13/5/2021
SEO para Imobiliárias

Já percebeu a necessidade de fazer SEO para imobiliárias? Hoje em dia é fácil construir websites, porém, para que as pessoas vejam o seu site existe muita competição. Ter um site imobiliário é apenas metade do jogo da internet. A outra metade? Atrair público para seu website.

SEO para Imobiliárias

Se você já investe em tráfego pago e já percebeu a necessidade de contratar uma consultoria de SEO para imobiliárias com o objetivo de melhorar suas buscas orgânicas no Google, este artigo é para você.

Atualmente ter um website é apenas metade do jogo da internet. A outra metade? Atrair público para seu website.

Aí o jogo fica mais pesado e mais técnico.

Hoje em dia é fácil construir um website pois já existem muitas ferramentas que não precisam de códigos ou desenvolvedores caros para se fazer websites ousados, dinâmicos e responsivos.

Porém, para que as pessoas vejam o seu site existe muita competição.

Dependendo dos assuntos sobre os quais você tem interesse, você pode entrar em uma verdadeira guerra de conteúdo com outros concorrentes.

Para sobreviver, e idealmente, vencer-essa guerra, você vai precisar pensar sobre como otimizar o seu site para motores de busca ou seja como fazer SEO imobiliário, ou contratar alguma consultoria de SEO para empresas imobiliárias.

A coisa mais importante a lembrar é que você nunca deve otimizar seu conteúdo em torno de algoritmos dos motores de busca, porque algoritmos estão em constante evolução.

Você deve otimizar o seu website para as pessoas que usam motores de busca, pois afinal, os motores de busca existem para eles.

Tais motores de busca são controlados por algoritmos que foram otimizados por alguns dos melhores engenheiros do mundo para entregar às pessoas o conteúdo mais relevante e útil que eles podem encontrar em qualquer tópico.

Além disso, os motores de busca levam em conta estatísticas e links externos ao classificar páginas.

Por isso, acima de tudo, para que seu site seja otimizado para motores de busca o seu conteúdo deve atender a duas condições:

  1. Dar respostas claras e úteis às perguntas das pessoas;
  2. Seu conteúdo deve ser compartilhável, ou seja, útil e divertido para que as pessoas o compartilhem.

Em resumo, faça o seu conteúdo incrível.

12 dicas de como otimizar o SEO imobiliário.

1. Seu design precisa ser responsivo

Por que o seu site deve ser responsivo na ótica do SEO imobiliário?

  • Receber a importante tag “mobile friendly” do Google;
  • Proporcionar uma melhor experiência para todos, tornando mais fácil entregar sempre o mesmo conteúdo e funcionalidade em todos os dispositivos em formatos ajustados.

2. Pesquisa de palavras-chave para produção de seu conteúdo

Quando você está buscando um bom rankeamento na busca, você tem que pensar em palavras-chave.

Então, antes de começar a escrever, faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais os termos que as pessoas utilizam em suas buscas que são relevantes para o seu negócio.

Muitas ferramentas de SEO imobiliário lhe entregam uma estatística como “Autoridade de domínio”, que é uma estimativa aproximada de quanto de uma autoridade o Google concede ao seu site sobre seus assuntos principais.

Quanto maior for a autoridade do seu site, melhor será a chance que você terá de classificar para termos de pesquisa de alta competição.

Então tenha isso em mente, como você está priorizando os seus assuntos.

Há maneiras muito fáceis de fazer pesquisa de palavras-chave que podem ser muito boas na geração de assuntos para o seu conteúdor.

Como pesquisar palavras-chave para geração de conteúdo?

1. Sugestões de pesquisa do Google

A maneira mais fácil de obter ideias para conteúdo é ir para o google e começar a escrever os termos de pesquisa. O prório google vai te dar várias recomendações enquanto você digita.

2. Google Trends

Vá na página do Google Trends e entre com os termos que o Google te recomendou na pesquisa anterior.

