu site com trafego orgânico e trafego pago.

Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário, inclusive seo para imobiliárias, e criamos estratégias digitais otimizadas para atrair clientes online.

Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e se quiser conversar mais sobre marketing imobiliário agende uma reunião com um de nossos especialistas aqui.

@casasdelisboa

Leia mais
Você também pode se interessar por estes artigos abaixo e se quiser entrar em nossa lista clique aqui.
Dicas
Como é Morar em Leiria?

como morar em leiria

Uma cidade com a essência vibrante de Portugal que se destaca como um dos destinos mais cativantes do país. Situada na região Centro, Leiria promete uma experiência rica e diversificada, oferecendo aos seus visitantes e residentes uma combinação única de história, cultura e modernidade. Se você está pensando em se estabelecer ou apenas conhecer mais sobre esta cidade deslumbrante, prepare-se para ser inspirado por tudo o que Leiria tem para oferecer.
Marketing Digital
IA no Imobiliário: Como a Inteligência Artificial Está Revolucionando o Imobiliário

como usar ia no imobiliário

Vamos falar aqui das imensas oportunidades que a inteligência artificial está nos proporcionando e observá-las em um nível mais amplo, através do seu impacto nos processos, ferramentas e pessoas dentro das empresas imobiliárias. E com a IA, como é que os processos precisam mudar dentro das empresas do mercado imobiliário? Que ferramentas serão utilizadas? Que tipo de novos profissionais serão necessários e com que tipo de formação especializada?
Dicas
2024 O Ano dos Consultores de Imóveis em Portugal

corretor de imóveis de sucesso 2024

Se está em busca de informações de como se tornar um corretor de imóveis de sucesso em 2024, veio ao lugar certo. Aqui vamos explicar o que é preciso para ser este profissional. O mercado imobiliário é bem amplo e tem muito espaço para bons profissionais, que podem receber até 5% do valor do imóvel que está intermediando. O mercado imobiliário foi um dos setores que mais cresceu nos últimos anos e com isso abriu portas para novos profissionais. 
Dicas
Por que a imobiliaria eXp Portugal chama tanta atenção?‍

Imobiliaria eXp Portugal

A visão da eXp Portugal é transformar positivamente o mundo da mediação imobiliária em uma escala global com tecnologias baseadas em nuvem que permitem que seus parceiros possam expandir globalmente, com flexibilidade e capacidade operacional ilimitada, tendo acesso a informações e ferramentas em tempo real. Seu modelo 100% digital permite operações sem escritórios físicos e comissões mais atrativas para seus consultores imobiliários.
Marketing Digital
Por que Imobiliárias Devem Usar o Botão Turbinar Publicação no Instagram

Botão Promover no Instagram

A visibilidade que você obtém gratuitamente no Instagram diminui mês após mês. Cada vez mais especialistas em marketing digital estão falando sobre um declínio no seu alcance orgânico. Você precisa fazer investimentos em anúncios no Instagram para mostrar suas postagens mais populares a mais pessoas que possam estar interessadas no que você está oferecendo para que possa vender mais imóveis.
Marketing Digital
Redes Sociais para Imobiliárias [Guia Completo]

Redes Sociais para Imobiliárias

Cada imobiliária precisa montar uma estratégia que funcione para o seu caso concreto, mas o que vale para todos é que o trabalho de relacionamento com o cliente tem que ser contínuo. Ao utilizar estratégias de marketing imobiliário para promover a sua marca, você estará constantemente introduzindo novas pessoas em sua rede e cultivando relacionamento com aquelas que já estão nela.
Marketing Digital
Google Ads para Imobiliárias

Google Ads para Imobiliárias

Existem duas opções para você aparecer nas primeiras posições das pesquisas no Google: de maneira orgânica, quando o próprio Google te coloca lá, por meio de técnicas de SEO na produção de conteúdos, e por meio do Google Ads, que é a melhor opção para imobiliárias que estão começando suas estratégias de marketing imobiliário e não podem perder muito tempo nesse processo.
Marketing Digital
Tráfego Pago para Imobiliárias Guia para Atrair Mais Clientes