Você conseguirá ainda mais sugestões relacionadas às palavras que estão em alta.

Você também terá vários gráficos, indicadores e vai conseguir inclusive fazer diversas segmentações com relação às palavras, como por regiões por exemplo.

3. Google Keyword Planner

Mesmo que você não anuncie no Google, faça uma conta no Google Ads pois esta ferramenta te dará várias informações valiosas de palavras-chave para geração de seu conteúdo como:

  • Volume médio de pesquisa por palavra-chave por mês;
  • Custo por Clique (CPC) mensal médio de palavras-chave;
  • Nível de competição de palavras-chave.

Por exemplo, se um termo de pesquisa tem alto volume e alto custo por clique, vai haver muita competição para classificar para esse termo significando que é melhor escolher um termo de busca mais específico ou palavras-chave com menos competição.

Depois de escolher o assunto e a palavras-chave do seu conteúdo é necessário usá-las no corpo do mesmo.

Toda pesquisa realizada anteriormente é fundamental no processo de criação de conteúdo pois você consegue assegurar um foco específico no tema definido.

Caso o conteúdo seja escrito, é necessário também atender a uma estrutura de texto que possa ser entendida pelos robots dos buscadores:

  • Título do Post
  • Descrição
  • URL
  • Headings (H1, H2, H3, H4, H5)

Então, por exemplo, se a palavra-chave for “comprar casa em Lisboa", comece a elaborar seu conteúdo pela estrutura acima:

Título do Post: Quer Comprar Casa em Lisboa?

Descrição: Saiba porque e como comprar uma casa em Lisboa

URL: seusite.com/comprar-casa-em-lisboa

Headings

H1: Por que procurar uma casa em Lisboa?

H2: Razão 1 de comprar uma casa em Lisboa (Razão 2, 3, etc)

Depois disso, você pode iniciar a elaboração do seu conteúdo seguindo esta estrutura.

3. Coloque as suas páginas mais importantes como páginas top-level em sua estrutura de website

Para o Google as suas páginas mais importantes, as páginas que deseja rankear melhor nas pesquisas, são as suas páginas top-level.

O que são páginas top-level?

São páginas do teu domínio de raiz. Exemplos:

seusite.com/sobre

seusite.com/contato

seusite.com/especialidades

Como definimos que essas páginas eram importantes na estrutura de nosso website, o Google também achará que elas são as mais importantes também.

O Google quer encontrar o melhor e mais útil conteúdo de suas páginas, então cabe a nós colocar esse conteúdo lá, em nossas páginas top-level.

Então, se há páginas que você realmente quer classificar bem em buscas, certifique-se de que elas não estão escondidas em uma pasta em algum lugar longe do seu diretório raiz.

Páginas enterradas podem classificar bem em busca se as questões forem altamente específicas como “como financiar uma casa no Algarve”.

Para consultas mais gerais-como “apartamento no Porto”, por exemplo, você vai precisar de uma página top-level para competir com todos os outros conteúdos que estão competindo para o mesmo termo de pesquisa.

4. Usando subdomínios

O Google considera os subdomínios como sites diferentes do domínio principal.

Então existem prós e contras de se utilizar subdomínios.

Saiba que seu subdomínio não vai alimentar diretamente o SEO do seu domínio.

Ele pode te ajudar através dos links que trazem usuários para o domínio principal.

Desta forma, é importante que você coloque o seu blog como uma página top-level do seu domínio principal e não como um subdomínio.

5. Otimize suas URLs, títulos e descrições

Tenha sempre suas palavras-chave escolhidas em mente quando você for escrever seu conteúdo.

O texto tem de estar compatível com a estrutura definida anteriormente.

6. Como usar o redirecionamento 301

A beleza da web é que ela nunca é fixa.

Você pode alterar constantemente o design, conteúdo e arquitetura de informação do seu website para criar a melhor experiência para seus usuários.