Tráfego Pago para Imobiliárias

Através do tráfego pago você atrai interessados para seus imóveis, aumentando assim sua visibilidade e alcance. Dessa forma você será mais visto, mais lembrado e vai encontrar visitantes interessados no seu site. O tráfego pago divulgará seus imóveis e serviços aumentando o seu potencial de vendas. Quando se trata de promover imóveis e alcançar um público amplo, o tráfego pago desempenha assim um papel fundamental para imobiliárias.
Dicas
Guia Completo para Vender Casas Sozinho

Vender Casas Sozinho

Você está realmente disposto a vender sua casa sozinho? Então vamos entender os passos que você precisa dar para garantir que tudo corra bem, pois vão haver momentos em que você pode se sentir particularmente desorientado. A mais valia de um consultor imobiliário é inegável por conta de seus contactos, conhecimento do mercado e dos procedimentos necessários para a venda de um imóvel, contudo, vender uma casa sem ajuda externa é possível.
Dicas
6 Dicas para o Sucesso de uma Agência Imobiliária Digital

Agência Imobiliária Digital

Uma agência imobiliária digital é a maior inovação do setor imobiliário dos últimos anos. As novas tecnologias não oferecem benefícios apenas para clientes, também está otimizando o trabalho dos consultores imobiliários, tendo em vista que permite a execução de angariações e vendas online. Graças à revolução tecnológica, hoje é possível conversar com um consultor especializado à distância, bem como fazer visitas virtuais em detalhes de qualquer lugar do mundo.
Marketing Digital
6 Passos para Vender Imóveis Online em até 90 Dias

Vender Imóveis Online

Em um mercado imobiliário competitivo é necessário desenvolver habilidades para vender casas através da internet. Conheça aqui um método muito eficaz para vender casas online sem complicações. Este método eficaz contempla seis passos essenciais. Nós vamos aumentar sua autoridade online através de geração e distribuição de conteúdos nas principais redes sociais, blogs e portais imobiliários utilizando de maneira precisa e eficaz os anúncios online.
Marketing Digital
Como Atrair Visitantes para o Site de sua Imobiliária

Como Atrair Visitantes Para o Site de sua Imobiliária

O sucesso no mercado imobiliário está relacionado com a geração de oportunidades. Quanto mais chances você tiver de fechar negócio, melhor e estar na internet faz parte disso e, entre outras coisas, é essencial que você saiba como atrair visitantes para o site de sua imobiliária pois o seu endereço na web funciona como um cartão de visitas digital para a sua imobiliária. Portanto, usá-lo corretamente faz toda diferença.
Marketing Digital
Como um Website Imobiliário Pode Ser Seu Melhor Vendedor

Desenvolvimento de Website Imobiliário

Como fechar vendas através de websites imobiliários e porque eles são o caminho para atrair mais leads e aumentar suas vendas. Descubra os principais motivos para investir em websites imobiliários, mesmo para quem trabalha de forma independente e aprenda sobre o que fazer para ter mais resultados. Trabalhamos com empresas imobiliárias há anos e conseguimos desenvolver um sistema de marketing imobiliário que queremos compartilhar com você.
Marketing Digital
SEO para Imobiliárias

Seo para Imobiliárias

Você já percebeu a importância de fazer SEO para imobiliárias em seu website? Você sabe o que é isso? Se não sabe preste muita atenção neste artigo. Hoje em dia é muito fácil construir websites, porém, para que pessoas cheguem até ele existe muita competição. Ter um site imobiliário é apenas metade do jogo da internet. A outra metade é saber atrair um público qualificado para seu website com o menor custo possível.
Marketing Digital
Como Usar Marketing de Conteúdo Imobiliário

Marketing de Conteúdo Imobiliário

Embora muita gente utilize as redes sociais de forma recreativa, elas também são excelentes ferramentas para o desenvolvimento de estratégias de venda. Veja aqui como usar o marketing de conteúdo para ter melhores resultados no mercado imobiliário. É possível oferecer ao cliente, por meio do Facebook ou Instagram, por exemplo, vídeos de imóveis selecionados de acordo com suas demandas e eliminar a etapa de visitas em suas casas e apartamentos.
Marketing Digital
19 Dicas de Marketing Digital para Imobiliárias

Marketing Digital para Imobiliárias

Com a mudança constante no comportamento do público consumidor, as imobiliárias e promotores imobiliários precisam adequar suas estratégias para se conectar aos seus clientes pois os anúncios tradicionais e os eventos de vendas já não têm mais eficácia. Dificilmente alguém sai de casa para comprar um imóvel sem antes fazer uma pesquisa na internet para conhecer o mercado.
Dicas
Desvendando o Custo de Vida em Portugal