Mas há uma desvantagem nisso. Quando você muda a estrutura do site, você muitas vezes acaba apagando páginas, ou simplesmente mudando o endereço delas (URLs).

Felizmente, há o redirecionamento 301 para isso.

Sempre que você excluir uma página, certifique-se de redirecionar o URL antigo para um novo com conteúdo semelhante.

E se você está movendo uma página para um local diferente, e, portanto, uma URL diferente configure um redirecionamento 301 para o novo local.

A beleza do redirecionamento 301 é a preservação do chamado “link juice”, o SEO que uma página construiu em toda sua história.

Dessa forma, a nova página pode aproveitar o ranking que a página antiga tinha para a partir daí melhorá-la.

7. Como usar tags canônicas

Usando um pouco de código dentro da tag <head> de seu website, você pode utilizar uma tag canônica para assegurar que o google entenda qual a melhor página que representa determinado assunto ou palavra-chave no seu website.

Se por exemplo você tiver um ecommerce com versões diferentes de um mesmo produto, as tags canônicas serão muito valiosas para seu SEO. Por isso é muito importante que você tenha uma consultoria de SEO para empresas imobiliárias.

Diversas plataformas usam URLs diferentes de cada variação do produto, e que trazem clientes sempre para uma mesma página, a página principal do imóvel.

Para o Google, um dos problemas mais graves de SEO é o conteúdo duplicado.

No caso acima temos várias URLs diferentes (de cada tipo de produto) com praticamente o mesmo conteúdo, ou seja conteúdos duplicados.

Para que o Google entenda que não houve má fé e não te penalize, é necessário adicionar uma tag canônica na <head> do código de seu website apontando para a página que você escolher para rankear.

Um exemplo de tag canônica:

<link rel=”canonical” href=”https://seusite.com/blog”>

Se você tem o hábito de publicar artigos em diversos lugares além do seu blog, como algum outro blog, no Linkedin ou no Medium, adicione sempre uma tag canônica aos posts para que o Google entenda que não há duplicidade de conteúdo para não ser penalizado.

8. A importância de um sitemap

A maior utilidade de um sitemap XML é que ele dá aos robots do Google o mapa do tesouro ajudando a orientar como e onde eles podem andar no seu website.

Você pode fazer todo o tipo de coisas com seu sitemap, mas a função mais importante é informar ao Google sobre páginas que podem não estar bem conectadas internamente ou como elas estão ligadas externamente a outros sites.

Você também pode fornecer metadados, como quando a página foi atualizada pela última vez, quantas vezes a página foi alterada e a importância de uma página em relação a outras URLs no seu site.

9. Construa uma página para os erros 404

É importante ter uma página chamada 404 e que tenha uma URL que termine em /404.

Esta página ameniza a dor de um usuário que não encontra a página desejada.

Quando uma pessoa entra na sua página 404, talvez fique um pouco decepcionada.

Afinal de contas, ele provavelmente clicou no link porque você disse para clicar e eles queriam aprender ou fazer algo lá.

Muitos sites tentam mitigar esse aborrecimento com uma página bem humorada.

Para mitigar a frustração do usuário encontrar uma página 404:

  • Deixe claro para as pessoas que algo correu mal. Um gigante 404 centrado na tela é claro para os usuários da web, mas a maioria das pessoas não têm idéia do que é um código de erro de um site, quanto mais o código específico 404.
  • Ofereça uma saída. Você pode fazer isso de muitas maneiras, mas algumas das mais úteis são: uma caixa de pesquisa (para que eles possam procurar o que eles vieram buscar na página não encontrada), links para as principais páginas ou áreas do site para que eles possam encontrar algo relacionado, ou um link de sua página inicial para que eles possam, pelo menos, voltar lá e reorientar-se.
  • Fornecer um mecanismo de feedback. Se as pessoas estão caindo na sua página 404 pode haver algo de errado no seu website que nem você sabe. Um simples CTA de “Informar problema na página” com um link de email para você ou um tweet pré-preenchido pode deixar as pessoas dizer-lhe que algo está errado.

10. Alt tag em todas as imagens

Alt tags são provavelmente o mais esquecido, mas incrivelmente útil elemento HTML.

Esquecidos porque são muitas vezes escondidos em interfaces CMS, mas incrivelmente úteis porque:

  • Elas fazem com que as imagens se tornem acessíveis para quem tem dificuldades de visão (leitores de tela pode lê-los atualmente);
  • Elas dão mais possibilidade para trabalhar suas palavras-chave.

Certifique-se de adicionar alt tags descritivas às suas imagens.

Certifique-se de que eles descrevem o conteúdo dessas imagens de uma forma que permite que as pessoas com problemas de visão recebam sua mensagem.

Sempre que puder mencione as palavras-chave de uma forma contextualmente relevante e não forçada, por todos os meios.

Isto não só ajudará os motores de busca do Google a identificar o assunto da sua página, mas também ajudará as pessoas que usam a pesquisa de imagens a encontrar o seu site.

Lembre-se também de renomear os arquivos das imagens com nomes relevantes e conectados com as palavras-chave escolhidas.

11. Configure o robots.txt

O arquivo robots.txt de um website permite que você dê instruções aos robots que rastreiam suas páginas.

A funcionalidade chave deste arquivo é a habilidade de não indexar determinadas páginas, o que é uma forma de informar ao google para não andar por determinadas áreas ou páginas de seu website.

12. Como aumentar o tráfego orgânico do seu site no Google?

Entender os fundamentos do que o Google procura é o que mais importa em tráfego orgânico para um website. Você consegue esse tráfego através de uma boa consultoria de SEO para imobiliárias.

O google se importa muito com três coisas:

1. Relevância

O Google irá rastrear o seu post no blog e perguntar se o conteúdo é relevante para a pesquisa da palavras-chave.

Então, se você está falando sobre “casa para arrendar em Cascais”, certifique-se de que o Google pode facilmente encontrar esta palavra-chave em seu conteúdo.

Ou seja, inclua suas palavras-chave na URL, no título, na descrição e em todo o resto do seu texto.

2. Autoridade

O Google quer mostrar aos seus usuários conteúdo de websites confiáveis e com autoridade no assunto.

A Autoridade de um website varia em função da sua popularidade, engajamento, e do número de sites que linkam para os websites.

Você deve então focar primeiramente em criar uma audiência e uma marca em torno do seu conteúdo pois quanto mais pessoas acessarem e compartilharem seu conteúdo, mais autoridade o seu website vai ter.

3. Stickiness

A terceira coisa que o Google realmente se preocupa é quanto tempo as pessoas estão permanecendo em seu website.

Em outras palavras, quão sticky é o seu conteúdo?

O leitor para, lê cuidadosamente e se envolve com o seu conteúdo?

O google quer mostrar aos seus utilizadores o melhor conteúdo possível.

Então, se ele pode dizer que as pessoas tiveram uma boa experiência lendo seu conteúdo, ele vai querer mostrá-lo a mais pessoas.

No geral, se você se concentrar em criar um conteúdo que realmente serve aos seus leitores, os visitantes virão ao seu website.

O google só quer dar às pessoas uma boa experiência de usuário, por isso foque nos 3 pontos acima e produza conteúdo de forma consistente.

Com o tempo, você vai ver o seu crescimento orgânico.

Uma última pequena dica: certifique-se de que o seu site carrega rápido.

Se você estiver usando hospedagem de terceiros, certifique-se de que suas páginas da web carregam em 5 segundos ou menos. Tudo isto está ligado à uma melhor experiência do utilizador.

Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário, inclusive em seo para imobiliárias, e criamos estratégias digitais otimizadas para atrair clientes online para que você possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrupções para cuidar das marcações. Se quiser conversar mais sobre marketing imobiliário entre em contato com a Casas de Lisboa.

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