Custo de Vida em Portugal

Quem pensa em mudar de país deve fazer um bom planejamento financeiro. E, com cada vez mais brasileiros programando sua mudança para o país lusitano, nada melhor do que saber informações sobre o custo de vida em Portugal para elaborar o seu orçamento. Então, para te ajudar nessa tarefa, apresentaremos neste artigo os principais gastos no país, com base em uma pesquisa feita no site Numbeo em janeiro de 2020 e na nossa experiência.
Leis
Lei de Arrendamento em Portugal

Lei de Arrendamento em Portugal

O Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), instituído em Portugal em 2006, surgiu como um marco regulatório para estabelecer um equilíbrio entre os direitos e deveres de inquilinos e proprietários no setor imobiliário. Esta iniciativa legal veio para substituir normativas anteriores que já não atendiam às dinâmicas do mercado imobiliário moderno, bem como às necessidades de arrendatários e senhorios.
Imóveis
Por que Comprar Imóveis em Portugal?

Comprar Imóveis em Portugal

Com uma valorização de 41% em Lisboa e Porto nos últimos dois anos e um crescimento do volume transacionado de 50%, o imobiliário em Portugal pode ser considerado um sucesso de público e crítica. Se você tem intenção de investir no imobiliário em Portugal, a hora é agora. Comprar imóveis em Portugal continua a ser um excelente negócio.
Dicas
Como é Morar em Cascais?

Como é Morar em Cascais

Você sonha em morar em Cascais? Pois morar em Cascais é o sonho de muitos brasileiros atualmente. A linda vila, que é considerada a “Riviera portuguesa”, fica muito próxima à capital do país, Lisboa, e proporciona bastante qualidade de vida aos seus habitantes e outras vantagens, que você conhecerá neste artigo. Não foi por acaso que reis e príncipes de todo o mundo escolheram Cascais como destino.
Dicas
Como é Morar em Lisboa?

Como é Morar em Lisboa

Lisboa, a encantadora capital de Portugal, é muitas vezes descrita como uma das cidades mais acolhedoras da Europa, unindo uma rica história a uma modernidade vibrante. Com suas ruas de calçada, tradições marítimas antigas, e uma luz que parece única, Lisboa tem uma maneira peculiar de encantar todos que a visitam.
Imóveis
Como Alugar Apartamento em Portugal?

Como Alugar Apartamento em Portugal

É claro que um lugar para morar em Portugal é mais caro em Lisboa e no Porto. Entretanto, há outras zonas do país, especialmente nas cidades pequenas, onde esse valor diminui consideravelmente. Assim como em qualquer outro lugar do mundo, você precisa ter alguns cuidados na hora de alugar apartamento em Portugal. Quer saber como alugar apartamento em Portugal?
Dicas
Aposentadoria em Portugal

Aposentadoria em Portugal

Portugal tem se destacado como um destino acolhedor para aqueles que buscam tranquilidade e qualidade de vida na aposentadoria. Vários são os benefícios que fazem deste país europeu uma escolha atrativa. Algumas das vantagens mais notáveis são a expectativa de vida elevada, a qualidade de vida para os aposentados, e o acesso a saúde de qualidade e segurança social. Vamos explorar esses aspectos com mais detalhes.
Dicas
A Mudança para Portugal

Mudança para Portugal

A decisão de mudar-se para Portugal é um passo significativo que requer uma preparação meticulosa para garantir uma transição suave. Este processo inclui desde a escolha da melhor opção para levar a mudança até a organização da documentação necessária. Abaixo, descrevemos detalhadamente cada etapa deste processo preparatório. Vamos começar a pensar no que tem que ser feito antes de sua viagem.
Dicas
Morar em Cascais e Trabalhar em Lisboa

Morar em Cascais e Trabalhar em Lisboa

Morar em uma vila na praia, com paisagens belíssimas e estar a cerca de 30 minutos da capital, onde a oferta de empregos é maior. Quem se interessa? Pois assim é Cascais, em Portugal, coladinha à Lisboa. Mas será que morar em Cascais e trabalhar em Lisboa vale mesmo a pena? Mas, morar onde os outros passam férias tem seu lado bom e seu lado ruim.
exp portugal casas de lisboa